• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
EDUCAÇÃO (28002016015P2)
NAS TRILHAS DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELAÇÃO PRECEPTORAS E LICENCIANDAS DE PEDAGOGIA
ANA KARINE RIBEIRO FERREIRA
DISSERTAÇÃO
08/03/2023

A pesquisa versa sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) no trabalho com o componente disciplinar Biologia, durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo geral é compreender como foram realizadas as práticas pedagógicas, mediadas pelas Tecnologias Digitais, no ensino de Biologia, durante as atividades síncronas no ERE, no período de março a julho de 2021. A problemática parte da seguinte questão de pesquisa: como professores de Biologia do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand realizaram práticas pedagógicas mediadas pelas TD durante as aulas síncronas no ERE? A pesquisa, de caráter qualitativo e participante, oportunizou a discussão sobre as contribuições da mediação didático-pedagógica, realizada em plataforma virtual on-line, como possibilidades para o ensino, para além do espaço físico escolar. Para a realização da pesquisa, pelo caráter estrutural da metodologia, optou-se pelo método netnográfico, tendo como dispositivos para a construção de informações o questionário on-line, disponibilizado aos participantes pelo Google Forms, e o Grupo de Discussão. Como locus, tem-se o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana, sendo os participantes, inicialmente, quatro professores do componente disciplinar Biologia, que atuam no Ensino Médio, salientando que quatro responderam ao questionário e três participaram do grupo de discussão. A pesquisa revelou contribuições e desafios proporcionados pela utilização das TD nos contextos de aula síncrona, que reverberam na elaboração do planejamento pedagógico e na seleção de interfaces digitais para a aula durante o ERE. Também, oportunizou a constituição de espaço reflexivo sobre o trabalho do professor durante o período pandêmico, como forma de estimular a problematização sobre o papel das TD no ensino.

Tecnologias Digitais;Ensino Remoto Emergencial;Ensino de Biologia;Prática Pedagógica síncrona
The research deals with the use of Digital Technologies (DT) in the work with the Biology subject component, during the Emergency Remote Teaching (ERE) period. The general objective is to understand how the pedagogical practices, mediated by Digital Technologies, were carried out in the teaching of Biology, during the synchronous activities at the ERE, from March to July 2021. The problem stems from the following research question: how did Biology teachers of the Assis Chateaubriand Integrated Education Center carry out DT-mediated pedagogical practices during synchronous classes at ERE? The research, of a qualitative and participant nature, provided an opportunity to discuss the contributions of didactic-pedagogical mediation, carried out in an online virtual platform, as possibilities for teaching, beyond the physical school space. In order to carry out the research, due to the structural nature of the methodology, the netnographic method was chosen, using the online questionnaire, available to participants through Google Forms, and the Discussion Group as devices for the construction of information. As a place there is the Assis Chateaubriand Integrated Education Center, in Feira de Santana, with participants being four teachers of the Biology subject component, who work in High School, noting that four of them answered the questionnaire and three of them participated in the discussion group. The research revealed contributions and challenges provided by the use of DT in synchronous class contexts, which reverberate in the elaboration of the pedagogical planning and in the selection of digital interfaces for the class during the ERE. It also provided the opportunity to create a reflective space on the teacher's work during the pandemic period, as a way of stimulating the problematization about the role of DT in teaching.
Digital Technologies;Emergency Remote Teaching;Biology Teaching;Synchronous Pedagogical Practice.
01
96
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO REFLEXÕES SOBRE O FAZER DO PROFESSOR.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURAS
LINHA 2 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TECNOLOGIAS, LETRAMENTOS E FORMAÇÃO: ITINERÂNCIAS E TRÂNSITOS NA CULTURA DIGITAL

Banca Examinadora

URSULA CUNHA ANECLETO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FABIOLA SILVA DE OLIVEIRA VILAS BOAS Docente - PERMANENTE
URSULA CUNHA ANECLETO Docente - PERMANENTE
MARIA JOSE SOUZA PINHO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer