• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Antropologia e Arqueologia (40001016027P9)
ACUPUNTURAS MÚLTIPLAS: APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO REPERTÓRIO TERAPÊUTICO
HEMERSON BOLSI
DISSERTAÇÃO
24/05/2023

A prática da acupuntura tem ganhado cada vez mais espaço no trânsito terapêutico brasileiro, principalmente após a implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006, que assegurou o acesso a diferentes técnicas de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). A análise do processo de formação de terapeutas acupunturistas desenvolvida neste trabalho visa contribuir com estudos sobre estas políticas de cuidado. Com objetivo de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem desta terapia, seus desafios e expectativas, realizei um trabalho etnográfico junto a estudantes e docentes do curso de pós-graduação latu sensu em Acupuntura das Faculdades Integradas Espírita (FIES), localizada em Curitiba – PR. A FIES, fundada por Octavio Melchiades Ulysséa, em 1979, oferta cursos de acupuntura desde 1992. A rotina de estágios envolvia atendimentos supervisionados de acupuntura em pacientes da comunidade, uma vez na semana, das 18h às 22h, além de participação em encontros semanais em que um professor apresentava estudos de caso para discussão. O curso era frequentado por discentes com diferentes perfis e formações acadêmicas, de modo que muitos deles transitavam por outras práticas integrativas e complementares. Nesta pesquisa, apresento a experiência vivenciada pelos estudantes durante a formação em acupuntura na FIES, demonstrando as estratégias de aprendizagem e as dinâmicas desenvolvidas no processo de aplicação desta técnica terapêutica. Contextualizo descrevendo a idealização desta instituição, sua estrutura, relação com a doutrina espírita, cursos ofertados e sua metodologia de ensino. A partir da observação da rotina de estágios supervisionados, realizados na clínica presente no campus da faculdade, destaco dois pontos: o trabalho em equipe e a composição do repertório terapêutico. A trajetória percorrida pelos terapeutas nesta aprendizagem é integrada por elementos distintos, compondo experiências pessoais com rearranjos de técnicas e conceitos, criando uma forma própria de compreender e atuar com o processo terapêutico. O desenvolvimento da atenção envolve, portanto, o progressivo domínio técnico da cosmologia da medicina tradicional chinesa (MTC) em conjunto com a sensibilização do próprio corpo, mediado por outros corpos, para aprender a sentir a energia do outro, seu Qi, meridianos e pontos.

Acupuntura. Aprendizagem. Terapias alternativas/complementares. Corpo. Pedagogias.
The practice of acupuncture has expanded in the therapeutic Brazilian system, mostly after the implementation of the PNPIC, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, in 2006, which allowed via SUS, Sistema Único de Saúde, the access to different techniques of treatment. The analysis of the training process of these acupuncturist therapists has developed in our work aiming to highlight and contribute to the studies of these care policies. Our goal was to understand the development of this therapy, as a learning process, in its complexity and to do so we carried out an ethnographic work with students and teachers of the postgraduate course in acupuncture at FIES, Faculdades Integradas Espíritas, located in Brazil at the city of Curitiba, Paraná. FIES was founded by Octavio Melchiades Ulysséa in 1979 and started to offer courses related to acupuncture in 1992. Our routine in the field followed the internship as it offered supervision care for patients in the community, once a week, from 6pm to 10 pm, and included the participation in weekly meetings led by teachers who presented case studies for discussion. The course itself was attended by students with different profiles and various academic trajectories, many of them transited through other practices that are integrative and complementary. In this research we present the lived experience by the students during the training in acupuncture at FIES, demonstrating the learning strategies and dynamics that have been developed in the process of applying this kind of therapeutic technique. We contextualize our research explaining the ideals of the institution, the bureaucratic structure and its relations with Spiritualism doctrine, the courses offered by it and the methodology applied to the teaching process. From our research we propose two main elements. The first is related to teamwork and the second to the composition of the therapeutic repertoire. This means that the path taken by the therapists was composed of different elements that are related to the individual trajectories as they are rearranged with the techniques and concepts learned during the course and which allows the creation of a particular set of notions and practices that affected the therapeutic process. The development of this care attention was based in the understanding of TCM, Traditional Chinese Medicine, and included the discovery of a person's own body, mediated by other bodies, as a bridge to allow the feeling of other people's energy, the QI, meridians, and points.
Acupuncture. Learning. Alternative Therapy. Body. Pedagogy.
1
259
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
hemerson bolsi.pdf

Contexto

ANTROPOLOGIA
PRÁTICAS POLÍTICAS E DINÂMICAS INSTITUCIONAIS
Diversidade religiosa, laicidade e espaço público

Banca Examinadora

EVA LENITA SCHELIGA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EVA LENITA SCHELIGA Docente - PERMANENTE
WALESKA DE ARAUJO AURELIANO Participante Externo
JOAO FREDERICO RICKLI Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer