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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
“MEU PRIMEIRO SINAL” COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS RELAÇÕES LABORAIS ENTRE SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA MEDIAÇÃO PELA EPT
RAFAEL STRAIOTTO MINDIN
DISSERTAÇÃO
26/09/2023

O acesso ao mercado de trabalho para uma pessoa com deficiência não é garantia de inclusão. Trabalhadores surdos vivenciam diariamente barreiras comunicacionais, em decorrência da Libras não ser uma língua compartilhada entre seus companheiros de trabalho e as empresas contratantes, muitas vezes, não proporcionarem nenhum tipo de acessibilidade. Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo principal desenvolver um produto educacional que pudesse ser aplicado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), proporcionando e incentivando uma formação contínua e omnilateral no local de trabalho. Para a realização da pesquisa, optou-se por um método qualitativo, tendo como público-alvo, trabalhadores surdos e ouvintes de uma empresa de calçados. Utilizou-se da observação de campo e de entrevistas para a coleta de dados. A partir dos dados coletados, teve início o processo de análise sob a luz dos núcleos de significação. Comprovaram-se as hipóteses alçadas, de que havia problemas e dificuldade de comunicação no ambiente de trabalho, tanto na interação com os colegas, quanto na relação com a empresa que não oferecia acessibilidade. Também foi observado que havia grande empatia dos colegas ouvintes pelos surdos, como também predisposição para o aprendizado da Libras para a realização de comunicação com os pares. Mesmo havendo disposição para algum tipo de formação no aprendizado de Libras, imperavam as dificuldades dos trabalhadores, que encontravam barreiras em seus cotidianos. Diante do panorama encontrado após a análise dos dados, optou-se pelo desenvolvimento de um produto educacional (PE) na forma de uma cartilha interativa que abordasse o ensino de Libras e da cultura surda. O material desenvolvido foi disponibilizado a um grupo de trabalhadores ouvintes para manuseio e posterior avaliação. Por intermédio de um formulário, os participantes puderam apontar suas impressões e opiniões em relação ao produto educacional. Os resultados se mostraram positivos em diversos aspectos como: formato, qualidade das imagens, utilização de vídeos, expectativas, organização, alcance do objetivo. E negativos nos seguintes aspectos como: tempo disponibilizado e frequência no manuseio. A pesquisa demonstrou que a cartilha interativa é uma opção para abordagens iniciais sobre a libras e a cultura surda, servindo como um sensibilizador e abrindo portas para futuras formações de extensão. De qualquer forma, o contato com a temática sobre os surdos, causou alguma mudança naquele meio laboral, sendo observado pela atitude da empresa em lembrar e comemorar o dia nacional do surdo junto aos seus trabalhadores. Assim, após a conclusão desta pesquisa e a criação do produto educacional, inicia-se uma fase de divulgação do material, levando à filosofia formativa da EPT a outros espaços.

Surdo;Libras;Ambiente de trabalho;Cartilha;Inclusão;Educação profissional e Tecnológica.
Access to the labor market for a person with a disability is not a guarantee of inclusion. Deaf workers experience communication barriers on a daily basis, largely as a result of Libras not being a shared language among their workmates and contracting companies not providing any type of accessibility. Thus, this research had as main objective to develop an educational product that could be applied in the scope of Professional and Technological Education (EPT), providing and encouraging continuous and omnilateral training in the workplace. For the research progress , a qualitative method was chosen, having as target audience deaf and hearing workers from a footwear company. We have used field observation and interviews for data collection. Through the information gotten, the data analysis process began, through meaning cores methodology. After all the research and analysis, the hypotheses raised were confirmed.There were problems and difficulty in communication in the work environment, both in interaction with colleagues and in the relationship with the company that did not offer any type of accessibility. It was also observed that hearing colleagues had great empathy for the deaf and that there was a predisposition in learning Libras to communicate with peers. Even with the availability for some type of training in learning Libras, the difficulties of the workers prevailed, who found barriers in their daily lives. Given the panorama found after analyzing the data, it was decided to develop an educational product (PE) in the form of an interactive booklet that addressed the teaching of Libras and deaf culture. The material developed was made available to a group of hearing workers for handling and subsequent evaluation. Through a form filling, the participants were able to indicate their impressions and opinions regarding to the educational product. The results were positive in several aspects such as: format, quality of images, use of videos, expectations, organization, achievement of the objective. But they had negative aspects such as: time available, and frequency in handling. Even so, the final result was positive, as it demonstrated that the booklet is an option for initial approaches to Libras and the deaf culture, serving as a sensitizer and opening doors for future extension training. In any case, the contact with the theme about the deaf caused some change in that work environment, being observed by the company's attitude in remembering and celebrating the national day of the deaf with its workers. Thus, after the conclusion of this research and the creation of the educational product, a phase of dissemination of the material begins, taking the EPT's formative philosophy to other spaces.
Deaf;Brazilian sign language;Work Environment;Booklet;Inclusion;Professional and Technological Education.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_rafaelmindin.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Prodfissional e Tecnológica - GEPEPT

Banca Examinadora

EVA CRISTINA FRANCISCO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EVA CRISTINA FRANCISCO Docente - PERMANENTE
MICHELE OLIVEIRA DA SILVA Participante Externo
RIAMA COELHO GOUVEIA Docente - PERMANENTE
LUIZ ANTONIO XAVIER DIAS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MEU PRIMEIRO SINAL: CARTILHA INTERATIVA DE LIBRAS E CULTURA SURDA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
MEU PRIMEIRO SINAL ? UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHADORES SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE DE TRABALHO BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
MEU PRIMEIRO SINAL ? UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHADORES SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE DE TRABALHO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
MEU PRIMEIRO SINAL: CARTILHA INTERATIVA DE LIBRAS E CULTURA SURDA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
MEU PRIMEIRO SINAL: APRENDIZAGEM DE LIBRAS E CULTURA SURDA TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS
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