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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ESTUDO DOS METAIS PESADOS
ANA PAULA VIEIRA VILACA
DISSERTAÇÃO
13/04/2023

Amplia-se no âmbito acadêmico as discussões em torno das alternativas de mudanças no ensino de química na tentativa de superar a ideia de transmissão e recepção de conceitos, e promover um processo de ensino aprendizagem orientado à alfabetização científica (AC). Nesse contexto, as metodologias investigativas ganham espaço por apresentarem recursos didáticos adequados para a superação de tal modelo e a orientação do processo pedagógico para a promoção de um ensino comprometido com a formação cidadã dos indivíduos. É nessa perspectiva que este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa orientada pelo seguinte questionamento: O ensino por investigação, ao ser considerado uma abordagem metodológica ao processo de ensino aprendizagem dos metais pesados, tem potencial de promover indicadores de alfabetização científica? O objetivo maior é contribuir com esta discussão, ao apresentar o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que aborda o conteúdo de metais pesados sob um enfoque socioambiental, aplicada em uma turma de Ensino Médio Integrado do IFRN Campus Apodi. Os dados foram coletados pela técnica de observação participante e pelos registros escritos produzidos pelos alunos e, posteriormente, analisados segundo o método de Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados, apresentamos, inicialmente, as discussões realizadas mediante a elaboração de um Estado da Arte sobre os trabalhos que tratam o ensino investigativo como uma abordagem/estratégia metodológica para promover a alfabetização científica, o qual se configurou como elemento basilar para a apropriação do tema desta pesquisa e posterior proposição da SEI. Em seguida são descritos os resultados obtidos durante a aplicação da SEI, os quais correspondem às etapas de levantamento de hipóteses, elaboração de um plano investigativo e redação de um parecer final sobre o problema de investigação. Essa discussão foi organizada de acordo com categorias e subcategorias definidas a priori referentes aos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). Com isso, concluímos que por meio do ensino investigativo, os alunos demonstraram habilidades e comportamentos próprios do fazer científico, aplicando os conhecimentos científicos em situações problemas cotidianas e contribuíram significativamente a discussões de ordem sociocientífica, isto é, apresentaram ao longo do processo pedagógico indícios de alfabetização científica.

Ensino de química;Ensino por investigação;Alfabetização científica;Metais pesados
Discussions around the alternatives for changes in chemistry teaching are broadened in the academic field in an attempt to overcome the idea of transmission and reception of concepts, and to promote a teaching-learning process oriented towards scientific literacy (SC). In this context, investigative methodologies gain space by presenting adequate didactic resources to overcome such a model and guide the pedagogical process to promote a teaching committed to the citizenship formation of individuals. It is in this perspective that this work presents a qualitative research guided by the following question: Does research teaching, when considered a methodological approach to the teaching-learning process of heavy metals, have the potential to promote indicators of scientific literacy? The main objective is to contribute to this discussion, by presenting the development of an Investigative Teaching Sequence (SEI) that addresses the content of heavy metals from a socio-environmental perspective, applied in an Integrated High School class at IFRN Campus Apodi. Data were collected using the participant observation technique and written records produced by the students, and subsequently analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) method. As a result, we initially present the discussions carried out through the elaboration of a State of the Art on the works that deal with investigative teaching as a methodological approach/strategy to promote scientific literacy, which was configured as a basic element for the appropriation of the theme of this research and subsequent SEI proposal. Next, the results obtained during the application of the SEI are described, which correspond to the stages of raising hypotheses, elaborating an investigative plan and writing a final opinion on the research problem. This discussion was organized according to categories and subcategories defined a priori referring to the CA indicators proposed by Sasseron and Carvalho (2011). With this, we conclude that through investigative teaching, students demonstrated skills and behaviors typical of scientific practice, applying scientific knowledge in everyday problem situations and significantly contributed to socio-scientific discussions, that is, they presented evidence of scientific literacy.
Chemistry teaching;Teaching by investigation;Scientific literacy;Heavy metals
01
137
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação final (OFICIAL).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO COM ENFOQUE CTS NO IFRN: POSSIBILIDADES E ENTRAVES NA EDUCAÇÃO QUÍMICA

Banca Examinadora

LUCIANA MEDEIROS BERTINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALBINO OLIVEIRA NUNES Docente - PERMANENTE
LEONARDO FABIO MARTINEZ PEREZ Participante Externo
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 9

Vínculo

-
-
-
Não
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