• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Matemática em Rede Nacional (31075010001P2)
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM RELATO DE PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
ANTONIO MARCOS MONTEIRO FREIRES
DISSERTAÇÃO
18/05/2023

A organização da sociedade em torno do dinheiro está atrelada ao desenvolvimento de uma educação financeira. No contexto do Novo Ensino Médio (BRASIL, 2016; 2017), a escola é capaz de ajudar na formação de sujeitos mais preparados para a gestão de suas vidas a partir da relação entre receitas e despesas. O referencial teórico desta pesquisa se baseia em Grégio (2018) ao analisar a questão da educação financeira, Dias (2016) ao investigar a questão da matemática financeira no ensino fundamental e Portanova (2011) ao abordar a educação Matemática. O objetivo geral é problematizar questões de educação financeira a partir de relatos discentes do cotidiano que ajudam a organizar o processo escolar de ensino- aprendizagem de matemática financeira. A metodologia da pesquisa foi baseada em conceitos de matemática financeira desenvolvidos em aulas de uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral em Morada Nova, Ceará. Gráficos e tabelas de orçamento doméstico foram produzidos e analisados em sala de aula e, posteriormente, apresentados para a comunidade escolar numa ação que confirma a importância da matemática financeira para a educação financeira e para a valorização do protagonismo discente e de suas histórias de vida.

Educação financeira;Orçamento;Protagonismo discente
The organization of society around money is linked to the development of financial education. In the context of the New High School (BRASIL, 2016; 2017), the school is able to help in the formation of subjects who are more prepared to manage their lives based on the relationship between income and expenses. The theoretical framework of this research is based on Grégio (2016) when analyzing the issue of financial education, Dias (2016) when investigating the issue of financial mathematics in elementary school and Portanova (2011) when addressing mathematics education. The overall objective is to problematize financial education issues based on everyday student reports that help organize the school process of teaching and learning financial mathematics. The research methodology was based on concepts of financial mathematics developed in classes at a full-time public high school in Morada Nova, Ceará. Household budget graphs and tables were produced and analyzed in the classroom and, later, presented to the school community in an action that confirms the importance of financial mathematics for financial education and for valuing student protagonism and their life stories.
Financial education;Budget;Student protagonism
1
62
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao Antonio Marcos Monteiro Freire.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
ENSINO UNIVERSITÁRIO DE MATEMÁTICA
-

Banca Examinadora

DIEGO DE SOUSA RODRIGUES
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ROSA TAYANE DE VASCONCELOS Participante Externo
DIEGO DE SOUSA RODRIGUES Docente - COLABORADOR
DIEGO DA SILVA PINHEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer