• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
SONS E IMAGENS DO RÁDIO NO ENSINO DE HISTÓRIA
GISLAYNE CHIARELLE VIEIRA SOARES
DISSERTAÇÃO
24/04/2023

Refletindo acerca das dificuldades enfrentadas em sala de aula, no que concerne aos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina História, e tomando como ponto de partida a minha prática pedagógica, optei por buscar estratégias metodológicas que pudessem contribuir com o ensinar e o aprender de docentes e discentes. Assim, procurei desenvolver, empiricamente, uma estratégia metodológica, objetivando analisar as contribuições das imagens criadas a partir da linguagem radiofônica para a aprendizagem dos discentes no ensino de História, tendo como fundamento a relação inseparável entre imagem e pensamento. Assim, optei por trabalhar com autores como Freire (1994); Bachelard (1994); Morin (2014); Evangelista (2017); Teixeira e Almeida (2014); Bloch (2001) e outros que lidam com as imagens imaginadas de diferentes perspectivas. A empiria desta pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do estado do Rio Grande do Norte, e para tanto, adotei como metodologia a produção de podcasts em sala de aula, como estratégia para a criação de imagens mentais e, consequentemente, para a construção do conhecimento na disciplina de História, no Ensino Médio.

Processos de ensino e de aprendizagem;Estratégia metodológica;Linguagem radiofônica;Imagem e pensamento;História.
Reflecting about the difficulties faced in classroom, in subjects which concern to the processes of learning and teaching the subject of History, and taking as a starting point my pedagogical practice, I have opted to search for methodological strategies that could contribute to the teaching and learning of teachers and students. Thus, I have tried to empirically develop a methodological strategy, aiming to analyze the contributions of images created from the radiophonic language to the learning of teaching History’s students, having the inseparable relationship between image and thought as a ground. Thus, I have opted to work with authors such as Freire (1994); Bachelard (1994); Morin (2014); Evangelista (2017); Teixeira and Almeida (2014); Bloch (2001) and others who deal with imagined images of different perspectives. The empirical part of this research was accomplished in a public school of the state of Rio Grande do Norte, and for such purpose, I have adopted as methodology the production of podcasts in classroom as strategy to the creation of mental images and, subsequently, to the construction of knowledge in the subject of History, in high school.
Teaching and learning processes;Methodological strategies;Radiophonic language;Image and thought;History.
01
106
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
1. DISSERTAÇÃO GISLAYNE versão final (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA Docente - PERMANENTE
ARTEMILSON ALVES DE LIMA Participante Externo
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer