Os gêneros discursivos emergentes do meio digital têm-se tornado cada vez mais
presentes no cotidiano da sociedade. Apesar do uso das mídias digitais ser uma
recomendação da BNCC, é notória as lacunas que ainda existem acerca do uso
dessas ferramentas como ambientes de elaborações de enunciados e como
ferramenta no ensino da coesão textual. Partindo dessa perspectiva, o presente
trabalho tem por objetivo principal investigar como o processo referencial anafórico
contribui na tessitura de sentidos em postagens das páginas Haddad Debochado e
Mídia Ninja da rede social Twitter. Amparando-se nos pressupostos da Linguística
Textual, sobretudo no que concerne à proposta da Referenciação, buscamos
responder a seguinte questão de pesquisa: como o processo referencial anafórico,
enquanto recurso linguístico, contribui na tessitura de sentidos em postagens das
páginas Haddad Debochado e Mídia Ninja da rede social Twitter? A fim de refletir
sobre a questão de pesquisa, foram selecionadas 38 (trinta e oito) postagens entre os
meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, disponíveis nas páginas Haddad
Debochado, cujo endereço eletrônico é https://twitter.com/HaddadDebochado, e Mídia
Ninja abrigada no sítio https://twitter.com/MidiaNINJA, ambas na rede social Twitter.
Desse corpus, serão escolhidos, no decorrer da pesquisa, posts para compor a análise
e evidenciar o fenômeno da referenciação por meio das anáforas. Para tanto, os
procedimentos metodológicos adotados enquadram-se nos estudos da pesquisa
qualitativa e descritiva. Em relação à classificação quanto aos procedimentos
metodológicos utilizados, esse estudo insere-se nas linhas das pesquisas
bibliográficas e documentais. Para enriquecer as discussões das temáticas abordadas
nesse trabalho, utilizamos, principalmente, como arcabouço teórico os estudos de
Koch (2020) acerca da Linguística Textual e da noção de texto; Koch e Elias (2008),
Cavalcante (2011, 2014) e Sá (2014), na discussão sobre a referenciação e sobre os
processos anafóricos discutidos na análise desse trabalho; além disso, as pesquisas
de Ciulla e Silva (2008) e Sá (2014) nos deram respaldo sobre as funções discursivas
das anáforas. Por fim, a partir dos resultados analíticos obtidos ao longo deste
trabalho, constatamos no corpus desta pesquisa, que apenas cinco das seis
classificações propostas por Ciulla e Silva (2008) foram reveladas em nossa análise.
Justificamos esse fato reafirmando que a função de efeitos estético-estilísticos,
geralmente, como aponta a referida autora, aparece em textos do gênero literário.
Entre as postagens analisadas, as funções cognitivo-discursivas apresentadas são
heterogêneas, sendo a marcação da heterogeneidade discursiva a mais recorrente no
corpus desta pesquisa.