• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Aplicação de videoaula como proposta de implementação do ensino híbrido no curso técnico em soldagem no SENAI de Cataguases
NAGIMAR GARCIA FERREIRA
DISSERTAÇÃO
29/05/2023

As mudanças na educação são constantes e demandam novas ferramentas de ensino e revisão das metodologias. O cenário atual é voltado para um mundo midiático e não tem sido diferente no contexto educacional, principalmente no âmbito profissionalizante, um ambiente mais complexo e diversificado, com novas tendências. Por conta disso, o presente estudo objetivou analisar e propor a utilização de recursos midiáticos através de videoaulas como metodologia de ensino híbrido no curso técnico de Soldagem no SENAI de Cataguases. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e desenvolvimento do tema, balizando o contexto em autores como Moran (1998), Freire (1995), Frigoto (2009), Saviani(2003), entre outros. Em seguida um estudo de caso foi desenvolvido uma turma de Técnico em Soldagem do Senai Cataguases – Centro de Formação Profissional José Ignácio, com discentes e docentes, em que foi possível analisar a viabilidade de implementação do ensino híbrido. A partir dos resultados e análises da pesquisa, o produto educacional foi desenvolvido através de um e-book, contendo videoaulas em formato de pílulas de aprendizagem, disponibilizadas na plataforma digital utilizada pelo Senai Cataguases que é o Google For Education através do Classroom, na disciplina de Comunicação e Redação Técnica. Foram cinco pílulas gravadas e postadas, abordando especificamente o conteúdo programático contido no plano de curso, suas aplicações e importância. Portanto, com a implantação do produto educacional, por meio da videoaula no ensino híbrido, foi possível despertar no aluno a capacidade de se tornar o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como mediador do conhecimento, e assim, proporcionou uma aprendizagem significativa, o que favoreceu os resultados da educação profissional e tecnológica, formando alunos mais proativos e atuantes na busca pelo conhecimento.

Recursos Midiáticos;Educação Profissional e Tecnológica;Videoaula;Práticas Pedagógicas
Changes in education are constant and demand new teaching tools and revision of methodologies. The current scenario is focused on a media world and it has not been different in the educational context, mainly in the professional scope, a more complex and diversified environment, with new trends. Because of this, the present study aimed to analyze and propose the use of media resources through video classes hybrid teaching methodology in the technical course of Welding at SENAI de Cataguases. In order to reach the proposed objective, a bibliographical research was carried out to support and develop the theme, basing the context on authors such as Moran (1998), Freire (1995), Frigoto (2009), Saviani(2003), among others. Then, a case study was developed with a group of Welding Technicians from Senai Cataguases – José Ignácio Professional Training Center, with students and teachers, in which it was possible to analyze the feasibility of implementing blended learning. Based on the results and analysis of the research, the educational product was developed through an e-book, containing video lessons in the form of learning pills, made available on the digital platform used by Senai Cataguases, which is Google For Education through Classroom, in the discipline Communication and Technical Writing. Five pills were recorded and posted, specifically addressing the syllabus contained in the course plan, its applications and importance. Therefore, with the implementation of the educational product, through the video class in hybrid teaching, it was possible to awaken in the student the ability to become the protagonist of his learning, with the teacher as a mediator of knowledge, and thus, provided a meaningful learning, the which favored the results of professional and technological education, forming more proactive and active students in the search for knowledge.
Media Resources;Professional and Technological Education;Video lessons;Pedagogical practices
1
109
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
NAGIMAR_GARCIA (1).pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

MARCOS PAVANI DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
SUELI CHAVES ANDRADE Participante Externo
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
HELDER ANTONIO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PÍLULAS DE CONHECIMENTO: VIDEOAULAS DE COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO TÉCNICA NO CURSO TÉCNICO DE SOLDAGEM NO SENAI DE CATAGUASES/MG BIBLIOGRÁFICA LIVRO
PÍLULAS DE CONHECIMENTO: VIDEOAULAS DE COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO TÉCNICA NO CURSO TÉCNICO DE SOLDAGEM BIBLIOGRÁFICA LIVRO
RECURSOS MIDIÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: APLICAÇÃO DE VIDEOAULA COMO PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO CURSO TÉCNICO EM SOLDAGEM NO SENAI DE CATAGUASES BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer