• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM AUXÍLIO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA ESCOLA DO SEMIÁRIDO POTIGUAR
RAYUSKA DAYELLY DE ANDRADE
DISSERTAÇÃO
31/08/2023

Esta pesquisa aborda práticas pedagógicas com auxílio da tecnologia assistiva com professores da educação básica numa escola do semiárido potiguar. Desse modo, busca compreender elementos que subsidiam as práticas pedagógicas dos professores que atuam com estudantes com deficiência, na escola pública, e que enfrentam entraves na compreensão da proposta pedagógica inclusiva do público alvo da Educação Especial. Esse público, na maioria das vezes, fica fora do processo de ensino e aprendizagem por não haver profissionais qualificados e/ou preparados que possam atender suas especificidades. Nesse sentido, traçamos como objetivo geral, analisar as práticas pedagógicas dos professores com relação ao uso de Tecnologia Assistiva em uma escola pública no município de Angicos/RN. A investigação se insere no contexto da pesquisa qualitativa, onde se busca o entendimento da problemática no seu contexto, seguindo os passos da pesquisa colaborativa proposto por Ibiapina (2008), em virtude de permitir ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação. Trata-se de um processo de investigação na ação, que possibilita a reflexão e a colaboração entre os participantes e a pesquisadora. Os resultados apontam que quando o professor passa pelo processo de capacitação, e tem sensibilidade e compromisso, é possível que ele crie vias de acesso para ofertar um ensino apropriado aos estudantes com NEE. Constata-se que a TA não trouxe só significado para prática pedagógica das professoras, mas chances para o ensino e aprendizagem acontecer no interior da sala de aula, uma vez que cooperou para que a inclusão acontecesse e os estudantes saíssem do nível de dificuldades em que se encontravam e chegassem a obter sucesso nas atividades propostas. Ficou perceptível que essas práticas despertaram interesses em outras professoras, de modo que elas se sentiram motivadas a utilizar esses recursos em suas aulas, a fim de auxiliar estudantes que apresentavam dificuldades com os conteúdos. Espera-se com os resultados, trazer reflexões sobre as práticas dos docentes e ampliar os debates em relação à educação inclusiva e ao uso da tecnologia assistiva como possibilidade de incentivar e melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes com deficiência na rede pública de ensino.

Educação Inclusiva;Tecnologia Assistiva;Estudantes com Deficiência;Professores de Escola Pública
This investigation looks at pedagogical practices using assistive technology with basic education teachers in a school in the semi-arid region of Rio Grande do Norte . In this way, it seeks to understand elements that support the pedagogical practices of teachers who work with students with disabilities in public schools and who face obstacles in understanding the inclusive pedagogical proposal for the target audience of Special Education. Most of the time, these students are left out of the teaching and learning process because there are no qualified and/or prepared professionals to meet their specific needs. With this in mind, our general objective was to analyze the pedagogical practices of teachers in relation to the use of Assistive Technology in a public school in Angicos/RN. The investigation is part of qualitative research, which seeks to understand the problem in its context, following the steps of collaborative research proposed by Ibiapina (2008), because it allows the researcher to act in two fields: research and training. It is a process of investigation in action, which enables reflection and collaboration between the participants and the researcher. The results show that when teachers go through the training process and are sensitive and committed, they can create access routes to offer appropriate teaching to students with NEE. It can be seen that TA not only brought meaning to the teacher's pedagogical practice, but also chances for teaching and learning to take place inside the classroom, since it helped inclusion to happen and the students to get out of their difficulties and succeed in the proposed activities. It was noticeable that these practices aroused interest in other teachers, so that they felt motivated to use these resources in their classes in order to help students who had difficulties with the content. It is hoped that the results will provide a basis for reflection on teachers' practices and broaden the debate on inclusive education and the use of assistive technology as a way of encouraging and improving the teaching and learning of students with disabilities in the public school system.
Inclusive education;Assistive Technology;Students with disabilities;Public school teachers
1
113
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final - Rayuska Dayelly de Andrade.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Discurso, verdade e governo: intersecções entre saúde, mídias digitais e ensino

Banca Examinadora

MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
MARIANA DE BRITO MAIA Participante Externo
MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer