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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Matemática em Rede Nacional (31075010001P2)
Desigualdades matemáticas: uma proposta de ensino na perspectiva do novo ensino médio
FABIO GOMES DE LIMA
DISSERTAÇÃO
06/07/2023

Este trabalho apresenta um Produto Educacional (PE), voltado para o ensino de desigualdades matemáticas na última etapa do ensino básico, considerando o atual momento de reestruturação curricular à luz do Novo Ensino Médio Novo Ensino Médio (NEM), Lei N° 13.415/2017 e às diretrizes da Secretaria da Educação do Ceará SEDUC-CE. Serão abordadas, desigualdades: triangular, entre as médias, Cauchy-Schwarz, Bernoulli e Jensen, no formato de unidades curriculares eletivas, a serem potencialmente inseridas no catálogo de eletivas da SEDUC-CE e ministradas nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Ceará. Os fundamentos teóricos utilizados, se baseiam, fortemente, na Zona de Desenvolvimento Proximal Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Semionovitch Vigotski e na teoria de resolução de problemas de George Polya. Este trabalho ficará à disposição dos professores, para utilização em sala de aula, como material de apoio, uma vez que, reúne uma teoria acessível e uma quantidade considerável de problemas resolvidos.

Desigualdades Matemáticas;Novo Ensino Médio;Unidades Curriculares Eletivas
This work presents an Educational Product (PE), aimed at teaching mathematical inequalities in the last stage of basic education, considering the current moment of curricular restructuring in light of the New Secondary Education (NEM), Law No. 13.415/2017 and the guidelines of the Secretariat of Education of Ceará (SEDUC-CE). Inequalities, will be addressed: triangular, between the averages, Cauchy-Schwarz, Bernoulli and Jensen, in the format of elective curricular units, to be potentially inserted in the catalog of electives of SEDUC-CE and taught in High Schools in Full Time in Ceará . The theoretical foundations used are strongly based on the Zone of Proximal Development () by Lev Semionovitch Vygotsky and the theory of problem solving by George Polya. This work will be available to teachers, for use in the classroom, as support material, since it brings together an accessible theory and a considerable amount of solved problems.
Mathematical Inequalities;New High School;Elective Course Units
1
100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Fabio Gomes de Lima.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
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Banca Examinadora

EDVALTER DA SILVA SENA FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDVALTER DA SILVA SENA FILHO Docente - PERMANENTE
AILTON CAMPOS DO NASCIMENTO Docente - COLABORADOR
JOSE NILTON DE ABREU COSTA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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