• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB
ROSIMAR MARCELINO DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
24/10/2023

Neste estudo, buscamos nos debruçarmos nos documentos e orientações curriculares da educação infantil e da educação física da rede municipal de João Pessoa-PB e à luz de um estudo descritivo documental analisar as propostas sob os aspectos teóricos da pedagogia histórico-crítica, da psicologia histórico-cultural e da abordagem crítico-superadora. Como objetivos tratamos de analisar os documentos curriculares que servem de base ao ensino da Educação Física na Educação Infantil, avaliar os nexos e relações entre as teorias imbricadas, compreender os fundamentos de base da ACS e reconhecer as bases de sustentação das diretrizes da educação infantil do município de João Pessoa-PB. Para isso, foi realizada a análise de conteúdos categorial temática das propostas curriculares listadas acima, fundamentando-nos em Bardin (2016) e Souza Júnior et al (2020). Diante do exposto, verificamos que os documentos da educação infantil do município de João Pessoa-PB possuem nexos e relações com PHC, PHcult e ACS em alguns aspectos, porém nega o conhecimento da cultura corporal na series iniciais da educação infantil (berçário e crianças bem pequenas), pois o processo de assimilação/sequenciação e compreensão da cultural corporal poderia ser iniciado já na tenra idade na busca da identificação dos dados da realidade.

Educação Infantil;Desenvolvimento;Currículo;Educação Física;Abordagem Crítico-Superadora.
In this study, we sought to look into the documents and curricular guidelines for early childhood education and physical education in the municipal network of João Pessoa- PB and, in the light of a descriptive documentary study, analyze the proposals under the theoretical aspects of historical-critical pedagogy, historical psychology -cultural and critical-overcoming approach. The objectives are to analyze the curricular documents that serve as a basis for the teaching of Physical Education in Early Childhood Education, evaluate the connections and relationships between intertwined theories, understand the basic foundations of ACS and recognize the bases of support for early childhood education guidelines in municipality of João Pessoa-PB. To this end, a thematic categorical content analysis of the curricular proposals listed above was carried out, based on Bardin (2016) and Souza Júnior et al (2020). In view of the above, we verified that the documents on early childhood education in the city of João Pessoa-PB have links and relationships with PHC, PHcult and ACS in some aspects, but deny knowledge of body culture in the initial series of early childhood education (nursery and small children), as the process of assimilation/sequencing and understanding of body culture could be started at a young age in the search for identification of reality data.
Child education;Development. Curriculum;Physical education;Critical- Overcoming Approach.
1
148
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Educação Física Crítico-Superadora: fundamentos, atualidade e prática pedagógica

Banca Examinadora

MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR Docente - PERMANENTE
ANA RITA LORENZINI Docente - PERMANENTE
ROBERTA DE GRANVILLE BARBOZA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
E POR FALAR EM EDUCAÇÃO E POR FALAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer