• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
DISCURSOS SOBRE AS LUTAS NA COLEÇÃO DIDÁTICA PRÁTICAS CORPORAIS: GOVERNO, CORPO E SUBJETIVIDADE NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE)
ALBERTO ASSIS MAGALHAES
DISSERTAÇÃO
21/06/2023

O ensino das lutas, no âmbito da Educação Física Escolar (EFE), está orientado nos documentos oficiais, como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém, muitas vezes, esse conteúdo é negligenciado em detrimento de outros, tidos como hegemônicos na EFE, como é o caso do futsal. Além disso, outros fatores também contribuem como, por exemplo, o discurso que atrela as lutas aos atos de violência. Partindo disso, este trabalho tem objetivo geral analisar os discursos sobre as lutas na coleção didática Prática Corporais, com o intuito de investigar a produção de formas de governo do corpo e da subjetividade dos discentes no ensino de EFE. Especificamente, busca-se: descrever as condições históricas e as modificações curriculares que permitiram a produção de materiais didáticos de apoio ao professor da disciplina de EFE para a educação básica no Brasil; identificar, na produção de discursos acerca das lutas na coleção didática Práticas Corporais, as formas de governo dos corpos e das subjetividades dos discentes; problematizar os impactos dos discursos sobre as lutas na consecução do ensino de EFE na educação básica. O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa descritiva, pois busca descrever as características de determinados fenômenos ou população; no nosso caso, a exploração das lutas na coleção didática Práticas Corporais (2017). Trata-se também de uma pesquisa documental, pois analisa materiais que ainda não foram analisados ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa, a saber: a coleção didática antes mencionada. Como abordagem metodológica, valemo-nos da perspectiva da pesquisa qualitativa, pois essa abordagem é vista como um processo que envolve a interpretação e a compreensão de fatos, não se contentando apenas com a simples explicação das realidades. As análises recaíram sobre o volume referente aos anos finais do ensino fundamental da coleção, especificamente sobre a unidade temática das lutas. Nas análises realizadas, pode-se constatar que o processo de ensino-aprendizagem das lutas, no ensino fundamental II apresentado pela coleção didática, acontece de forma a disciplinar os alunos a partir do momento que são submetidos a um processo de governo de seus corpos e de suas ações por meio de estratégias para que sejam realizadas as atividades propostas, sendo-os atravessados por uma relação de poder a qual é estabelecida entre eles e o professor.

Ensino;Lutas;Livro Didático;Discurso;Educação Física Escolar
The teaching of fights, within the scope of School Physical Education (EFE), is guided by official documents, such as the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC), however, this content is often neglected to the detriment of others, considered hegemonic in EFE, as is the case of futsal. In addition, other factors also contribute, such as, for example, the discourse that links struggles to acts of violence. Based on this, this work has the general objective of analyzing the discourses about struggles in the didactic collection Corporal Practices, with the aim of investigating the production of forms of body governance and the subjectivity of students in the teaching of EFE. Specifically, it seeks to: describe the historical conditions and curricular modifications that allowed the production of didactic materials to support the EFE subject teacher for basic education in Brazil; to identify, in the production of speeches about the struggles in the didactic collection Corporal Practices and the forms of government of the students' bodies and subjectivities; problematize the impacts of discourses on the struggles in achieving EFE teaching in basic education. the present work constitutes a descriptive research, as it seeks to describe the characteristics of certain phenomena or population; in our case, the exploration of struggles in the didactic collection Corporal Practices (2017). It is also a documentary research, as it analyzes materials that have not yet been analyzed or that can be re-elaborated according to the research objects, namely: the aforementioned didactic collection. As a methodological approach, we use the perspective of qualitative research, as this approach is seen as a process that involves the interpretation and understanding of facts, not contenting itself with the simple explanation of realities.The corpus of this research comprises statements extracted from the didactic collection Corporal Practices, by Editora Moderna, which seeks to systematize EFE knowledge (DARIDO et al). The analyzes fall on the volume referring to the final years of fundamental teaching of the collection, specifically on the thematic unit of struggles.. In the analyzes carried out, it can be seen that the teaching-learning process of struggles in elementary school II presented by the didactic collection corporal practices happens in a way to discipline students from the moment they are submitted to a process of government of their bodies and of their actions through strategies to carry out the proposed activities, being crossed by a power relationship which is established between them and the teacher.
Teaching;Fights;Textbook;Speech;School Physical Education
01
111
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação com ficha - Alberto Assis.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Discurso, verdade e governo: intersecções entre saúde, mídias digitais e ensino

Banca Examinadora

FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL Docente - VISITANTE
ADALBERTO FERDNANDO INOCENCIO Participante Externo
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer