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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN: ENTRE TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E LEGISLAÇÕES
MISSOLA AREZZA BEZERRA DA COSTA LORENA
DISSERTAÇÃO
05/07/2023

Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), refere-se a um estudo sobre as trajetórias profissionais de seis professores de música do município de Mossoró/RN e as legislações que regem o ensino de arte e música na educação básica. A pesquisa busca, por meio de narrativas (auto)biográficas, refletir sobre como as legislações para o ensino de arte e música na educação básica se revelam nas trajetórias profissionais dos professores de música da educação básica do município de Mossoró, propondo, como objetivos específicos: a) conhecer as trajetórias profissionais desses professores, com ênfase para os caminhos que os levaram a ser docentes do município de Mossoró-RN; e b) conhecer as percepções desses professores a respeito da profissão, o entendimento sobre as legislações e os impactos e implicações destas em suas vidas e práticas profissionais. A pesquisa faz uso da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico. Como técnica para a produção dos dados, foi utilizado o memorial de formação e o questionário autoadministrado com questões abertas. O referencial teórico que fundamenta o estudo em relação à educação musical e às legislações se baseia, principalmente, nas abordagens de Penna (2018), Oliveira e Penna (2019) e na base legal e normativa sobre a educação musical no Brasil. Sobre o método (auto)biográfico, as referências desta pesquisa fundam-se, dentre outros, em Pineau (2006), Passeggi et al (2011), Medeiros e Aguiar (2018) e Almeida (2019). Diante dos dados construídos, compreende-se que, apesar de evidentes conflitos, as legislações se relevam na vida dos professores de forma positiva, viabilizando formação e atuação profissional, levando-os ao patamar de professores de música concursados pelo município de Mossoró. Entretanto, as mesmas legislações precisam ser mais discutidas, em prol de espaços profissionais claros e concretizados, sem margens para interpretações adversas que possam fragilizar atuações e identidades profissionais. Portanto, é de suma importância diálogos e aprimoramentos contínuos entre legislações, instituições de formação e educação básica.

Narrativas (auto)biográficas;Trajetórias profissionais;Professores de Música;Legislações;Educação Básica
This research, linked to the Graduate Program in Teaching (POSENSINO), of the broad association between the State University of Rio Grande do Norte (UERN), the Federal Rural University of the Semi-Arid (UFERSA) and the Federal Institute of Education , Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), refers to a study on the professional trajectories of six music teachers in the municipality of Mossoró/RN and the legislation governing the teaching of art and music in basic education. The research seeks, through (auto)biographical narratives, to reflect on how the legislation for teaching art and music in basic education is revealed in the professional trajectories of music teachers in basic education in the municipality of Mossoró, proposing, as specific objectives : a) to know the professional trajectories of these teachers, with emphasis on the paths that led them to become teachers in the municipality of Mossoró-RN; and b) to know these teachers' perceptions about the profession, their understanding of legislation and its impacts and implications on their lives and professional practices. The research makes use of the qualitative approach and the (auto) biographical method. As a technique for data production, the training memorial and the self-administered questionnaire with open questions were used. The theoretical framework that underlies the study in relation to music education and legislation is based mainly on the approaches of Penna (2018), Oliveira and Penna (2019) and on the legal and normative basis on music education in Brazil. Regarding the (auto)biographical method, the references of this research are based, among others, on Pineau (2006), Passeggi et al (2011), Medeiros and Aguiar (2018) and Almeida (2019). In view of the constructed data, it is understood that, despite obvious conflicts, legislation is reflected in the lives of teachers in a positive way, bringing training and professional performance, leading them to the level of music teachers who have been hired by the municipality of Mossoró. However, the same laws need to be improved, providing clear and concrete professional spaces, without margins for adverse interpretations that could weaken professional performances and identities. Therefore, dialogue and continuous improvements between legislation, training centers and basic education are of paramount importance.
(Auto)biographical narratives;Professional trajectories;Music Teachers;Legislations;Basic education
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
NARRATIVAS-(AUTO)BIOGRAFICAS-DE-PROFESSORES-DE-MUSICAS---DISSERTACAO-VERSAO-FINAL-assinado_assinado.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
As crenças de autoeficácia dos professores de música de rede pública de Mossoró para atuar com a tecnologias digitais

Banca Examinadora

GIANN MENDES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GIANN MENDES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
JESSICA DE ALMEIDA Participante Externo
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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