Esta dissertação tem o objetivo de analisar os princípios fundamentais das metodologias ativas de ensino, considerando, particularmente, o campo do ensino de Geografia e buscando identificar, ainda, seus possíveis impactos na prática pedagógica de professores que atuam na Educação Básica do estado do Paraná, especialmente, no Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Paraná. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que contempla a temática, seguiu-se o caminho metodológico da realização de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, em que foram levantados dados a partir das informações coletadas, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, com um grupo de seis professoras de Geografia que atuam neste Núcleo de Educação. A análise do material coletado na pesquisa de campo foi realizada segundo a metodologia de análise de conteúdo. Pode-se afirmar que os aportes teóricos que estão na base das metodologias ativas deslocam o centro do processo de ensino-aprendizagem da ação docente, típica do método de ensino tradicional, para a ação discente, tendo por mote a promoção da autonomia do aluno, sendo ele, portanto, o responsável pela sua própria aprendizagem. Ao professor cabe, nesta perspectiva, a função de “facilitador” ou “mediador” das aprendizagens, apresentando, por exemplo, situações-problema que oportunizem aos estudantes desenvolver atitudes reflexivas e de protagonismo na sala de aula e, em consequência, no mundo. Verificou-se, ainda, considerando a pesquisa de campo, que, embora não tenham sido suficientemente contemplados em seu processo formativo inicial, as professoras que participaram da pesquisa têm procurado utilizar esse tipo de metodologia, no intuito de aproximar os conteúdos geográficos dos reais problemas enfrentados pelos alunos no cotidiano. Dentre as metodologias citadas pelos professores, destacam-se a resolução de problemas, os trabalhos de campo, o trabalho em pares e a sala de aula invertida. Sem o intuito de esgotar as possibilidades de discussão do tema, a dissertação destaca a forma como as metodologias ativas estão sendo apreendidas pelos professores e, em consequência, seus impactos na prática docente. Mostra, destarte, tanto as possibilidades como os cenários restritivos para o desenvolvimento das metodologias ativas enquanto estratégias utilizadas pelos professores de Geografia para promover uma aprendizagem significativa, tendo o aluno como protagonista deste processo.