• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
INTERFACES DO NOVO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: O PROMÉDIO SEMI-INTEGRAL E SUAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
JOAS FERREIRA DE ANDRADE
DISSERTAÇÃO
29/08/2023

A presente pesquisa tem por meta apresentar algumas características do Novo Ensino Médio e a implantação do Projeto Promédio Semi-Integral como proposta piloto em cinco escolas localizadas na cidade de Natal, jurisdicionadas à primeira Diretoria Regional de Ensino e Cultura do Rio Grande do Norte – 1ª DIREC-SEEC/RN, bem como, as perspectivas desse para o ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que mobiliza conceitos da Pedagogia Freireana, os quais fundamentam a hipótese deste estudo. Foi também mobilizado alguns pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa em razão da profissionalização docente e o ensino de matemática, como os estudos de Saviani (2009), Moreira (2013), Souza (2012), Paulino Filho (2008) e Perez (2021). A pesquisa respalda-se em fontes primárias e secundárias, nas quais tomou-se por fonte primária, documentos oficiais, tais como a legislação para o ensino médio e o Projeto Promédio Semi-Integral, elaborado pela SEEC/RN. As fontes secundárias são compostas por entrevistas e questionários aplicados a alguns gestores e professores das cinco escolas participantes do projeto Promédio Semi-Integral no ano de 2017. Como instrumento de pesquisa fez-se uso da entrevista semiestruturada e o tratamento dos dados coletados foi realizado por meio da interpretação do conteúdo e análise documental. Como resultados nos processos pedagógicos, conclui-se que foi negligenciada uma formação com melhor qualidade em busca da preparação e qualificação de docentes para atuação no Projeto Pró-médio. Já em relação à estrutura das escolas, que consequentemente impacta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, desvelou-se um problema crônico noqual foi possível detectar ambientes com déficit de bibliotecas, laboratórios de ciências, laboratórios de matemática e laboratórios de informática, enfim, de melhorias organizacionais para o desenvolvimento do projeto Pró-Médio. Além dessas situações de falta de preparo das escolas e dos docentes para o trabalho com o Pró-Médio, constatou-se que houve uma aceitação por parte dos docentes e gestores em relação ao programa das disciplinas e em especial à Matemática, pois os estudantes tiveram oportunidade de ter estudos adicionais na carga horária e reforço dos conteúdos ministrados nas aulas programadas, elevando o nível de aprendizagem. Espera-se, com esse estudo, sensibilizar, de algum modo, as autoridades competentes para que encaminhem e reúnam melhores condições de estruturadas físicas nas escolas além de profissionais competentes em sua formação inicial e continuada, para exercerem com dignidade suas funções docentes e, assim, formar cidadãos críticos e capacitados para viver, conviver, construir e reconstruir a vida em sociedade.

Novo Ensino Médio;Projeto Promédio Semi-Integral;Formação Docente;Ensino de Matemática
This research aims to present some characteristics of the New High School and the implementation of Projeto Promédio Semi-Integral as a pilot proposal in five schools located in the city of Natal, under jurisdiction of Primeira Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte – 1st DIREC-SEEC/RN, as well as the perspectives of this project for teaching mathematics. This’s research with a qualitative approach, which mobilizes concepts of Freirean Pedagogy, which underlie the hypothesis of this study. Some theoretical assumptions that underlie our research were also mobilized due to teacher professionalization and mathematics teaching, such as the studies by Saviani (2009), Moreira (2013), Souza (2012), Paulino Filho (2008) and Perez (2021), among others. The research is based on primary and secondary sources, that taked as primary source some official documents, such as legislation for secondary education and the Projeto Promédio Semi-Integral, prepared by SEEC/RN. secondary sources consist of interviews and questionnaires applied to some administrators and teachers of five schools participating in the Projeto Promédio Semi-Integral in 2017. As a research instrument, were used the semi-structured interview and the treatment of collected data was conducted through the interpretation of content and document analysis. As a result of pedagogical processes, it’s concluded that better quality training was neglected in search at preparation and qualification of teachers to work at Projeto Promédio. In relation of structure of schools, which consequently impacts on the teaching-learning process of students, a chronic problem was reveal where it was possible to detect environments with a deficit of libraries, science laboratories, mathematics laboratories and computer labs, in short of organizational improvements for development of Projeto Promédio. In addition to these situations of lack of preparation of schools and teachers to work with the Promédio, it was found that there was an acceptance by teachers and managers in relation to program of subjects and especially Mathematics, as students had opportunity to have additional studies at workload and reinforcement of contents taught in the scheduled classes, raising the level of learning. The hope, with this study, to sensitize, in some way, the competent authorities so that they forward and gather better conditions of physical structure in schools and competent professionals in their initial and continued formation, to exercise their teaching functions with dignity and, thus, form critical citizens and trained to live, coexist, build and rebuild life in society.
New High School;Semi-Full Projeto Promedio;Teacher Training;Mathematics Teaching
01
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final - JOAS ANDRADE.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Ensino de Matemática no Nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições

Banca Examinadora

MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS Docente - COLABORADOR
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE Participante Externo
MARCELO NUNES COELHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer