• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
TEORIZANDO A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E PRATICANDO A TEORIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um olhar sobre as ações da formação continuada de docentes de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias no ensino médio da escola pública de João Pessoa-PB
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE
DISSERTAÇÃO
31/07/2023

O presente trabalho em como objetivo geral analisar as contribuições aos docentes as contribuições aos docentes de Matemática, Química, Física e Biologia (MFQB) de um curso de aperfeiçoamento sobre práticas interdisciplinares, na modalidade extensão, a fim de apontar caminhos para construção de uma formação continuada que busque responder uma demanda desta área no ensino público de uma escola de João Pessoa - PB. Como objetivos específicos propusemos realizar levantamento bibliográfico prévio para identificar o estado da arte da temática em estudo, para a fundamentação teórica e justificar limites e contribuições da pesquisa que está sendo realizada; identificar, a partir dos depoimentos dos a partir dos depoimentos dos professores do Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (ECNMT) em exercício, as contribuições trazidas pelo curso de aperfeiçoamento (formação); analisar a relação existente na prática docente antes e depois do curso de aperfeiçoamento (formação) ofertada para o ECNMT, nas disciplinas de MFQB e a ressignificação dos saberes de sua própria prática. No primeiro momento, foi utilizado um levantamento bibliográfico do período de 2017 a 2022 referente à temática que fundamentou o capítulo introdutório e o aporte teórico conceitual sobre a historicidade, dimensões epistemológicas, pedagógicas da interdisciplinaridade, formação docente continuada e práxis pedagógica. Dentro de uma abordagem qualitativa, investigamos o quanto a temática pesquisada está presente nos contextos de pesquisa acadêmica através da construção do estado da arte. A segunda fase da pesquisa foi pautada na realização de um curso de aperfeiçoamento com atividades interdisciplinares, das quais foi gerado o corpus, advindo das entrevistas e observações com os sujeitos participantes, professores em exercício das disciplinas citadas. A partir da coleta de dados, detectamos que alguns sujeitos da pesquisa ainda estão atrelados ao modelo tradicional de ensino, reclamando da falta do livro didático, ministrando aulas expositivas, demonstrando posturas ortodoxas. Outros, já demonstram ter superado o problema do ensino estanque e fragmentado, com visão mais acurada, com dinâmica, interação, sinalizando para a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. Os dados também revelaram as dificuldades encontradas pelos professores dessas ciências MFQB para aplicação da interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas, tais como: falta de interação dos professores das diferentes áreas no planejamento, recursos didáticos e financeiros precários, tempo escasso. E com relação à compreensão da Interdisciplinaridade por parte dos sujeitos, percebeu-se que eles conseguem fazer relações com outros aspectos, quer históricos, sociais, políticos, econômicos e ambientais, além de um contexto humanizador, quando trabalham a formação de caráter, cidadania de forma contextualizada. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, foi possível refletir sobre as perspectivas de realização de propostas interdisciplinares para o ensino dessas ciências MFQB. Assim como foi possível o diálogo sobre a sua complexidade e as suas diversas concepções, o que contribuiu para a compreensão de que a interdisciplinaridade é possível a partir de um indivíduo ou de um projeto composto por docentes de diferentes disciplinas. A ausência de conhecimento sobre a interdisciplinares tem sido apontada como limite para a sua realização. Portanto, a pesquisa proporcionou um momento de formação na qual foi possível refletir sobre o aprimoramento da prática docente e as relações que aproximam a pesquisa desta prática e a formação continuada.

Interdisciplinaridade;Formação Docente;Ensino de Ciências
The present research has the general objective of analyzing the contributions of the teaches Mathematics, Chemistry, Physics and Biology to MFQB teachers of an improvement course on interdisciplinary practices in the extension modality in order to point out ways to build a continuing education that seeks to respond to a demand in this area in public education in a school in João Pessoa - PB. As specific objectives, we proposed to carry out a previous bibliographical survey to identify the state of the art of the subject under study for the theoretical foundation and justify limits and contributions of the research that is being carried out; identify based on testimonials from acting ECNMT teachers the contributions brought by the improvement course (training); to analyze the existing relationship in the teaching practice before and after the improvement course (training) offered to the ECNMT in the MFQB disciplines and the re-signification of the knowledge of its own practice. At first, a bibliographical survey was used (2017-2022) referring to the theme that supported the introductory chapter and the conceptual theoretical contribution on historicity, epistemological and pedagogical dimensions of interdisciplinary, continuing teacher training and pedagogical praxis. Within a qualitative approach, we investigated how much the researched theme is present in academic research contexts through the construction of the state of the art. The second phase of the research was based on the realization of an improvement course with interdisciplinary activities, from which the corpus was generated, arising from interviews and observations with the participating subjects, teachers in practice of the mentioned disciplines. From data collection, we detected that some research subjects are still linked to the traditional teaching model, complaining about the lack of textbooks, teaching expository classes, demonstrating orthodox postures. Others have already demonstrated that they have overcome the problem of tight and fragmented teaching with a more accurate vision, with dynamics, interaction, signaling interdisciplinary in their pedagogical practices. The data also revealed the difficulties encountered by teachers of these MFQB sciences in applying Interdisciplinary in their pedagogical practices, such as: lack of interaction between teachers from different areas in planning, precarious didactic and financial resources, and scarce time. And regarding the understanding of Interdisciplinary by the subjects, it was noticed that they manage to make relationships with other aspects, whether historical, social, political, economic and environmental, in addition to a humanizing context, when they work on character formation, citizenship of contextualized way. From the development of this research, it was possible to reflect on the perspectives of carrying out interdisciplinary proposals for teaching these MFQB sciences. Just as it was possible to dialogue about its complexity and its different conceptions, which contributed to the understanding that interdisciplinary is possible from an individual or a project composed of professors from different disciplines. The lack of knowledge about the interdisciplinary has been identified as a li realization. Therefore, the research provided a training moment in which it was possible on the improvement of teaching practice and the relationships that bring research closer to this practice and continuing education.
Interdisciplinary;Teacher Training;Science Teaching
01
140
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_Carlos_Alberto_2023.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Alfabetização científica e tecnológica para a compreensão das relações Ciência e Tecnologia na Educação Científica

Banca Examinadora

LEONARDO ALCANTARA ALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO NUNES COELHO Docente - PERMANENTE
LEONARDO ALCANTARA ALVES Docente - PERMANENTE
JEFFERSON QUEIROZ LIMA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer