• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO CONTEÚDO TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
CRISTINA EMANUELLY DA SILVA
DISSERTAÇÃO
05/05/2023

O processo de ensino-aprendizagem para o Ensino de Ciências, principalmente a relação conceitual científica com o cotidiano do aluno, vem se configurando como um grande desafio. Muitas são as discussões relacionadas a essa abordagem e quais critérios devem seguir para que se tenha um ensino de qualidade. Pensando nisso, muitos pesquisadores dessa área buscam alternativas para resolver essas necessidades apresentando novos métodos de ensino. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática (SD) para o conteúdo de Transformações Químicas com uma abordagem voltada para a educação ambiental pautado nos três momentos pedagógicos em uma turma do 6º ano no ensino fundamental em uma escola estadual na cidade de Apodi-RN. A pesquisa concentrou-se na abordagem qualitativa e aconteceu em duas etapas: 1) Revisão bibliográfica e 2) Pesquisa-ação. Na primeira etapa, a Revisão Bibliográfica foi realizada através de um Estado da Arte, trazendo um panorama atual das mais variadas estratégias desenvolvidas em Sequências Didáticas pautadas na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, apresentando resultados satisfatórios quanto aos seus objetivos, deixando claro toda a Sequência Didática utilizada e a aceitação e aprovação dos métodos pelos alunos. O Estado da Arte se utilizou da análise de conteúdo fundamentada na obra de Laurence Bardin (2009), como estratégia de organização e seleção do material a ser analisado. Na segunda etapa, a pesquisa-ação, foi desenvolvida a partir de quatro momentos: observação da escola e turma sede da pesquisa; desenvolvimento dos instrumentos de pesquisa (pré-teste e pós-teste); aplicação da Sequência Didática; Análises dos dados. A aplicação da Sequência Didática foi pautada na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos sob a perspectiva da Educação Ambiental como tema gerador. Essa metodologia, como o próprio nome já sugere, se apresenta em três momentos: Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimentos (AC). Os resultados para o pré-teste indicaram pouco ou quase nenhum domínio sobre a temática do conteúdo programático atrelado ao Meio Ambiente. No pós-teste, e com as análises contínua e processual durante a aplicação de toda a SD, foi possível perceber uma evolução na aprendizagem, principalmente pela interação dialógica dos alunos. Diante disso, espera-se que este trabalho de cunho social, no qual se configurou como um levantamento de dados sobre as mais variadas Sequências Didáticas pautada dos Três Momentos Pedagógicos, e ainda na construção e aplicação de uma Sequência Didática sob essa mesma perspectiva atrelando a Educação Ambiental, sirva como referência válida não apenas para o Ensino de Ciências, mas também para todas as áreas do conhecimento.

Sequência didática;Três Momentos Pedagógicos;Educação Ambiental;Ensino de Ciências
The teaching-learning process for Science Teaching, mainly the scientific conceptual relationship with the student's daily life, has been configuring itself as a great challenge. There are many discussions related to this approach and what criteria should be followed in order to have a quality education. Thinking about it, many researchers in this area seek alternatives to solve these needs by presenting new teaching methods. With this, this research had as main objective to develop a Didactic Sequence (SD) for the content of Chemical Transformations with an approach focused on environmental education based on the three pedagogical moments in a 6th grade class in elementary school in a state school in the city from Apodi-RN. The research focused on a qualitative approach and took place in two stages: 1) Literature review and 2) Action research. In the first stage, the Bibliographic Review was carried out through a State of the Art, bringing a current overview of the most varied strategies developed in Didactic Sequences based on the approach of the Three Pedagogical Moments, presenting satisfactory results regarding its objectives, making clear the entire Didactic Sequence used and the acceptance and approval of the methods by the students. O Estado da Arte used content analysis based on the work of Laurence Bardin (2009), as a strategy for organizing and selecting the material to be analyzed. In the second stage, the action-research, it was developed from four moments: observation of the school and class where the research was conducted; development of research instruments (pre-test and post-test); application of the Didactic Sequence; Data analysis. The application of the Didactic Sequence was based on the approach of the Three Pedagogical Moments from the perspective of Environmental Education as a generating theme. This methodology, as its name already suggests, is presented in three moments: Initial Problematization (IP), Knowledge Organization (OC) and Knowledge Application (AC). The results for the pre-test indicated little or no mastery over the theme of the syllabus linked to the Environment. In the post-test, and with the continuous and procedural analysis during the application of the entire SD, it was possible to perceive an evolution in learning, mainly due to the dialogic interaction of the students. In view of this, it is expected that this work of a social nature, in which it was configured as a survey of data on the most varied Didactic Sequences guided by the Three Pedagogical Moments, and also in the construction and application of a Didactic Sequence under this same perspective linking the Environmental Education, serve as a valid reference not only for Science Teaching, but also for all areas of knowledge.
Didactic sequence;Three Pedagogical Moments;Environmental education;Science teaching
01
122
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação -- CRISTINA EMANUELLY DA SILVA.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO COM ENFOQUE CTS NO IFRN: POSSIBILIDADES E ENTRAVES NA EDUCAÇÃO QUÍMICA

Banca Examinadora

LUCIANA MEDEIROS BERTINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE
LEONARDO ALCANTARA ALVES Docente - PERMANENTE
ALEXSANDRA CARVALHO DE SOUSA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 9

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer