• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
EDUCAÇÃO (50001019001P8)
EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL: PERCEPÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
THATIANY SOARES CORREA
DISSERTAÇÃO
22/03/2023

Considerando o advento da cultura digital em nossa sociedade, surgem novas formas de interação entre as pessoas no âmbito de um fenômeno que, por sua vez, engendra transformações no modo como nos comunicamos, relacionamo-nos e aprendemos. No contexto da educação, a cultura digital aponta novas possibilidades para a prática pedagógica de professores, que sugere uma reconfiguração das atividades docentes com o uso dos diferentes recursos e tecnologias digitais. Diante disso, estabelecemos a questão norteadora da pesquisa: Como as práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental estão sendo constituídas a partir da utilização das tecnologias digitais nas atividades escolares? Para a realização desta pesquisa, obtivemos apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) e aprovação do CEP- Humanidades sob o parecer nº 5.165.003. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, cujo objetivo consistiu em compreender as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental na atual cultura digital. E, como objetivos específicos, buscamos: Apreender os entendimentos e percepções dos professores sobre a cultura digital; Identificar como as práticas sociais da cultura digital estão sendo desenvolvidas nas práticas pedagógicas dos professores; Compreender as percepções dos professores sobre as configurações das suas práticas pedagógicas na atualidade. Para a efetivação da investigação, a pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, tendo por base a revisão sistemática, realizamos um levantamento das produções sobre práticas pedagógicas, tecnologias digitais, cultura digital e educação; na segunda, utilizamos, para a geração de dados, a análise documental, o questionário e as entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram professores atuantes no ensino fundamental de diferentes áreas do conhecimento de duas escolas públicas de Cuiabá. Para análise dos dados, fundamentamo-nos na análise de conteúdo e constituímos quatro unidades de significação. No limite das análises realizadas, depreendemos que os professores reconhecem a ressonância das tecnologias digitais em suas atividades sob uma perspectiva de interação, comunicação, compartilhamento e atuação na sociedade. As análises desvelam, ainda, que a transposição das práticas da cultura digital em suas atividades de ensino permite a organização de uma nova prática pedagógica, enriquecida pela diversidade de artefatos e conexões existentes, proporcionando informações e conteúdo com uma pluralidade de acessos. Em outras palavras, revela o movimento de reconfiguração das práticas docentes alinhadas às práticas sociais inerentes à cultura digital.

prática pedagógica;cultura digital;tecnologias digitais;ensino fundamental
Considering the advent of digital culture in our society, new forms of interaction between people emerge within the scope of a phenomenon that, in turn, engenders transformations in the way we communicate, relate and learn. In the context of education, digital culture points to new possibilities for teachers' pedagogical practice, which suggests a reconfiguration of teaching activities with the use of different digital resources and technologies. In view of this, we established the research's guiding question: How are the pedagogical practices of elementary school teachers being constituted from the use of digital technologies in school activities? To carry out this research, we obtained approval from CEP- Humanidades under opinion nº 5.165.003. This is an exploratory and descriptive research with a qualitative approach, whose objective was to understand the pedagogical practices of Elementary School teachers in the current digital culture. And, as specific objectives, we seek: To apprehend the understandings and perceptions of teachers about digital culture; Identify how social practices of digital culture are being developed in teachers' pedagogical practices; Understand teachers' perceptions about the configurations of their current pedagogical practices. To carry out the investigation, the research was carried out in two stages: in the first, based on the systematic review, we carried out a survey of productions on pedagogical practices, digital technologies and education; in the second, we used document analysis, a questionnaire and semi-structured interviews to generate data. The research participants were teachers working in elementary education in different areas of knowledge at two public schools in Cuiabá. For data analysis, we based ourselves on content analysis and constituted four units of meaning. At the limit of the analyzes carried out, we inferred that teachers recognize the resonance of digital technologies in their activities from a perspective of interaction, communication, sharing and action in society. The analyzes also reveal that the transposition of digital culture practices into their teaching activities allows the organization of a new pedagogical practice, enriched by the diversity of artifacts and existing connections, providing information and content with a plurality of accesses. In other words, it reveals the movement of reconfiguration of teaching practices aligned with social practices inherent to digital culture.
pedagogical practice;digital culture;digital technologies;elementary School
1
102
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
O trabalho possui divulgação autorizada
THATIANY SOARES CORREA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CULTURA DIGITAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: ENTRE OUTROS E NOVOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Banca Examinadora

DANILO GARCIA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA LARA CASAGRANDE Docente - PERMANENTE
DANILO GARCIA DA SILVA Docente - PERMANENTE
MARIA CRISTINA LIMA PANIAGO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 23

Vínculo

Servidor Público
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer