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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
PERSPECTIVA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ
ARGENTINA MORORO CASTRO
DISSERTAÇÃO
10/05/2023

A Educação Profissional tem como objetivos não só a formação de técnicos de nível médio, mas a qualificação, a requalificação, a reprofissionalização para trabalhadores com qualquer escolaridade, a atualização tecnológica permanente e a habilitação nos níveis médio e superior. Apesar do conceito de Educação Profissional ter passado a ser utilizado no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) na década de 1990, a formação do trabalhador teve seu início no período colonial do Brasil. O Ceará aderiu ao Programa Brasil Profissionalizado, instituído por meio do Decreto Presidencial n° 6.302, de 12 de dezembro de 2007 e, posteriormente, consolidou esta posição quando estabeleceu a Lei no 14.273/2008, criando as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As EEEP buscam, além da formação básica do Ensino Médio, a formação profissionalizante em diversas áreas. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar três dos principais indicadores educacionais do sistema de avaliação escolar: atendimento, rendimento e desempenho escolar, com a intenção de compreender a realidade escolar das EEEP e, também, perceber como está o desenvolvimento destas escolas no estado do Ceará. A análise dos referidos indicadores constitui uma ferramenta para determinar o avanço social e pedagógico destas instituições educacionais. A pesquisa, de modo geral, utilizou uma abordagem quanti-qualitativa exploratória, para apresentar, discutir e analisar estes indicadores, verificando sua evolução ao longo dos cinco últimos anos, a partir da base dos dados de pesquisas e avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). A pesquisa indica que, de uma forma geral, é possível perceber a melhoria destes indicadores das EEEP, nesses últimos cinco anos. Destaca-se o crescimento significativo das matrículas, do número de estabelecimentos, das taxas de aprovação e de redução da taxa de reprovação e abandono. Já o indicador de desempenho, apesar das defasagens acumuladas em relação ao padrão de proficiência de desempenho, as EEEP, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática, possuem médias que estão acima da média estadual e nacional. Ressalta-se que os resultados dos indicadores são muito importantes para todos os envolvidos com uma educação de qualidade, podendo servir de base para o aperfeiçoamento do ensino praticado e para o desenvolvimento de ações sócio-pedagógicas que permitirão a evolução desta modalidade de ensino voltada à formação profissional.

Educação Profissional;Indicadores Educacionais;Rendimento e Desempenho.
Professional Education aims not only to train medium-level technicians but also to provide qualification, requalification, and re-professionalization opportunities for workers with any level of education, as well as ongoing technological updating and qualification at the secondary and tertiary levels. Although the concept of Vocational Education started being used in Brazil in the 1990s with the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), worker training had its beginnings during the colonial period in Brazil. The state of Ceará joined the Brazil Profissionalizado Program, established through Presidential Decree No. 6,302 on December 12, 2007, and later consolidated this position by enacting Law No. 14,273/2008, which created the State Schools of Vocational Education (EEEP). In addition to providing basic secondary education, EEEP schools aim to provide vocational training in various fields. The overall objective of this research is to analyze three key educational indicators of the school evaluation system: coverage, performance, and academic achievement. The intention is to understand the school reality of EEEP schools and assess their development in the state of Ceará. The analysis of these indicators serves as a tool to determine the social and pedagogical progress of these educational institutions. The research adopted an exploratory quantitative-qualitative approach to present, discuss, and analyze these indicators, examining their evolution over the past five years using data from research and evaluations conducted by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and the State Department of Education of Ceará (SEDUC). The research indicates that, overall, there has been improvement in these indicators for EEEP schools over the past five years. Notably, there has been significant growth in enrollment, the number of establishments, approval rates, and reductions in dropout and repetition rates. Regarding performance indicators, despite the accumulated gaps compared to proficiency standards, EEEP schools show average scores in both Portuguese Language and Mathematics that are above the state and national averages. It is important to highlight that the results of these indicators are crucial for everyone involved in providing quality education, serving as a basis for improving teaching practices and developing socio-pedagogical actions that will contribute to the advancement of vocational education.
Professional Education;Educational Indicators;Performance and Achievement.
01
111
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação com ficha catalográfica e assinaturas (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
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Banca Examinadora

JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO JOATAN FREITAS SANTOS JUNIOR Participante Externo
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE
PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO Participante Externo
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Não
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