• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
DESAFIO DA DOCÊNCIA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: AS TDIC´S E O ENSINO REMOTO
AGSNEIDE SIMONE DA SILVA
DISSERTAÇÃO
28/08/2023

As novas dinâmicas que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) provocaram no ensino de ciências, diante o contexto do ensino remoto emergencial, foram desafiadoras para todos os docentes. A utilização esses recursos acarretou muitos desafios aos professores e alunos, principalmente àqueles que não tinham conhecimento de como utilizá-los e agregar a essas tecnologias a sua didática cotidiana. Diante do exposto, essa pesquisa se propôs a analisar a dinâmica dos professores do ensino fundamental II frente ao uso das TDIC’s, dentro do contexto das aulas remotas no ensino de ciências, e a forma como elas influenciaram suas práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se, inicialmente, pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, para analisar o material disponível na literatura. Para coleta dos dados fez-se o uso de questionários online e entrevistas semiestruturadas aplicadas em meio digital. Nosso público-alvo foram os professores de ciências do Ensino Fundamental II de uma escola localizada na cidade de Mossoró/RN. A pesquisa possibilitou compreender que cabe ao professor reconhecer a importância e a necessidade do aperfeiçoamento do uso das TDIC’s ao ensino de ciências, no cotidiano de sua prática pedagógica. Percebemos também que, tantos professores quanto alunos, tiveram a possibilidade de explorar as diferentes linguagens presentes nos textos, animações, simulações, experimentos, relatórios, vídeos e exercícios postados. Sendo assim, os recursos digitais forneciam uma nova gama de conhecimento. Vale destacar que, na contemporaneidade, o papel do professor não é mais o de transmissor do conhecimento, mas de mediador, um profissional capaz de traçar estratégias que permita ao aluno a pensar e agir de forma autônoma, crítica e reflexiva em prol da ciência.

Ensino de Ciências;TDIC’s;Ensino Remoto
The new dynamics that Digital Information and Communication Technologies (TDIC’s) brought about in science teaching, in the context of emergency remote teaching, were challenging for all teachers. The use of these resources posed many challenges for teachers and students, especially those who had no knowledge of how to use them and add these technologies to their daily teaching. In view of the above, this research proposed to analyze the dynamics of elementary school II teachers in relation to the use of TDIC's, within the context of remote classes in science teaching, and the way in which they influenced their pedagogical practices. To develop this research, we initially opted for bibliographical research with a qualitative approach, to analyze the material available in the literature. To collect data, online questionnaires and semistructured interviews were applied digitally. Our target audience were science teachers from Elementary School II at a school located in the Mossoró/RN Town. The research made it possible to understand that it is up to the teacher to recognize the importance and need to improve the use of TDIC’s in science teaching, in their daily pedagogical practice. We also noticed that both teachers and students had the opportunity to explore the different languages present in the texts, animations, simulations, experiments, reports, videos and exercises posted. In other words, digital resources provided a new range of knowledge. It is worth highlighting that, in contemporary times, the role of the teacher is no longer that of transmitter of knowledge, but of mediator, a professional capable of devising strategies that allow students to think and act autonomously, critically and reflectively in favor of science.
Science teaching;DTIC’s;Remote teaching
01
93
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Agsneide Simone da Silva (1) - 28-11-23.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Alfabetização científica e tecnológica para a compreensão das relações Ciência e Tecnologia na Educação Científica

Banca Examinadora

LUCIANA MEDEIROS BERTINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LEONARDO ALCANTARA ALVES Docente - PERMANENTE
JEFFERSON QUEIROZ LIMA Participante Externo
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer