• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E O CONSUMISMO: Uma proposta de construção da cidadania à luz da CTS MOSSORÓ-RN 13/07/
MARCOS DE SOUSA XAVIER
DISSERTAÇÃO
13/07/2023

A geração de resíduos sólidos urbanos é uma problemática socioambiental muito cara para a nossa sociedade. E os esforços da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) ainda não conseguiram atingir metas aceitáveis nesse sentido. Nessa perspectiva, a onda do consumismo incorporada como modismo para a população através das redes sociais vem a ser um reforço negativo em relação ao alcance do equilíbrio em termos do gerenciamento desses resíduos. Em adição a isso, percebe-se que o ensino de Química pode vir a ter um papel de resguardar as questões socioambientais no seu fazer pedagógico. Por conseguinte, uma vertente importante que se considera neste estudo é que os “Conceitos Básicos da Química Orgânica” apresenta-se como um possível tópico em potencial para se criar diálogos interdisciplinares com as demandas socioambientais supracitadas. Nessa estrutura, emerge o enfoque ou abordagem educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade - CTS. Perante o exposto, esse trabalho teve o intuito de Investigar como a implementação de uma sequência didática de enfoque CTS pode viabilizar a construção da cidadania a partir da “Geração de Resíduos Sólidos Urbanos” e do “Consumismo” com indicativo de conexão com os “Conceitos Básicos da Química Orgânica”. Podemos classificar essa pesquisa como explicativa e exploratória e, quanto a abordagem dos dados coletados, quantitativa e qualitativa. Nossa fundamentação teórica esteve pautada basicamente em: ABRELPE (2020); BRASIL (2010); Santos, Costa e Santos (2019); Bittencourt (2011); Costa (2012); Von Linsenger (2007); Auler (2003); Xavier e Alves (2022); Setti, Gibin e Ferreira (2018) e Macedo (2018) enquanto nosso percurso metodológico apoiou-se em: Bogdan e Biklen (1997); Morettin e Bussab (2010); Bardin (2011); Monteiro e Hora (2013); Tripp (2005); Albino et. al. (2021); Camargo e Justo e Alonço (2022). Basicamente nosso percurso metodológico foi dividido em três etapas distintas. Sendo que a primeira foi o levantamento e análise das produções acadêmicas mediados pelo software IRAMUTEQ e também por meio de leituras flutuantes. Em seguida, tivemos a análise documental que incluiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projeto Político Pedagógico (PPP) e PNRS, de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Por último, foi desenvolvida e aplicada a pesquisa-ação em forma de “oficinas” para os estudantes da terceira série do ensino médio da EEM Lauro Rebouças de Oliveira. A respeito da análise de conteúdos da BNCC, PPP e PNRS foi possível constar o surgimento de categorias como o “Ensino de Química” e “Abordagem CTS” (BNCC); a “Interdisciplinaridade no ensino escolar a serviço da formação para a cidadania” (PPP) e Geração de Resíduos Urbanos e Consumo (GRSU). Sendo que, tais categorias emergentes dos documentos averiguados se comunicam direta ou indiretamente com o nosso objeto de pesquisa supracitado. Em relação ao Estado do Conhecimento consideramos que a relação entre o gerenciamento de resíduos urbanos e o consumismo para o ensino da Química se constitui como uma ação pedagógica inovadora, uma vez que nenhuma das produções acadêmicas levantadas montou uma estratégia com estes moldes. Acerca da terceira etapa dessa pesquisa, em que se desenvolveu encontros em formatos de oficinas, as quais foram denominadas de “Trabalhando o Consumismo” e “A construção de fórmulas planas a partir do reaproveitamento de resíduos”. Essas mesmas tiveram uma aceitação consideravelmente positiva por parte dos discentes conforme indicado pelo questionário final. Vale ressaltar que a Produção textual Dirigida (PDT) tanto foi capaz de nos fornecer um panorama minucioso sobre o que eles pensam sobre esses temas como também foi uma oportunidade para os discentes tecerem e amadurecerem seus argumentos para com essas problemáticas abordadas, ação na qual é de grande valia para a construção da cidadania.

Resíduos sólidos urbanos;Consumismo;Cidadania;Conceitos Básicos da Química Orgânica;Abordagem CTS;Oficinas;PTD;IRAMuTeQ
The generation of urban solid waste is a very expensive socio-environmental problem for our society. And the efforts of the National Solid Waste Policy (PNRS) have not yet managed to reach acceptable targets in this regard. In this perspective, the wave of consumerism incorporated as a fad for the population through social networks comes to be a negative reinforcement in relation to achieving balance in terms of managing this waste. In addition to this, it is perceived that the teaching of Chemistry may play a role in safeguarding socio-environmental issues in its pedagogical work. Therefore, an important aspect that is considered in this study is that the “Basic Concepts of Organic Chemistry” indicates the potential that could create an interdisciplinary dialogue with these socio-environmental demands mentioned above. In this structure, the focus or educational approach Science-Technology-Society - STS emerges. In view of the above, this work aimed to investigate how the implementation of a didactic sequence of STS approach can enable the construction of citizenship from the "Generation of Urban Solid Waste" and "Consumerism" with an indication of connection with the "Concepts Basics of Organic Chemistry”. We can classify this research as explanatory and exploratory and, regarding the approach of the collected data, quantitative and qualitative. Our theoretical foundation was basically based on: ABRELPE (2020); BRAZIL (2010); Santos, Costa and Santos (2019); Bittencourt (2011); Costa (2012); Von Linsenger (2007); Auler (2003); Xavier and Alves (2022); Setti, Gibin and Ferreira (2018) and Macedo (2018) while our methodological path was based on: Bogdan and Biklen (1997); Morettin and Bussab (2010); Bardin (2011); Monteiro and Hora (2013); Tripp (2005); Albino et. al. (2021); Camargo and Justo and Alonço (2022). Basically, our methodological path was divided into three distinct stages. The first was the survey and analysis of academic productions mediated by the IRAMUTEQ software and also through floating readings. Then, we had the documental analysis that included the National Common Curricular Base (BNCC), Pedagogical Political Project (PPP) and PNRS, according to the content analysis technique of Bardin (2011). Finally, action research was developed and applied in the form of “workshops” for third grade high school students at EEM Lauro Rebouças de Oliveira. Regarding the content analysis of the BNCC, PPP and PNRS, it was possible to observe the emergence of categories such as “Teaching Chemistry” and “STS Approach” (BNCC); “Interdisciplinarity in school teaching at the service of training for citizenship” (PPP) and Generation of Urban Waste and Consumption (GRSU). Since, such emerging categories of the investigated documents communicate directly or indirectly with our aforementioned research object. Regarding the State of Knowledge, we consider that the relationship between the management of urban waste and consumerism for the teaching of Chemistry is configured as an innovative pedagogical action, since none of the academic productions surveyed set up a strategy along these lines. About the third stage of this research, in which meetings were held in workshop formats, which were called “Working with Consumerism” and “The construction of flat formulas from the reuse of waste”. These had a considerably positive acceptance by the students, as indicated by the final questionnaire. It is worth mentioning that the Directed Textual Production (PDT) was both able to provide us with a detailed overview of what they think about these themes and it was also an opportunity for students to weave and mature their arguments regarding these addressed issues, an action in which it is of great value for the construction of citizenship.
Urban solid waste;Consumerism;Citizenship;Basic Concepts of Organic Chemistry;CTS Approach;Workshops;PTD;IRAMuTeQ
1
161
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO-MARCOS SOUSA-FINAL--2023.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO COM ENFOQUE CTS NO IFRN: POSSIBILIDADES E ENTRAVES NA EDUCAÇÃO QUÍMICA

Banca Examinadora

LEONARDO ALCANTARA ALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALBINO OLIVEIRA NUNES Docente - PERMANENTE
ROSANA FRANZEN LEITE Participante Externo
LEONARDO ALCANTARA ALVES Docente - PERMANENTE
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer