O estudo do processo referencial dêitico e das suas funções discursivas pode trazer
contribuições para os mais variados discursos, dentre eles o literário. Nessa
perspectiva, buscou-se, a partir da presente pesquisa, investigar o modo como
ocorre o processo referencial da dêixis, por meio das suas funções discursivas, nos
contos de Machado de Assis. Para tanto, alguns questionamentos nortearam este
trabalho, dentre eles: a) de que modo ocorre o processo referencial dêitico nos
contos de Machado de Assis? b) como a dêixis social e as suas funções discursivas
contribuem para a orientação argumentativa nos escritos machadianos? Para
esclarecer essas questões, foram reunidos os contos presentes na obra Papéis
Avulsos, de Machado de Assis. Essa coletânea é formada por 12 dos principais
contos do autor, os quais foram imprescindíveis, a princípio, para se conhecer a
narrativa curta machadiana e analisar a interferência do dêitico social e as suas
funções discursivas presentes na obra. Nesse escopo, por questão de recorte
analítico, decidiu-se trabalhar apenas com 6 contos. O critério usado para essa
escolha deu-se pelos que mais apresentaram esse tipo de dêixis, servindo de base
para o desenvolvimento da análise. Com esse intuito, alguns autores que
pesquisaram sobre essas vertentes tornaram-se fundamentais para a obtenção dos
resultados alcançados, entre eles, pode-se citar Cavalcante (2018), Ciulla e Silva
(2008), Sá (2007), Koch (2004) e Gancho (2002), além de outros que também
tiveram sua relevância neste trabalho. Em termos metodológicos, a pesquisa tem
uma abordagem descritiva, de cunho interpretativo-qualitativo, responsável por
melhor definir a metodologia trilhada no decorrer deste estudo. Por fim, constatouse, a partir dos resultados obtidos ao longo do trabalho, que o processo referencial
dêitico, sobretudo o dêitico social, e as suas funções discursivas contribuíram
significativamente para a compreensão dos contos de Machado de Assis, sendo sua
explanação fundamental para leitores do autor e alunos dos mais diferentes níveis
de escolaridade.