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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
PROJETOS INTEGRADORES E A FORMAÇÃO INICIAL: PERCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA
YAN VITOR BORGES
DISSERTAÇÃO
12/07/2023

Os livros didáticos são recursos que podem auxiliar o professor a desenvolver as suas aulas, podendo ser utilizado como fonte de leitura, pesquisa e proposição de atividades. Os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (BRASIL, 2019) trazem como Objeto 1 os projetos integradores. Por propor uma metodologia interdisciplinar, torna-se necessário que os materiais didáticos propostos pelo PNLD sejam estudados na formação inicial de professores para serem capazes de analisar a qualidade dos projetos integradores que compõem estas obras didáticas e utilizá-las em sala de aula. Esta pesquisa objetiva analisar as compreensões de Interdisciplinaridade e projetos integradores entre licenciandos de Química e analisar as contribuições de um curso de formação sobre a elaboração de um projeto integrador pode trazer para formação inicial de professores. Para isso desenvolveu-se um curso de formação sobre a elaboração e avaliação de projetos integradores, com sete acadêmicos, do quinto semestre, do curso de Licenciatura em Química, da Universidade do Estado de Santa Catarina, no âmbito da disciplina de Experimentação no Ensino de Química, durante o primeiro semestre de 2022. A produção de dados ocorreu por meio de enquetes (final e inicial) e um grupo focal aplicados no curso de formação, e por meio de uma análise de quatro projetos integradores com a temática alimentação. As análises das discussões realizadas evidenciam que, alguns licenciandos ampliaram suas perspectivas sobre projetos integradores, considerando como elementos essenciais destes, a interdisciplinaridade, a contextualização e a aplicação na comunidade. Em relação à Interdisciplinaridade, os acadêmicos demonstraram consistência em compreendê-la como a integração de diferentes áreas do conhecimento em torno de um tema. Sendo assim, foi possível evidenciar que o curso de formação possibilitou aos acadêmicos avanços nas suas compreensões sobre interdisciplinaridade e os projetos integradores. Sobre as contribuições do curso de formação, este ofereceu contribuições significativas para a formação inicial de professores, permitiu que os licenciandos avaliassem e desenvolvessem projetos integradores, compreendessem as restrições alimentares e alergias, aprendessem sobre a rotulagem de alimentos e desenvolvam o senso crítico e a autonomia, ajudando a preparar os acadêmicos para uma prática docente mais consciente, inclusiva e voltada para uma alimentação saudável. E por fim, a análise de projetos integradores com a temática alimentação, evidenciou que estes demonstram a importância da interdisciplinaridade, das competências gerais da BNCC (BRASIL, 2017), da contextualização, do uso de TICs e da argumentação fundamentada em fontes confiáveis.

projetos integradores;PNLD;formação inicial;interdisciplinaridade;alimentação
Textbooks are resources that can assist teachers in developing their lessons, serving as sources for reading, research, and the proposal of activities. The textbooks approved in the National Textbook Program - PNLD 2021 (BRAZIL, 2019) designate integrative projects as Object 1. Because they propose an interdisciplinary methodology, it becomes necessary for the educational materials proposed by PNLD to be studied in the initial teacher training for teachers to be capable of analyzing the quality of the integrative projects that constitute these didactic works and to use them in the classroom. This research aims to analyze the understandings of Interdisciplinarity and integrative projects among Chemistry education undergraduates and examine the contributions a training course on the development of an integrative project can bring to the initial teacher training. For this purpose, a training course on the development and evaluation of integrative projects was developed, involving seven students in their fifth semester of the Chemistry Education program at the State University of Santa Catarina, within the scope of the Chemistry Teaching Experimentation course during the first semester of 2022. Data collection was carried out through surveys (pre and post-course) and a focus group conducted during the training course, as well as an analysis of four integrative projects with the theme of nutrition. The analyses of the discussions conducted highlight that some undergraduates expanded their perspectives on integrative projects, considering interdisciplinarity, contextualization, and community application as essential elements. Concerning Interdisciplinarity, the students consistently understood it as the integration of different areas of knowledge around a theme. Thus, it was possible to demonstrate that the training course facilitated advances in the students' understanding of interdisciplinarity and integrative projects. Regarding the contributions of the training course, it provided significant contributions to the initial teacher training, allowin undergraduates to evaluate and develop integrative projects, understand dietary restrictions and allergies, learn about food labeling, and cultivate critical thinking and autonomy, thereby helping prepare students for a more conscious, inclusive, and health-oriented teaching practice. Finally, the analysis of integrative projects with the theme of nutrition highlighted their importance in terms of interdisciplinarity, the general competencies of the BNCC (BRAZIL, 2017), contextualization, the use of ICT, and argumentation grounded in reliable sources.
integrative projects;PNLD;Initial formation;interdisciplinarity;nutrition
1
207
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Yan Vitor Borges.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Macroprojeto LINHA II: O desenvolvimento profissional docente na formação inicial e continuada: saberes docentes, práticas pedagógicas e demandas sociais, teórico-conceituais e legais

Banca Examinadora

NICOLE GLOCK MACENO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA GRACA MORAES BRAGA MARTIN Docente - PERMANENTE
ROSANGELA INES MATOS UHMANN Participante Externo
NICOLE GLOCK MACENO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Auxilio Financeiro 17

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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