No presente estudo, traço o objetivo principal de compreender o tempo demasiadamente gasto para o aprendizado da leitura e da escrita por parte de alguns estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizo a metodologia da pesquisa narrativa, de cunho (auto)biográfico, apontando marcos da minha inserção profissional e da trajetória de formação inicial e continuada, como docente dos Anos Iniciais da Educação Básica com a EJA. Apresento narrativas discentes que entrecruzaram a minha autoformação, crítica e reflexiva, mobilizando-me a tecer este estudo a partir das minhas inquietações. Tal estudo foi desenvolvido por meio de conversas e narrativas, no entrecruzamento com a minha atuação docente junto ao Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA), escola na qual exerço a docência. Foram exploradas as experiências de formação, docentes e discentes, buscando compreender as complexidades dos processos vividos no contexto da alfabetização, bem como, as necessidades das desaprendizagens consideradas como possibilidades para que os reaprendizados aconteçam e promovam novos aprendizados para a leitura e a escrita. O estudo possibilitou reflexões conjuntas, a partir das questões suscitadas, junto ao Grupo de Pesquisa ao qual vinculou-se (ConPas-UFRJ) sobre os processos de aprendizado, e desaprendizados necessários, da leitura e da escrita e contribuíram para ampliar as discussões no campo da alfabetização com a EJA, além de nos permitir a compreensão da potência das narrativas como forma de conhecer e valorizar as histórias de vida e de experiência dos sujeitos, que aprendem e que ensinam, a importância da valorização das narrativas de todos os sujeitos nosdoscom os cotidianos escolares com a EJA e fora dela. Compreendi, através das narrativas discentes, que a escuta e a audição atentas face as necessidades pedagógicas individuais, aliadas à prática da dialogicidade, bem como a organização e a sistematização e dos conteúdos de aprendizado da leitura e da escrita, complexificados no todo e nas partes, dos objetos de aprendizado, são imprescindíveis para a promoção de todos aos aprendizados dos atos de ler e escrever autonomamente.