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Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Matemática em Rede Nacional (31075010001P2)
ENSINO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM TURMAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
BRUNA RIBEIRO LACERDA
DISSERTAÇÃO
01/09/2023

O presente trabalho disserta sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção de sequências didáticas para o ensino de funções afim em turmas da 1ª série do Ensino Médio no Brasil, sob as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei do Novo Ensino Médio (13.415/2017). A princípio, fez-se um estudo do desenvolvimento histórico do conceito de função, na intenção de esclarecer a sua abrangência, e consequentemente as dificuldades apresentadas no seu processo de ensino-aprendizagem, bem como sua importância em aplicações de situações cotidianas. Em seguida, há uma breve apresentação das orientações de ensino da BNCC, competência 4, habilidade (EM13MAT501), no ensino de Matemática e suas tecnologias, bem como uma discussão sobre as potencialidades e dificuldades apresentadas na implantação das TIC na educação. Além disso, apresenta-se a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) e os princípios propostos por Mayer (2009) apud Barros (2013) a serem observados no processo de construção de atividades apoiadas em recursos multimídia. O texto se debruça ainda sobre a análise de uma sequência didática, construída para este trabalho, que utiliza o software GeoGebra, aplicada na 1ª série do Ensino Médio, a qual conduziu às seguintes observações: o uso das TIC é bem-vindo no ensino da Matemática no Ensino Médio, mas que é preciso se fundamentar teoricamente no intuito de garantir os resultados almejados, isto é, percebe-se que, no percurso da sequência didática, podem ser necessárias adequações, o que demanda atenção e cuidado constantes do professor.

Funções Afim.;Tecnologias da Informação e Comunicação;GeoGebra;Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia;Sequência Didática
The present work discusses the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the construction of didactic sequences for the teaching of linear functions in 1st year high school classes in Brazil, under the guidelines of the National Common Core (BNCC) and the New High School Law (13.415/2017). Initially, a study of the historical development of the function concept was carried out, intending to clarify its scope, and consequently the difficulties presented in its teaching-learning process, as well as its importance in applications of everyday situations. Then, there is a brief presentation of the BNCC teaching guidelines, competence 4, skill (EM13MAT501), in Mathematics teaching and its technologies, as well as a discussion about the potentials and difficulties presented in the implementation of ICT in education. We present, the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML), and the principles proposed by Mayer (2009) apud Barros (2013) to be observed in the construction of activities supported by multimedia resources. The text also delves into the analysis of a didactic sequence, developed for this study, which uses the GeoGebra software, applied to the 1st year of High School, leading to the following observations:: the use of ICT is welcome in teaching mathematics in high school, but it is necessary to be theoretically grounded in order to guarantee the desired results, that is, it is noticed that, in the course of the didactic sequence, adjustments may be necessary, which requires constant attention and care from the teacher.
Linear Functions;Information and Communication Technologies;GeoGebra;Cognitive Theory of Multimedia Learning;Didactic Sequence.
Único
83
PORTUGUES
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
BRUNA_RIBEIRO_LACERDA.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA
Ensino Básico de Matemática e Aplicações

Banca Examinadora

GILMER JACINTO PERES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILMER JACINTO PERES Docente - PERMANENTE
PEDRO HENRIQUE PEREIRA DALDEGAN Docente - PERMANENTE
DIMAS FELIPE DE MIRANDA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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