• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
LITERATURA COMO ESTRATÉGIA PARA A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS: PROPOSTA PARA ABORDAGEM INTERDISCIPLNAR DE “O CORTIÇO”
RAFAEL FERREIRA DOS SANTOS ZANATA
DISSERTAÇÃO
28/04/2023

A leitura é ferramenta de aquisição de conhecimento, de captação e interpretação do mundo, de criação de repertório cultural, contribuindo para o desenvolvimento da criticidade e da autonomia. A literatura, particularmente, permite o encontro com diferentes personagens, contextos e vivências, transformando a percepção do leitor e, consequentemente, a sua forma de ver e de agir no mundo. A realidade que se apresenta no Brasil é de uma porcentagem reduzida de leitores de literatura e de dificuldades na prática de leitura entre os estudantes. Mesmo nas instituições educacionais que investem na construção de um acervo bibliográfico, como é o caso do IFSP, o acesso aos exemplares de literatura, pelos estudantes do Educação Profissional e Tecnológica, é bastante reduzido. A escola tem um papel fundamental no processo de aprendizagem da leitura e no ensino da literatura, mas algumas práticas tradicionalmente adotadas, como as listas de leituras obrigatórias para os vestibulares, não se mostram capazes de efetivamente estimular a leitura e o gosto pelas obras literárias. Neste contexto, esta dissertação propôs a elaboração, aplicação e avaliação de um Produto Educacional constituído por uma sequência didática interdisciplinar baseada no livro “O Cortiço”, como estratégia para a integração de conteúdos curriculares a partir da literatura. O objetivo foi investigar de que forma a realização das atividades interdisciplinares baseadas em uma obra literária, incluindo práticas relacionadas com a escrita e oralidade, contribuíram para a aprendizagem, a criticidade e a formação omnilateral. Os procedimentos metodológicos tiveram como base um processo colaborativo e participativo com elementos da pesquisa-ação. Para a coleta de dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica, questionários, entrevistas e a observação participante. Os dados foram tratados conforme sua tipologia: em gráficos e tabelas quanto quantitativos e com princípios da análise de conteúdo, quando qualitativos. A sequência didática, composta por um processo diagnóstico, quatro atividades didático-pedagógicas e um processo de avaliação final, foi desenvolvida em conjunto com docentes das disciplinas de língua portuguesa, sociologia e gestão da produção do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do IFSP câmpus Birigui, e aplicado à turma do segundo ano do curso. Foi verificado, como resultado, além da aprendizagem dos conteúdos trabalhados durante cada uma das atividades, a indicação de um maior interesse e motivação à prática da leitura de literatura, uma percepção, pelos estudantes, da relação entre a literatura e outras áreas do conhecimento, bem como a relação entre os conteúdos literários e a formação profissional do técnico em Administração. Os resultados permitem afirmar que o desenvolvimento de uma sequência didática baseada em uma obra literária pode, sim, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação omnilateral dos estudantes da EPT.

Literatura;Sequência Didática;Interdisciplinaridade;Integração.
Reading is a tool for acquiring knowledge, capturing and interpreting the world, creating a cultural repertoire, contributing to the development of criticality and autonomy. Literature, in particular, allows the encounter with different characters, contexts and experiences, transforming the reader's perception and, consequently, their way of seeing and acting in the world. The reality that presents itself in Brazil is a reduced percentage of literature readers and difficulties in reading practice among students. Even in educational institutions that invest in building a bibliographic collection, as is the case of IFSP, access to copies of literature by students of Vocational and Technological Education is quite limited. The school plays a fundamental role in the process of learning to read and teaching literature, but some traditionally adopted practices, such as the lists of mandatory readings for college entrance exams, are not capable of effectively stimulating reading and a taste for literary works. In this context, this dissertation proposed the elaboration, application and evaluation of an Educational Product constituted by an interdisciplinary didactic sequence based on the book “O Cortiço”, as a strategy for the integration of curricular contents from literature. The objective was to investigate how the performance of interdisciplinary activities based on a literary work, including practices related to writing and orality, contributed to learning, criticality and omnilateral formation. The methodological procedures were based on a collaborative and participatory process with elements of action research. For data collection, bibliographical research, questionnaires, interviews and participant observation were used. Data were treated according to their typology: in graphs and tables when quantitative and with principles of content analysis, when qualitative. The didactic sequence, consisting of a diagnostic process, four didactic-pedagogical activities and a final evaluation process, was developed together with teachers of the Portuguese language, sociology and production management disciplines of the technical course in Business Administration integrated into the IFSP High School Birigui campus, and applied to the second-year class of the course. It was verified, as a result, in addition to learning the contents worked during each of the activities, the indication of a greater interest and motivation in the practice of reading literature, a perception, by the students, of the relationship between literature and other areas of knowledge, as well as the relationship between literary contents and the professional training of technicians in Administration. The results allow us to state that the development of a didactic sequence based on a literary work can indeed contribute to the teaching and learning process and to the omnilateral training of EPT students.
Literature;Following teaching;Interdisciplinarity;Integration.
1
74
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação&PE_RafaelFerreiraDosSantosZanata.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas Pedagógicas Integradas e Emancipatórias na Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

RIAMA COELHO GOUVEIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSELI GIMENES Participante Externo
RIAMA COELHO GOUVEIA Docente - PERMANENTE
NATHALIA LUIZ DE FREITAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR: 'O CORTIÇO' TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer