A presente pesquisa tem por meta apresentar algumas características do Novo Ensino Médio e a implantação do Projeto Promédio Semi-Integral como proposta piloto em cinco escolas localizadas na cidade de Natal, jurisdicionadas à primeira Diretoria Regional de Ensino e Cultura do Rio Grande do Norte – 1ª DIREC-SEEC/RN, bem como, as perspectivas desse para o ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que mobiliza conceitos da Pedagogia Freireana, os quais fundamentam a hipótese deste estudo. Foi também mobilizado alguns pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa em razão da profissionalização docente e o ensino de matemática, como os estudos de Saviani (2009), Moreira (2013), Souza (2012), Paulino Filho (2008) e Perez (2021). A pesquisa respalda-se em fontes primárias e secundárias, nas quais tomou-se por fonte primária, documentos oficiais, tais como a legislação para o ensino médio e o Projeto Promédio Semi-Integral, elaborado pela SEEC/RN. As fontes secundárias são compostas por entrevistas e questionários aplicados a alguns gestores e professores das cinco escolas participantes do projeto Promédio Semi-Integral no ano de 2017. Como instrumento de pesquisa fez-se uso da entrevista semiestruturada e o tratamento dos dados coletados foi realizado por meio da interpretação do conteúdo e análise documental. Como resultados nos processos pedagógicos, conclui-se que foi negligenciada uma formação com melhor qualidade em busca da preparação e qualificação de docentes para atuação no Projeto Pró-médio. Já em relação à estrutura das escolas, que consequentemente impacta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, desvelou-se um problema crônico noqual foi possível detectar ambientes com déficit de bibliotecas, laboratórios de ciências, laboratórios de matemática e laboratórios de informática, enfim, de melhorias organizacionais para o desenvolvimento do projeto Pró-Médio. Além dessas situações de falta de preparo das escolas e dos docentes para o trabalho com o Pró-Médio, constatou-se que houve uma aceitação por parte dos docentes e gestores em relação ao programa das disciplinas e em especial à Matemática, pois os estudantes tiveram oportunidade de ter estudos adicionais na carga horária e reforço dos conteúdos ministrados nas aulas programadas, elevando o nível de aprendizagem. Espera-se, com esse estudo, sensibilizar, de algum modo, as autoridades competentes para que encaminhem e reúnam melhores condições de estruturadas físicas nas escolas além de profissionais competentes em sua formação inicial e continuada, para exercerem com dignidade suas funções docentes e, assim, formar cidadãos críticos e capacitados para viver, conviver, construir e reconstruir a vida em sociedade.