O ensino das lutas, no âmbito da Educação Física Escolar (EFE), está orientado nos documentos oficiais, como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém, muitas vezes, esse conteúdo é negligenciado em detrimento de outros, tidos como hegemônicos na EFE, como é o caso do futsal. Além disso, outros fatores também contribuem como, por exemplo, o discurso que atrela as lutas aos atos de violência. Partindo disso, este trabalho tem objetivo geral analisar os discursos sobre as lutas na coleção didática Prática Corporais, com o intuito de investigar a produção de formas de governo do corpo e da subjetividade dos discentes no ensino de EFE. Especificamente, busca-se: descrever as condições históricas e as modificações curriculares que permitiram a produção de materiais didáticos de apoio ao professor da disciplina de EFE para a educação básica no Brasil; identificar, na produção de discursos acerca das lutas na coleção didática Práticas Corporais, as formas de governo dos corpos e das subjetividades dos discentes; problematizar os impactos dos discursos sobre as lutas na consecução do ensino de EFE na educação básica. O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa descritiva, pois busca descrever as características de determinados fenômenos ou população; no nosso caso, a exploração das lutas na coleção didática Práticas Corporais (2017). Trata-se também de uma pesquisa documental, pois analisa materiais que ainda não foram analisados ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa, a saber: a coleção didática antes mencionada. Como abordagem metodológica, valemo-nos da perspectiva da pesquisa qualitativa, pois essa abordagem é vista como um processo que envolve a interpretação e a compreensão de fatos, não se contentando apenas com a simples explicação das realidades. As análises recaíram sobre o volume referente aos anos finais do ensino fundamental da coleção, especificamente sobre a unidade temática das lutas. Nas análises realizadas, pode-se constatar que o processo de ensino-aprendizagem das lutas, no ensino fundamental II apresentado pela coleção didática, acontece de forma a disciplinar os alunos a partir do momento que são submetidos a um processo de governo de seus corpos e de suas ações por meio de estratégias para que sejam realizadas as atividades propostas, sendo-os atravessados por uma relação de poder a qual é estabelecida entre eles e o professor.