Este trabalho teve como objetivo contribuir na abordagem das danças populares do Brasil na Educação Física escolar por meio de um jogo digital adaptado chamado de “Apenas Dance”. Caracteriza-se como uma pesquisa mista, aplicada, exploratória e baseada no procedimento de Pesquisa & Desenvolvimento. O Apenas Dance foi inspirado no exergame comercial “Just Dance” e possui cinco mapas, um para cada região do país: Frevo, Boi Bumbá, Catira, Jongo e Pezinho. Para jogá-lo, é necessário somente algum meio de projeção de vídeos, como lousa digital, TV ou projetor. O processo de desenvolvimento do jogo foi dividido em pré-produção, produção e pós-produção. Envolveu entrevistas informais com profissionais da dança, pesquisa bibliográfica, levantamento documental e contou com a colaboração de um Just Dancer – jogador e produtor de conteúdo sobre jogo. O Apenas Dance foi testado com dois
grupos diferentes: um grupo de quatro professores de Educação Física do município de Araquari/SC, que responderam a um questionário semiestruturado sobre o potencial de utilização do jogo; e 45 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (3º, 4º e 5º ano), da mesma cidade, que avaliaram a resposta afetiva ao jogar o Apenas Dance. Os resultados da pesquisa com os docentes indicaram que o recurso desenvolvido pode ser útil aos professores
da disciplina, pois favorece o aprendizado da dança, é atrativo para os alunos, representa uma ferramenta pedagógica, combina ensino e tecnologia e está adequado à Base Nacional Comum Curricular. No entanto, a falta de recursos tecnológicos nas escolas pode ser uma limitação para sua implementação. Na testagem com os alunos, o Apenas Dance proporcionou sentimentos positivos em 80% das avaliações. A média geral foi de 3,06, correspondente ao sentimento “Bem” na escala de valência afetiva utilizada. Esses dados indicam uma resposta positiva ao jogo. Ao avaliar os mapas separadamente, foram observadas algumas variações nos resultados, sendo que estatisticamente, os mapas do Jongo e do Boi Bumbá proporcionaram mais sentimentos positivos do que os mapas do Frevo e da Catira. Essas diferenças podem estar relacionadas a diversos fatores, como o nível de dificuldade, o visual, e a música do mapa, características das danças e até mesmo o ambiente e a conjuntura em que os jogadores se encontram. Em conclusão, os resultados sugerem que o Apenas Dance pode contribuir para a abordagem das danças populares do Brasil na Educação Física escolar.