Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO DA INTERNET NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA
MYRNA CIBELLY DE OLIVEIRA SILVA
DISSERTAÇÃO
08/09/2023

Esta pesquisa tem como objetivo explorar o discurso de ódio da internet em aulas de Inglês com estudantes de 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública no município de Russas – CE, de modo a promover o combate a esse discurso. A escolha por trabalhar com exemplares de discurso de ódio na internet –hate speech, em inglês – fundamenta-se no seu recorrente alcance mundial e sérios impactos na vida de muitas pessoas. No âmbito da Linguística Aplicada interdisciplinar, este estudo articula-se à Análise Dialógica do Discurso (ADD) e à pedagogia crítica freiriana, operando com os textos utilizados e produzidos pelos participantes da pesquisa (estudantes) como enunciados – elos na interação discursiva. Portanto, a pesquisa propõe a seguinte questão: como os estudantes da disciplina de Língua Inglesa da Educação Básica respondem ao discurso de ódio dissipado na internet? Metodologicamente, a investigação está situada no âmbito da pesquisa qualitativa, manifestando-se como uma pesquisa-ação, com as fases de planejamento, ação, observação e reflexão do processo, na qual é desenvolvida uma proposta de ensino que problematiza e busca combater o discurso de ódio nas aulas de Inglês da escola pública, além de se vincular às competências e habilidades prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O corpus da investigação é constituído por textos verbo-visuais produzidos pelos estudantes, suas respostas à atividade proposta pela professora-pesquisadora e por respostas dos estudantes à entrevista de avaliação da experiência. No que concerne aos textos produzidos, percebemos enunciados contra o discurso de ódio e em defesa de grupos sociais minorizados (negros, comunidade LGBT, judeus e estereótipos de beleza). Ao final do processo, constatamos níveis diferentes de avaliação, desde positivas até negativas, dos estudantes sobre aprender inglês e as aulas ministradas na escola, com o predomínio de uma avaliação positiva da prática de ensino realizada, expressada através do desejo de que mais aulas semelhantes acontecessem, por exemplo. Logo, compreendemos a importância de nosso estudo para o campo acadêmico, tendo em vista a criação de inteligibilidade sobre uma prática educativa que oportunizou a reflexão e o posicionamento contra um problema social contemporâneo (discurso de ódio) no contexto do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na escola pública.

Ensino de Inglês;Escola pública;Discurso de ódio;Pedagogia Crítica;Análise Dialógica do Discurso
This research aims to explore internet hate speech in English classes with students in the 9th grade of elementary school II at a public school in the city of Russas/CE, in order to promote the fight against this speech. The choice to work with examples of hate speech on the internet - also known as "hate speech" in English - is based on its recurrent worldwide reach and serious impacts on the lives of many people. Within the scope of interdisciplinary Applied Linguistics, this study is articulated with Dialogic Discourse Analysis (DDA) and Freire's critical pedagogy, working with texts used and produced by research participants (students) as enunciations - links in discursive interaction. Therefore, the research proposes the following question: how do students of the English language discipline of basic education respond to the hate speech dissipated on the internet? Methodologically, the investigation is situated within the scope of qualitative research, manifesting itself as an action research, with the phases of planning, action, observation and reflection of the process, in which a teaching proposal is developed that problematizes and combats the discourse of hate in public school English classes, in addition to being linked to the skills and abilities prescribed by the National Common Curricular Base (BNCC). The research corpus is constituted both by the verbal-visual texts produced by the students and their responses to the activity proposed by the teacher-researcher and by the students' responses to the experience evaluation interview. About the texts produced, we noticed statements against hate speech and in defense of minor social groups (blacks, the LGBT community, Jews, and beauty stereotypes). At the end of the process, we found different levels of qualification (from negative to positive expectations) of students about learning English and the classes taught at school, with the dominance of a positive evaluation of the teaching practice carried out, expressed through the desire that more similar classes happen, for example. Therefore, we understand the importance of our study for the academic field, in view of creating intelligibility about an educational practice that provided opportunities for reflection and positioning against a contemporary social problem (hate speech) in the context of English language teaching and learning in public school.
Teaching English;Public school;Hate speech;Critical Pedagogy;Dialogic Discourse Analysis
01
100
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Myrna - versão para depósito.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Análise dialógica dos discursos sobre práticas pedagógicas na escola pública

Banca Examinadora

SAMUEL DE CARVALHO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.