O acesso ao mercado de trabalho para uma pessoa com deficiência não é garantia de inclusão. Trabalhadores surdos vivenciam diariamente barreiras comunicacionais, em decorrência da Libras não ser uma língua compartilhada entre seus companheiros de trabalho e as empresas contratantes, muitas vezes, não proporcionarem nenhum tipo de acessibilidade. Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo principal desenvolver um produto educacional que pudesse ser aplicado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), proporcionando e incentivando uma formação contínua e omnilateral no local de trabalho. Para a realização da pesquisa, optou-se por um método qualitativo, tendo como público-alvo, trabalhadores surdos e ouvintes de uma empresa de calçados. Utilizou-se da observação de campo e de entrevistas para a coleta de dados. A partir dos dados coletados, teve início o processo de análise sob a luz dos núcleos de significação. Comprovaram-se as hipóteses alçadas, de que havia problemas e dificuldade de comunicação no ambiente de trabalho, tanto na interação com os colegas, quanto na relação com a empresa que não oferecia acessibilidade. Também foi observado que havia grande empatia dos colegas ouvintes pelos surdos, como também predisposição para o aprendizado da Libras para a realização de comunicação com os pares. Mesmo havendo disposição para algum tipo de formação no aprendizado de Libras, imperavam as dificuldades dos trabalhadores, que encontravam barreiras em seus cotidianos. Diante do panorama encontrado após a análise dos dados, optou-se pelo desenvolvimento de um produto educacional (PE) na forma de uma cartilha interativa que abordasse o ensino de Libras e da cultura surda. O material desenvolvido foi disponibilizado a um grupo de trabalhadores ouvintes para manuseio e posterior avaliação. Por intermédio de um formulário, os participantes puderam apontar suas impressões e opiniões em relação ao produto educacional. Os resultados se mostraram positivos em diversos aspectos como: formato, qualidade das imagens, utilização de vídeos, expectativas, organização, alcance do objetivo. E negativos nos seguintes aspectos como: tempo disponibilizado e frequência no manuseio. A pesquisa demonstrou que a cartilha interativa é uma opção para abordagens iniciais sobre a libras e a cultura surda, servindo como um sensibilizador e abrindo portas para futuras formações de extensão. De qualquer forma, o contato com a temática sobre os surdos, causou alguma mudança naquele meio laboral, sendo observado pela atitude da empresa em lembrar e comemorar o dia nacional do surdo junto aos seus trabalhadores. Assim, após a conclusão desta pesquisa e a criação do produto educacional, inicia-se uma fase de divulgação do material, levando à filosofia formativa da EPT a outros espaços.