• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31001017001P4)
O que me importa é não estar vencida - decolonialidade, currículos e docência da língua inglesa
MARCIA OLIVEIRA MACIEL FRANCO REIS
DISSERTAÇÃO
01/09/2023

Esta dissertação tem como objetivo compreender como professoras e professores de inglês vem tecendo seus currículos cotidianamente nos seus espaçostempos de atuação como forma de combater a lógica da modernidade/colonialidade que invisibiliza saberes criados cotidianamente, marginaliza existências e cosmovisões e perpetua histórias únicas sobre as pessoas e o mundo. Assume política, estética, eticamente a pesquisa narrativa como metodologia que se tece ao pesquisar com o outro, dando sentidos ou ressignificando nossas experiências singularessociais, valorizando a potência que existe em cada fazerpensar docente. Defende, portanto, a noção de que os currículos não são territórios neutros, pois são criações que refletem as escolhas dos diferentes praticantespensantes da escola. A partir das tensões criadas pelos diferentes grupos que estão constantemente em disputa na arena educacional, pretende-se refletir sobre as marcas da colonialidade do ser, do saber e do poder no ensino da língua inglesa, apontando com as professoras e professores caminhos outros tecidos coletiva e cotidianamente em favor de uma educação emancipatória, libertadora, fraterna, democrática e justa.

Ensino da língua inglesa;Currículos;Decolonialidade;Pesquisa Narrativa;Cotidiano escolar
The present dissertation seeks to understand how English teachers weave their curricula within their educational contexts to challenge the prevailing logic of modernity/coloniality which perpetuates the invisibility of locally created knowledge, marginalizes existences and worldviews, and sustaining and reinforcing unidimensional narratives, single stories, about people and the world. Assuming the narrative research as a political, aesthetical, ethical, and methodological option, it places great emphasis on the potential of each teacher’s actionsthoughts to give meaning or re-signify our uniquesocial experiences. It advocates the notion that curricula are not neutral territories; instead, they are daily creations reflecting the choices of different practioners within their educational environment. The research aims to critically examine the colonial imprints ingrained in being, knowing, and power within English language teaching by analyzing the dynamic interplay of different actors constantly engaged in their educational arenas. Furthermore, it endeavors to identify and explore alternative paths teachers collectively and consistently woven their curricula in favour of an emancipatory, liberating, fraternal, democratic, and just education.
English language teaching;Curricula;Decoloniality;Narrative Research;School daily life
1
148
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Marcia_Oliveira_Maciel_Franco_Reis.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOCENTE, LINGUAGENS E SUBJETIVIDADE
Conversas entre professores: alteridades e singularidades

Banca Examinadora

GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GRACA REGINA FRANCO DA SILVA REIS Docente - PERMANENTE
RAQUEL SOUZA DE OLIVEIRA Participante Externo
INES KAYON DE MILLER Participante Externo
VICTOR AUGUSTO GIRALDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer