Os livros didáticos são recursos que podem auxiliar o professor a desenvolver as suas aulas, podendo ser utilizado como fonte de leitura, pesquisa e proposição de atividades. Os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (BRASIL, 2019) trazem como Objeto 1 os projetos integradores. Por
propor uma metodologia interdisciplinar, torna-se necessário que os materiais didáticos propostos pelo PNLD sejam estudados na formação inicial de professores para serem capazes de analisar a qualidade dos projetos integradores que compõem estas obras didáticas e utilizá-las em sala de aula. Esta pesquisa objetiva analisar as compreensões de Interdisciplinaridade e projetos integradores entre licenciandos de Química e analisar as contribuições de um curso de formação sobre a elaboração de um projeto integrador pode trazer para formação inicial de professores. Para isso desenvolveu-se um curso de formação sobre a elaboração e avaliação de projetos integradores, com sete acadêmicos, do quinto semestre, do curso de Licenciatura em Química, da Universidade do Estado de Santa Catarina, no âmbito da disciplina de Experimentação no Ensino de Química, durante o primeiro semestre de 2022. A produção de dados ocorreu por meio de enquetes (final e inicial) e um grupo focal aplicados no curso de formação, e por meio de uma análise de quatro projetos integradores com a temática alimentação. As análises das discussões realizadas evidenciam que, alguns licenciandos ampliaram suas perspectivas sobre projetos integradores, considerando como elementos essenciais destes, a interdisciplinaridade, a contextualização e a aplicação na comunidade. Em relação à Interdisciplinaridade, os acadêmicos demonstraram consistência em compreendê-la
como a integração de diferentes áreas do conhecimento em torno de um tema. Sendo assim, foi possível evidenciar que o curso de formação possibilitou aos acadêmicos avanços nas suas compreensões sobre interdisciplinaridade e os projetos integradores. Sobre as contribuições do curso de formação, este ofereceu contribuições significativas para a formação inicial de professores, permitiu que os licenciandos avaliassem e desenvolvessem projetos integradores, compreendessem as restrições alimentares e alergias, aprendessem sobre a rotulagem de alimentos e
desenvolvam o senso crítico e a autonomia, ajudando a preparar os acadêmicos para uma prática docente mais consciente, inclusiva e voltada para uma alimentação saudável. E por fim, a análise de projetos integradores com a temática alimentação, evidenciou que estes demonstram a importância da interdisciplinaridade, das competências gerais da BNCC (BRASIL, 2017), da contextualização, do uso de TICs e da argumentação fundamentada em fontes confiáveis.