• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
EXPECTATIVAS DE FUTURO E HISTÓRIAS DE VIDA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL/RN
DEBORA DANTAS SILVA
DISSERTAÇÃO
28/04/2023

A presente pesquisa, inserida no âmbito da Educação Matemática, busca refletir sobre a aprendizagem matemática e a sua relação com os aspectos sociais de crianças da zona rural. Como problema de pesquisa delineamos: Qual a relação entre as histórias de vida até então (backgrounds) e as expectativas de futuro (foregrounds) dos alunos do campo com a aprendizagem matemática? Para responder a essa pergunta, delimitamos como objetivo geral compreender como os backgrounds e foregrounds dos alunos do campo estão relacionados com a intenção de aprendizagem matemática. No que se refere aos objetivos específicos destacamos: (a) investigar ligações dos backgrounds dos alunos com os significados atribuídos à aprendizagem dos conteúdos matemáticos; (b) compreender as implicações existentes entre o ensino de matemática e a formação dos foregrounds dos alunos; e (c) entender as relações do espaço campesino com as formações dos backgrounds e foregrounds dos alunos. Utilizamos a abordagem qualitativa e nos ancoramos na metodologia da História Oral, com inspiração na Sociopoética, com uso de um roteiro de entrevista como técnica de produção de dados realizado com nove crianças regularmente matriculadas no 4º e 5º anos na rede municipal da cidade de Serra do Mel, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Nosso aporte teórico são os autores que discutem a Educação Matemática Crítica, em particular as noções de Foreground e Backgrounds, aprendizagem significativa, subjetividade e saberes sociais, a saber: Skovsmose (2008) e (2018), Moreira (2011) e Freire (1996) e Lins (2004), entre outros. Como estratégia para análise de dados optamos por mobilizar a Análise Narrativa de Narrativas. Compreendemos que os aspectos sociais, culturais e financeiros presentes na vida das crianças da zona rural de Serra do Mel/RN estão diretamente relacionados aos seus foregrounds e ao interesse e desempenho na disciplina de matemática. Ainda, conseguimos compreender que encararem a matemática estritamente do ponto de vista escolar, as crianças participantes do estudo não conseguiram estabelecer relações desta com a realidade contextual, no entanto, a partir de uma forma mais dinâmica, os participantes conseguiram associar a matemática às atividades do cotidiano da comunidade. Além da influência dos aspectos sociais, conseguimos perceber que as experiências vivenciadas com a matemática também influenciam na formação dos foregrounds dos sujeitos.

Educação Matemática Crítica;Narrativas;Subjetividade;Significado;Contexto social campesino
This research, inserted in the field of Mathematics Education, seeks to reflect on mathematical learning and its relationship with the social aspects of children in rural areas. In this way, as a research problem, we outlined: What is the relationship between the life stories up until then (backgrounds) and the future expectations (foregrounds) of rural students with mathematical learning? To answer this question, we set out as a general objective to understand how the backgrounds and foregrounds of rural students are related to the intention of learning mathematics. With regard to the specific objectives, we highlight: (a) investigating links between students' backgrounds and the meanings attributed to learning mathematical content; (b) understand the existing implications between the teaching of mathematics and the formation of students' foregrounds; and (c) understand the relationships between the rural space and the students' backgrounds and foregrounds. The qualitative approach was used, anchoring in the methodology of Oral History, inspired by Sociopoetics, using an interview script as a data production technique carried out with nine children regularly enrolled in the 4th and 5th grades at the municipality schools of the Serra do Mel city, located in the interior of Rio Grande do Norte. As a theoretical contribution, authors who discuss Critical Mathematics Education were used, in particular the notions of Foreground and Backgrounds, meaningful learning, subjectivity and social knowledge, namely: Skovsmose (2008) and (2018), Moreira (2011) and Freire (1996) and Lins (2004), among others. As a strategy for data analysis, it was decided to mobilize the Narrative Analysis of Narratives. With this, it was understood that the social, cultural and financial aspects present in the lives of children in the rural area of Serra do Mel/RN are directly related to their background, interest and performance in the mathematics discipline. It was also possible to understand that, when faced with mathematics strictly from a school point of view, the children participating in the study were unable to establish relationships between it and the contextual reality. However, from a more dynamic point of view, participants were finally able to associate mathematics with daily activities in the community. Thus, in addition to the influence of social aspects, it was possible to perceive that the experiences with mathematics also influence the formation of the subjects' foregrounds.
Critical Mathematics Education;Narratives;Subjectivity;Meaning;Rural social context
01
245
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissetação - Débora Dantas Silva - Versão Final .pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Ensino de Matemática no Nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições

Banca Examinadora

MARCELO BEZERRA DE MORAIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
MARIA EDNEIA MARTINS SALANDIM Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer