• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DO ESTUDANTE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO CEARÁ
DANIELLE TAUMATURGO DIAS SOARES
DISSERTAÇÃO
10/05/2023

O ensino médio, como última etapa da educação básica, precisa atender às necessidades de seu público específico, que vai desde a formação para os desafios sociais do cotidiano até a preparação para o mundo do trabalho. Assim, o currículo escolar dessa etapa necessita ser organizado em função da perspectiva educacional que se pretende concretizar. O escopo da diversificação curricular analisada compreende as partes diversificada e flexível do currículo, que se caracterizam como o diferencial na proposta pedagógica da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a contribuição da diversificação curricular para o projeto de vida do estudante da 3a série do ensino médio em tempo integral no Ceará, e ancora-se em três objetivos específicos que são: o primeiro destina-se a compreender o processo histórico do ensino médio no Brasil e no Ceará. O segundo destina-se a discutir a importância das especificidades curriculares do ensino médio em tempo integral. Já o terceiro objetivo busca identificar e analisar a opinião dos atores escolares a respeito da execução da parte diversificada do currículo nas escolas pesquisadas e sua relação com o projeto de vida dos estudantes. Esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, com objetivo exploratório e com os procedimentos técnicos de levantamento bibliográfico e documental, por meio da coleta de entrevistas com os professores e diretores, e questionários com os estudantes da EEMTI que experimentam o problema pesquisado, a fim de captar as explicações e as interpretações que ocorrem na realidade pesquisada. À guisa de conclusão, sinaliza-se, ao longo das falas dos gestores e professores, que há uma compreensão que o currículo diversificado e flexível é complementar às áreas do conhecimento da BNCC. Conclui-se que os estudantes atuam no seu protagonismo quando ocorre o poder de escolha das Unidades Curriculares que comporão seu Itinerário Formativo. A pesquisa mostrou ainda que a maioria dos estudantes apresenta forte engajamento junto às atividades propostas pela escola em tempo integral e que os itinerários formativos são contributivos na construção do projeto de vida.

Ensino Médio;Tempo integral;Currículo diversificado;Projeto de vida.
Secondary education, as the last stage of basic education, needs to meet the needs of its specific audience, which ranges from training for everyday social challenges to preparation for the world of work. Thus, the school curriculum of this stage needs to be organized according to the educational perspective that is intended to materialize. The study seeks to analyze how the curriculum has been understood and implemented in the Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) in Ceará, and how this contributes to the future of young students. The scope of the analyzed curriculum diversification comprises the parts: diversified and flexible curriculum, which are characterized as the differential in the pedagogical proposal of this type of school. Throughout its development, this paper is anchored in three specific objectives, which are: to understand the historical process of secondary education in Brazil and Ceará; discuss the importance of curricular specificities in this stage of basic education, carried out on a full-time basis; and, finally, to identify and analyze the opinion of school actors regarding the execution of the diversified part of the curriculum in the schools surveyed and its relationship with the life project of young people. This research is characterized as qualitative-quantitative, with an exploratory objective and with the technical procedures of bibliographic survey, through the collection of interviews, with the educational actors who experience the researched problem, in order to capture the explanations and interpretations of what happens in school reality.
Secondary education;Full-time;Curriculum;Life project.
01
105
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DANIELLE_TAUMATURGO_assinado DISSERTACAO DE MESTRADO (2) (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
FRANCISCO JOATAN FREITAS SANTOS JUNIOR Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer