Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE
ELAINE CRISTINA DO NASCIMENTO SOUSA SALES
DISSERTAÇÃO
19/05/2023

Na perspectiva de uma formação cidadã, através do ensino de Química, este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, orientada pelo seguinte questionamento: como o Projeto Pedagógico Curricular dos cursos de Licenciatura em Química têm estruturado o exercício da cidadania por meio da alfabetização científica e tecnológica e das relações entre ciências, tecnologia e sociedade? O principal objetivo é analisar a presença da ACT e da abordagem CTS nos Projetos Pedagógicos Curriculares do Curso de Licenciatura em Química, ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos estados da Região Nordeste. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa documental sobre os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) de, pelo menos, um campus por estado. As técnicas utilizadas foram: a análise de conteúdo de Bardin (2022); e para a construção das unidades de registros, a análise temática de Minayo (2021). Para a organização das categorias, foi utilizado, a priori, o terceiro indicador de AC, propostos por Sasseron e Carvalho (2011), que busca estabelecer o entendimento das relações existentes entre CTSA. O processo de investigação e leitura da estrutura geral e das ementas das disciplinas gerou quatro grupos de análises: I) disciplinas com propostas didáticas; II) propostas de desenvolvimento de projetos/práticas; III) disciplinas com propostas metodológicas de contextualização; e IV) disciplinas com nomenclatura CTS. Concluímos que é possível inferir a presença dos elementos da ACT e CTS em alguns cursos, ainda que para a maioria é incipiente a sua presença, uma vez que se constatou um grande espaço de propostas formativas baseadas no modelo tradicional de aprendizagem, dessa forma, distanciada da perspectiva de uma aprendizagem por meio da formação científica ampla, na qual os futuros egressos possam contribuir significativamente para discussões de ordem da ACT e para a educação CTS.

Projeto Político Pedagógico;Formação de professores de Química;Alfabetização científica e tecnológica;Educação CTS
From the perspective of citizenship formation, through the teaching of Chemistry, this work presents a qualitative research, guided by the following question: how the Pedagogical Curricular Project of the Degree in Chemistry courses has structured the exercise of citizenship through scientific and technological literacy and of the relationships between science, technology and society? The main objective is to analyze the presence of the STL and the STS approach in the Pedagogical Curriculum Projects of the Degree in Chemistry, offered by the Federal Institutes of Education, Science and Technology of the states of the Northeast Region. Data were collected through a documentary research on Curricular Pedagogical Projects (CPP) of at least one campus per state. The techniques used were: Bardin's content analysis (2022); and for the construction of record units, the thematic analysis by Minayo (2021). For the organization of categories, the third SL indicator was used, a priori, proposed by Sasseron and Carvalho (2011), which seeks to establish an understanding of the existing relationships between STSE. The process of investigation and reading of the general structure and syllabi of the disciplines generated four groups of analyses: I) disciplines with didactic proposals; II) proposals for the development of projects/practices; III) disciplines with methodological proposals for contextualization; and IV) disciplines with STS nomenclature. It was concluded that it is possible to infer the presence of STL and STS elements in some courses, although for most their presence is incipient, since a large space of training proposals based on the traditional model of learning was found, thus , distanced from the perspective of learning through broad scientific training, in which future graduates can significantly contribute to STL discussions and STS education.
Pedagogical Political Project;Training of Chemistry teachers;Scientific and technological literacy;STS Education
01
100
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - IFRN - OK.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Formação de professores de Ciências e Química: Um estudo sobre a abordagem CTS no ensino básico e superior

Banca Examinadora

ALBINO OLIVEIRA NUNES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LEONIR LORENZETTI Participante Externo
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE
ALBINO OLIVEIRA NUNES Docente - PERMANENTE
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.