• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CONTRIBUIÇÕES QUE O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO PODE ESTABELECER COM O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
GILMARA MOREIRA GONCALVES NETTO
DISSERTAÇÃO
10/07/2023

O presente estudo teve como objetivo avaliar de que forma o ensino do empreendedorismo pode contribuir na formação do cidadão no âmbito da EPT. Os objetivos específicos foram: a) Identificar e analisar as percepções e concepções iniciais dos docentes e estudantes com relação ao tema empreendedorismo; b) Consultar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio da instituição, a fim de verificar as concepções empreendedoras que direcionam as práticas pedagógicas; c) Realizar a sequência didática com os estudantes; d) Verificar se a metodologia proposta na sequência didática estimulou a identificação das capacidades empreendedoras dos alunos e analisar a contribuição destas em sua formação. O lócus para esta pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba. Foi adotada uma abordagem qualitativa, os participantes da pesquisa foram docentes do Curso Técnico Integrado em Zootecnia. A pesquisa está estruturada em seis capítulos: o primeiro e segundo discute o referencial teórico, o qual trata da concepção do Ensino Empreendedor e a construção de capacidades empreendedoras. O terceiro capítulo descreve a metodologia baseada no modelo qualitativo. O quarto capítulo traz os resultados da pesquisa, onde se analisa a identificação das capacidades pelos estudantes e a relação da concepção empreendedora do Projeto Pedagógico de Curso da instituição com as práticas pedagógicas. No quinto capítulo apresentou-se o produto educacional, seu desenvolvimento e avaliação. A respeito dos resultados da pesquisa, foi realizado o produto educacional – “Sequência Didática - IF Empreendedor: fazendo acontecer”, aplicada a uma turma de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Zootecnia. A sequência didática adotou as metodologias ativas, como base as teorias de Paulo Freire e John Dewey e teve como proposta, oferecer aos professores uma alternativa metodológica que os auxilie no processo de desenvolvimento das capacidades empreendedoras de seus estudantes, contribuindo assim para uma formação integral. Por fim, nas considerações finais, faz-se uma análise da contribuição do Ensino do Empreendedorismo para a formação do cidadão na Educação Profissional e Tecnológica.

Ensino do empreendedorismo;Formação crítica e emancipatória;Educação Profissional e Tecnológica
This research was carried out at the FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY OF THE SOUTHEAST OF MINAS GERAIS - Rio Pomba campus and brought as one of its results the educational product - "Didactic Sequence - IF Entrepreneur: making it happen", applied to a class of 3rd year of the Integrated Technical Course in Zootechnics. The didactic sequence adopted the active methodologies, adopted as a basis the theories of Paulo Freire and John Dewey and had as a proposal, to offer teachers a methodological alternative that helps them in the process of developing their students' entrepreneurial skills, thus contributing to an integral formation. This research, with a qualitative approach, had the general objective of evaluating how the teaching of entrepreneurship can contribute to the formation of citizens within the scope of EPT. The specific objectives were: a) To identify and analyze the initial perceptions and conceptions of professors and students regarding the theme of entrepreneurship; b) Consult the Pedagogical Project of the Technical Course in Animal Science Integrated to High School of the institution, in order to verify the entrepreneurial conceptions that direct the pedagogical practices; c) Carry out the didactic sequence with the students; d) Verify whether the methodology proposed in the didactic sequence stimulated the identification of the students' entrepreneurial capacities and analyze their contribution to their training. The research is structured in six chapters: the first and second discusses the theoretical framework, which deals with the conception of Entrepreneurial Teaching and the construction of entrepreneurial skills. The third chapter describes the methodology based on the qualitative model. The fourth chapter brings the results of the research, which analyzes the identification of capabilities by students and the relationship between the entrepreneurial conception of the Pedagogical Course Project of the institution and the pedagogical practices. The fifth chapter presents the educational product, its development and evaluation. Finally, in the final considerations, an analysis is made of the contribution of Entrepreneurship Teaching to the formation of citizens in Professional and Technological Education.
Entrepreneurship teaching;Critical and emancipatory;training. Professional and Technological Education
1
152
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Mestrado_Gilmara.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

MARCOS PAVANI DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HELDER ANTONIO DA SILVA Docente - PERMANENTE
LUCIA HELENA DOS SANTOS LOBATO Participante Externo
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – “IF EMPREENDEDOR: FAZENDO ACONTECER” TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer