• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
EDUCAÇÃO (41016017004P5)
Educação Presencial
O novo ensino médio: perspectiva e desafios da formação cidadã e profissional do estudante brasileiro
MARCIA GIESEL ZAMADEI
DISSERTAÇÃO
01/08/2023

Esta é uma dissertação que nos permite pensar e repensar o Novo Ensino Médio, em especial, o ensino de Matemática em contextos de formação cidadã. Este estudo tem por objetivo geral analisar o processo de implementação do Novo Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Chapecó, SC. Já os objetivos específicos foram: caracterizar a estrutura do NEM no estado de SC e sua implementação nas escolas de Chapecó; discutir como estão sendo desenvolvidos os Componentes Curriculares Eletivos (CCEs) de Matemática no NEM; reconhecer os desafios e possibilidades na implementação de componentes curriculares eletivos de matemática; refletir sobre a relação entre o NEM e a formação cidadã no contexto estudado. Esta pesquisa utilizou o método misto, com predomínio da dimensão qualitativa, em que as técnicas e procedimentos para produção de informação foram: questionários e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), gestores escolares, professores de Matemática e 41 estudantes da primeira série do Novo Ensino Médio. A pesquisa observou escolas públicas piloto, escola indígenas Kaingang e escolas de educação básica em assentamentos do oeste catarinense. O texto problematiza a disciplina de Matemática e suas possibilidades para com um ensino emancipatório e mais significativo, partindo do contexto e da realidade vivenciada pelos estudantes. A proposta do Novo Ensino Médio, que passou a ser obrigatório nas escolas públicas, é objeto de análise a partir da formação cidadã dos alunos e dialoga com suas vivências, provocações apontadas por professores e estudantes de várias etnias, a partir de diferentes contextos educacionais e interculturais, cujas realidades diferem e se justificam posições contra e a favor. Pensar além da revogação ou reforma, buscar ajustes, em que, de fato, o estudante seja o foco principal, dar condições com estrutura física, com políticas públicas nas quais o aluno possa cursar e concluir o Ensino Médio, buscando uma formação cidadã, oportuniza melhores perspectivas de vida para os estudantes. Os principais resultados desse estudo são a dificuldade no cumprimento da carga horária por parte dos alunos, a falta de estrutura das escolas e capacitação dos professores para a implementação dos CCEs, impossibilidade real de escolha dos CCEs pelos alunos. Os estudantes consideram que o CCE de matemática contribuiu para uma formação cidadã.

Estudante. Formação cidadã. Novo Ensino Médio.
This is a dissertation that allows us to think and rethink the New High School, in particular, the teaching of Mathematics in contexts of citizenship education. The general objective of this study is to analyze the implementation process of the New Secondary School in state public schools in Chapecó, SC. The specific objectives were: to characterize the NEM structure in the state of SC and its implementation in Chapecó schools; discuss how Elective Curricular Components (ECCs) for Mathematics are being developed at NEM; recognize the challenges and possibilities in implementing elective mathematics curriculum components; reflect on the relationship between the NEM and citizenship education in the studied context. This research used the mixed method, with a predominance of the qualitative dimension, in which the techniques and procedures for producing information were: questionnaires and semi-structured interviews. The Regional Education Coordination (CRE), school administrators, Mathematics teachers and 41 students from the first grade of New High School participated in the research. The research observed pilot public schools, Kaingang indigenous schools and basic education schools in settlements in western Santa Catarina. The text problematizes the discipline of Mathematics and its possibilities for an emancipatory and more meaningful teaching, starting from the context and reality experienced by students. The proposal of the New Secondary School, which became mandatory in public schools, is an object of analysis based on the citizenship education of students and dialogues with their experiences, provocations pointed out by teachers and students of various ethnic groups, from different educational contexts and intercultural groups, whose realities differ and positions for and against are justified. Thinking beyond the repeal or reform, seeking adjustments, in which, in fact, the student is the main focus, providing conditions with a physical structure, with public policies in which the student can attend and complete high school, seeking a citizenship education, provides opportunities better life prospects for students. The main results of this study are the difficulty in fulfilling the workload by the students, the lack of structure in the schools and the training of teachers for the implementation of the CCEs, real impossibility of choosing the CCEs by the students. Students consider that the Mathematics CCE contributed to citizenship training.
Student. Citizen training. New High School.
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Márcia Giesel Zamadei.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
DIVERSIDADE, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Educação, Territorialidades e Cidadania como suportes para o desenvolvimento da democracia e das políticas públicas para o bem-viver nas diversidades II

Banca Examinadora

LEONEL PIOVEZANA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE CARLOS RADIN Participante Externo
LEONEL PIOVEZANA Docente - PERMANENTE
MARCIA LUIZA PIT DAL MAGRO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - BOLSAS APOIO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer