Considerando o advento da cultura digital em nossa sociedade, surgem novas formas de interação entre as pessoas no âmbito de um fenômeno que, por sua vez, engendra transformações no modo como nos comunicamos, relacionamo-nos e aprendemos. No contexto da educação, a cultura digital aponta novas possibilidades para a prática pedagógica de
professores, que sugere uma reconfiguração das atividades docentes com o uso dos diferentes recursos e tecnologias digitais. Diante disso, estabelecemos a questão norteadora da pesquisa: Como as práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental estão sendo constituídas a partir da utilização das tecnologias digitais nas atividades escolares? Para a realização desta pesquisa, obtivemos apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) e aprovação do CEP- Humanidades sob o parecer nº 5.165.003. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, cujo objetivo consistiu em compreender as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental na atual cultura digital. E, como objetivos específicos, buscamos: Apreender os entendimentos e percepções dos professores sobre a cultura digital; Identificar como as práticas sociais da cultura digital estão sendo desenvolvidas nas práticas pedagógicas dos professores; Compreender as percepções dos professores sobre as configurações das suas práticas pedagógicas na atualidade. Para a efetivação da investigação, a pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, tendo por base a revisão sistemática, realizamos um levantamento das produções sobre práticas pedagógicas, tecnologias digitais, cultura digital e educação; na segunda, utilizamos, para a geração de dados, a análise documental, o questionário e as entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram professores atuantes no ensino fundamental de diferentes áreas do conhecimento de duas escolas públicas de Cuiabá. Para análise dos dados, fundamentamo-nos na análise de conteúdo e constituímos quatro unidades de significação. No limite das análises realizadas, depreendemos que os professores reconhecem a ressonância das tecnologias digitais em suas atividades sob uma perspectiva de interação, comunicação, compartilhamento e atuação na sociedade. As análises desvelam, ainda, que a transposição das práticas da cultura digital em suas atividades de ensino permite a organização de uma nova prática pedagógica, enriquecida pela diversidade de artefatos e conexões existentes, proporcionando informações e conteúdo com uma pluralidade de acessos. Em outras palavras, revela o movimento de reconfiguração das práticas docentes alinhadas às práticas sociais inerentes à cultura digital.