A apreensão das bases teórico-metodológicas da Educação Profissional e Tecnológica por profissionais que atuam em instituições da EPT é o tema deste trabalho, a partir da proposta de um curso de formação como produto educacional. Em análises prévias, quando da construção da ideia desse produto educacional, percebemos haver uma carência de conhecimento sobre as bases teóricas da EPT por parte dos profissionais que atuam nessas instituições. Assim, fornecer esse saber ao maior número de profissionais em qualquer localidade brasileira é o intento com o desenvolvimento deste trabalho. A presente dissertação e produto educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFSP objetivaram o desenvolvimento de um modelo formativo on-line e futuramente aberto e massivo, um MOOC (Massive Open Online Courses), que é um curso de bases teórico-metodológicas da Educação Profissional e Tecnológica que tenha a capacidade de reunir a teorização e a práxis na promoção da autoaprendizagem na EPT. Utilizou-se, como metodologia para a identificação de estratégias, instrumentos e abordagens, uma revisão bibliográfica para o trabalho com os MOOC, e o desenvolvimento de uma pesquisa-ação. Dessa maneira, utilizamos análises das opiniões dos cursistas, seu desempenho durante a realização do curso, a experiência pregressa e egressa dos estudantes, analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Os cursistas, sujeitos da pesquisa, são profissionais que atuam em uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico de Ribeirão Preto/SP, desde professores a trabalhadores de apoio da escola, como profissionais da portaria ou biblioteca. Utilizou-se instrumentos e procedimentos para coleta de dados, como questionários prévios e posteriores ao curso, fóruns de diálogo, testes de avanço, espaços de escrita personalizados para captação das impressões sobre o curso. O método de análise e de interpretação dos dados é proveniente de uma proposta multimodal e dialógica, desenvolvido a partir do diálogo com os conhecimentos do Círculo de Bakhtin. O modelo de formação contou com elementos e diretrizes que primaram por seguir perspectiva tecnológica, tanto quanto pedagógica e contextual. Assim, de maneira multimodal e dialógica, desenvolvemos o curso, que foi instalado em uma plataforma MOODLE para posterior oferta em formato MOOC, sendo aplicado utilizando conhecimentos que aliaram a teoria e a prática. Durante a análise do curso, percebemos grande desenvolvimento pessoal e evolução dos cursistas, utilizando os conhecimentos-base que demonstraram antes do curso, via formulários. Compreendemos que o desempenho em relação ao lembrar e compreender foram mais bem desenvolvidos pelos cursistas, sendo que os que concluíram demonstraram apreensão satisfatória ou muito satisfatória do conteúdo. O curso contou com 28 participantes e teve taxa de concluintes de 73%. A pesquisa de satisfação ao final do curso obteve retorno de que de todos os concluintes, que deixaram relatos escritos em espaço específico, aprovaram a proposta. Dessa maneira, o que percebemos, de parte dos cursistas, foi aceitação do modelo de formação on-line EAD, que foi desenvolvido na prática, um projeto exitoso que promoveu aprendizado dialógico e multimodal, oferecendo melhoria no desempenho dos cursistas, proporcionando experiência de aprendizado com a possibilidade de ser aplicado de maneira massiva a qualquer cidadã ou cidadão brasileiro que se interessar em se apropriar das bases teórico-metodológicas da Educação Profissional e Tecnológica.