• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31001017001P4)
ALFABETIZAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPLEXIDADE NA DESAPRENDIZAGEM E ENCONTRO COM NOVOS SABERES
VALERIA ROSA POUBELL
DISSERTAÇÃO
30/06/2023

No presente estudo, traço o objetivo principal de compreender o tempo demasiadamente gasto para o aprendizado da leitura e da escrita por parte de alguns estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizo a metodologia da pesquisa narrativa, de cunho (auto)biográfico, apontando marcos da minha inserção profissional e da trajetória de formação inicial e continuada, como docente dos Anos Iniciais da Educação Básica com a EJA. Apresento narrativas discentes que entrecruzaram a minha autoformação, crítica e reflexiva, mobilizando-me a tecer este estudo a partir das minhas inquietações. Tal estudo foi desenvolvido por meio de conversas e narrativas, no entrecruzamento com a minha atuação docente junto ao Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA), escola na qual exerço a docência. Foram exploradas as experiências de formação, docentes e discentes, buscando compreender as complexidades dos processos vividos no contexto da alfabetização, bem como, as necessidades das desaprendizagens consideradas como possibilidades para que os reaprendizados aconteçam e promovam novos aprendizados para a leitura e a escrita. O estudo possibilitou reflexões conjuntas, a partir das questões suscitadas, junto ao Grupo de Pesquisa ao qual vinculou-se (ConPas-UFRJ) sobre os processos de aprendizado, e desaprendizados necessários, da leitura e da escrita e contribuíram para ampliar as discussões no campo da alfabetização com a EJA, além de nos permitir a compreensão da potência das narrativas como forma de conhecer e valorizar as histórias de vida e de experiência dos sujeitos, que aprendem e que ensinam, a importância da valorização das narrativas de todos os sujeitos nosdoscom os cotidianos escolares com a EJA e fora dela. Compreendi, através das narrativas discentes, que a escuta e a audição atentas face as necessidades pedagógicas individuais, aliadas à prática da dialogicidade, bem como a organização e a sistematização e dos conteúdos de aprendizado da leitura e da escrita, complexificados no todo e nas partes, dos objetos de aprendizado, são imprescindíveis para a promoção de todos aos aprendizados dos atos de ler e escrever autonomamente.

Alfabetização de jovens e adultos;Narrativa Docente Autobiográfica na EJA;Formação de Professores Alfabetizadores na EJA
In the present study, I outline the main objective of understanding the excessive time spent learning to read and write by some students of Youth and Adult Education (EJA). I use the methodology of narrative research, of an (auto)biographical nature, pointing out milestones of my professional insertion and the trajectory of initial and continued formation, as a teacher of the Initial Years of Basic Education with EJA. I present student narratives that intertwined my self-formation, critical and reflective, mobilizing me to weave this study from my concerns. This study was developed through conversations and narratives, in the intersection with my teaching activities at the Municipal Reference Center for Youth and Adult Education (CREJA), the school where I teach. The experiences of training, teachers and students were explored, seeking to understand the complexities of the processes experienced in the context of literacy, as well as the needs of unlearning considered as possibilities for relearning to happen and promote new learning for reading and writing. The study enabled joint reflections, based on the questions raised, with the Research Group to which he joined (ConPas-UFRJ) on the learning processes, and necessary unlearning, of reading and writing, and contributed to broaden discussions in the field of literacy with EJA, in addition to allowing us to understand the power of narratives as a way of knowing and valuing the life stories and experience of the subjects, who learn and teach, the importance of valuing the narratives of all subjects in the dosdos with the school routines with EJA and outside of it. I understood, through the students' narratives, that attentive listening and listening to individual pedagogical needs, combined with the practice of dialogicity, as well as the organization and systematization of reading and writing learning contents, complexified in the whole and in the parts , of learning objects, are essential for promoting everyone to learn the acts of reading and writing autonomously.
Youth and adult literacy;Autobiographical Teaching Narrative in EJA;Formation of Literacy Teachers in EJA
1
90
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
POUBELL_VR_Dissertação.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOCENTE, LINGUAGENS E SUBJETIVIDADE
OS MATERIAIS NARRATIVOS E A PRODUÇÃO CURRICULAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Banca Examinadora

GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ENIO JOSE SERRA DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
ANA KARINA BRENNER Participante Externo
GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer