• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Educação (32004010023P3)
LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL PARA CRIANÇAS: A MULTIMODADALIDE EM APLICATIVOS, COM ÊNFASE EM “CRIANCEIRAS” – POEMAS DE MANOEL DE BARROS
ARIANA ALVES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
20/04/2023

Em decorrência de um mundo globalizado e marcado pelas tecnologias digitais, o texto em tela recebe formato multimodal e as relações entre leitor e texto (em tela) se transformaram. Por isso, a leitura em ambiente digital tem ganhado olhares e atenções nas pesquisas acadêmicas, sobretudo os aplicativos digitais de contação de histórias para as crianças, que neste trabalho elegeu-se como tema de investigação. Este estudo, então, buscou explorar a leitura em ambiente digital para crianças, com ênfase na multimodalidade presente em aplicativos, utilizando o aplicativo "Crianceiras” para um estudo mais aprofundado sobre a multimodalidade e sua coleção de poemas de Manoel de Barros. O trabalho investiga como a multimodalidade influencia a experiência de leitura digital para crianças, especialmente na interação entre texto, imagens e outros elementos multimídia presentes nos aplicativos. Como aporte teórico para esta pesquisa, nos apoiamos na concepção de leitura proposta por Martins (2004), Koch e Elias (2008), Goulemot (2001) acerca da leitura como produção de sentidos; de Cosson (2007) e Paulino (2009) sobre letramento literário; Soares (2002), Ribeiro (2008), Coscarelli e Ribeiro (2010) sobre o letramento digital e tecnologia digital, e de Kress (2003; 2010), Rojo (2012; 2019) sobre os estudos acerca da multimodalidade textual. A metodologia segue uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e exploratória. Foram utilizadas fontes diversas, como materiais acadêmicos, sites e plataformas online para embasar as discussões realizadas ao longo deste trabalho. Realizou-se um levantamento das discussões a respeito da temática envolvendo literatura digital para crianças e dos aplicativos digitais gratuitos disponíveis online e direcionados ao público infantil. Dentre estes, selecionamos o aplicativo "Crianceiras – Poesias de Manoel de Barros" para analisar a multimodalidade presente nos poemas. A partir da análise realizada, foi possível perceber que a literalidade dos poemas, bem como a multimodalidade que os gêneros digitais podem apresentar na articulação entre escrita poética, musicalidade e ilustração, possibilitam a proximidade entre leitor e texto de maneira atrativa. Isso tem o propósito de prender a atenção desse pequeno leitor, estimulando as crianças por meio de práticas de leitura e escrita a fazerem descobertas sobre a forma como a ação leitora se efetiva. Como produto educacional desta pesquisa, parte do Mestrado Profissional em Educação, foi desenvolvido um artigo sobre a preservação do hábito de leitura a partir da proposta do Kindle.

Leitura em ambiente digital;Literatura infantil digital;Aplicativos digitais;Multimodalidade
Due to a globalized world marked by digital technologies, the text on the screen takes on a multimodal format, and the relationship between the reader and the text (on the screen) has transformed. As a result, reading in a digital environment has gained attention in academic research, especially digital storytelling applications for children, which were chosen as the subject of investigation in this study. Therefore, this study aimed to explore reading in a digital environment for children, with an emphasis on the multimodality found in applications, using the "Crianceiras" app for a more in-depth examination of multimodality and its collection of poems by Manoel de Barros. The research investigates how multimodality influences the digital reading experience for children, particularly in the interaction between text, images, and other multimedia elements present in applications. The theoretical framework for this research draws on the concept of reading proposed by Martins (2004), Koch and Elias (2008), Goulemot (2001) regarding reading as meaning-making; Cosson (2007) and Paulino (2009) on literary literacy; Soares (2002), Ribeiro (2008), Coscarelli and Ribeiro (2010) on digital literacy and digital technology, and Kress (2003; 2010), Rojo (2012; 2019) on studies of textual multimodality. The methodology employed a qualitative and exploratory bibliographic approach. Various sources, such as academic materials, websites, and online platforms, were used to support the discussions throughout this study. A survey was conducted on the discussions regarding digital literature for children and the available free digital applications targeted at the younger audience. Among these, the "Crianceiras - Poems by Manoel de Barros" app was selected to analyze the multimodality present in the poems. Through the analysis, it was possible to perceive that the literariness of the poems, as well as the multimodality that digital genres can present in the combination of poetic writing, musicality, and illustration, facilitate an attractive closeness between the reader and the text. This aims to capture the attention of young readers, stimulating children through reading and writing practices to make discoveries about how the reading process unfolds. As an educational outcome of this research, part of the Professional Master's in Education program, an article on preserving the reading habit based on the Kindle proposal was developed.
Reading in a digital environment;Digital children's literature;Digital applications;Multimodality.
1
90
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
O trabalho possui divulgação autorizada
LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL PARA CRIANCAS A MULTIMODADALIDE EM APLICATIVOS POEMAS DE MANOEL DE BARROS.pdf

Contexto

FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LINGUAGENS, DIVERSIDADE CULTURAL E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE LER, CONTAR E PRODUZIR NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Banca Examinadora

ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HERCULES TOLEDO CORREA Participante Externo
ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART Docente - PERMANENTE
GIOVANNA RODRIGUES CABRAL Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer