• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O ENSINO DE INGLÊS EM PERSPECTIVA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DOS DISCURSOS DE ESTUDANTES
RAMILSON MEDEIROS DE MACEDO
DISSERTAÇÃO
30/10/2023

Na escola pública, o ensino de língua inglesa ainda é alvo de muitas indagações passando por várias discussões na esfera acadêmica. Parte dessas discussões se dá pela pesquisa realizada por professores-pesquisadores, no âmbito acadêmico, que refletem sobre sua própria prática profissional na escola pública. Com o propósito de contribuir com a continuidade desse debate e de forma a promover uma formação dos estudantes como cidadãos críticos, este estudo objetiva analisar o discurso dos estudantes de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Mossoró-RN frente ao ensino de língua inglesa em perspectiva crítica para a formação cidadã. À luz da Linguística Aplicada Crítica (LAC), fundamentamos nossa investigação com a Análise Dialógica do Discurso (ADD) e a Pedagogia Crítica Freiriana, como também discutimos alguns estudos sobre o ensino crítico de inglês no Brasil. Diante disso, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte questão de investigação: Como os estudantes respondem ao ensino de língua inglesa em perspectiva crítica para a formação cidadã na escola pública? Metodologicamente, realizamos uma investigação qualitativa do tipo pesquisa-ação, por meio de um plano de ação, no contexto de ensino da língua inglesa na escola pública, tendo como princípio a educação como prática da liberdade comprometida com a justiça social. O corpus desta pesquisa é constituído pelas respostas dos estudantes às atividades, mediante ação pedagógica crítica do professor, como também das respostas dos participantes à entrevista semiestruturada. Tomamos essas respostas como enunciados concretos, concebendo-os como elos da interação discursiva. As análises dos enunciados dos estudantes evidenciam que eles/elas consideram importante que as aulas de inglês também promovam o debate de modo a contribuir para a formação cidadã, pois tratam-se de temas presentes no cotidiano cuja discussão combate a desinformação e gera conhecimentos que levarão para a vida. De acordo com análise dos discursos dos estudantes percebemos que eles avaliaram, em sua maioria, que gostaram de debater os temas propostos, bem como participar das atividades implementadas. Concluímos que, através do plano de ação implementado em oito aulas com temas de caráter político-social, mediante a ação pedagógica crítica do professor na aula de inglês, os estudantes se sentiram estimulados ao pensamento crítico ao debaterem os temas: educação e cidadania, direitos humanos, igualdade de gênero e combate ao racismo.

Língua Inglesa;Perspectiva Crítica;Formação cidadã;Análise Dialógica do Discurso
In public school, English Language Teaching is still the subject of many questions raised by many debates in the academic sphere . Part of these debates occur through research carried out by teacher-researchers, in the academic field, who reflect on their own professional practice in public school. With the purpose of contributing to the continuity of this debate and in order to promote the formation of students as critical citizens, this study aims to analyze the speech of students in a ninth year elementary school class at a public school in the city of Mossoró-RN in relation to English language teaching in a critical perspective for citizenship training. In the light of Critical Applied Linguistics (LAC), we base our investigation with Dialogical Discourse Analysis (DDA) and Freirian Critical Pedagogy, as well as discussing some studies on the critical teaching of English in Brazil. Given this, this research aims to answer the following research question: How did students respond to language teaching from a critical perspective for citizenship training in public school? Methodologically, we carried out a qualitative investigation of the action research type, through an action plan, in the context of English language teaching in public schools, with the principle of education as a practice of freedom committed to social justice. The corpus of this research is made up of students' responses to the activities, through the teacher's critical pedagogical action, as well as the participants' responses to the semi-structured interview. We take these responses as announced concrete, conceiving them as links in discursive interaction. The analysis of the students' announcements showed that they consider it important that English classes also promote debate in order to contribute to civic education, as these are topics present in everyday life whose discussion combats misinformation and generates knowledge that will lead for the life. According to the analysis of the students' speeches, we noticed that the majority of them said they enjoyed debating the proposed topics, as well as participating in innovativeactivities. We concluded that, through the action plan implemented in eight classes with themes of a political-social nature, through a critical pedagogical action by the teacher in the English class, students felt stimulated to critical thinking when debating the themes: education and citizenship, human rights, gender equality and combating racism.
English Language;Critical perspective;Citizen training;Dialogic Discourse Analysis
1
117
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Ramilson (versão para depósito 01 dez 2023).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Análise dialógica dos discursos sobre práticas pedagógicas na escola pública

Banca Examinadora

SAMUEL DE CARVALHO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Participante Externo
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer