A leitura é ferramenta de aquisição de conhecimento, de captação e interpretação do mundo, de criação de repertório cultural, contribuindo para o desenvolvimento da criticidade e da autonomia. A literatura, particularmente, permite o encontro com diferentes personagens, contextos e vivências, transformando a percepção do leitor e, consequentemente, a sua forma de ver e de agir no mundo. A realidade que se apresenta no Brasil é de uma porcentagem reduzida de leitores de literatura e de dificuldades na prática de leitura entre os estudantes. Mesmo nas instituições educacionais que investem na construção de um acervo bibliográfico, como é o caso do IFSP, o acesso aos exemplares de literatura, pelos estudantes do Educação Profissional e Tecnológica, é bastante reduzido. A escola tem um papel fundamental no processo de aprendizagem da leitura e no ensino da literatura, mas algumas práticas tradicionalmente adotadas, como as listas de leituras obrigatórias para os vestibulares, não se mostram capazes de efetivamente estimular a leitura e o gosto pelas obras literárias. Neste contexto, esta dissertação propôs a elaboração, aplicação e avaliação de um Produto Educacional constituído por uma sequência didática interdisciplinar baseada no livro “O Cortiço”, como estratégia para a integração de conteúdos curriculares a partir da literatura. O objetivo foi investigar de que forma a realização das atividades interdisciplinares baseadas em uma obra literária, incluindo práticas relacionadas com a escrita e oralidade, contribuíram para a aprendizagem, a criticidade e a formação omnilateral. Os procedimentos metodológicos tiveram como base um processo colaborativo e participativo com elementos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica, questionários, entrevistas e a observação participante. Os dados foram tratados conforme sua tipologia: em gráficos e tabelas quanto quantitativos e com princípios da análise de conteúdo, quando qualitativos. A sequência didática, composta por um processo diagnóstico, quatro atividades didático-pedagógicas e um processo de avaliação final, foi desenvolvida em conjunto com docentes das disciplinas de língua portuguesa, sociologia e gestão da produção do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do IFSP câmpus Birigui, e aplicado à turma do segundo ano do curso. Foi verificado, como resultado, além da aprendizagem dos conteúdos trabalhados durante cada uma das atividades, a indicação de um maior interesse e motivação à prática da leitura de literatura, uma percepção, pelos estudantes, da relação entre a literatura e outras áreas do conhecimento, bem como a relação entre os conteúdos literários e a formação profissional do técnico em Administração. Os resultados permitem afirmar que o desenvolvimento de uma sequência didática baseada em uma obra literária pode, sim, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação omnilateral dos estudantes da EPT.