• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o caso do Instituto Federal Sudeste MG-campus Juiz de Fora
ISAC DA SILVA HABER
DISSERTAÇÃO
17/10/2023

Esta dissertação tem como objetivo verificar as condições de aprendizagem oferecidas aos alunos com deficiência nos cursos profissionalizantes do IF Sudeste campus Juiz de Fora, abordando a inclusão de Pessoas com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e destacando a importância de políticas inclusivas, acessibilidade e práticas educacionais adequadas. A metodologia utilizada neste estudo é de -de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, e inclui o estudo de caso, recorrendo-se a revisão bibliográfica, levantamento das tipologias e do quantitativo de seria com letra maiúscula mesmo? pessoas com deficiência e análise dos dados obtidos. Foram identificadas as tipologias de deficiências em maior evidência quantitativa, com foco nas Deficiências Intelectual e Auditiva/Surdez. A investigação também avaliou as condições de aprendizagem oferecidas, incluindo questões de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica e comunicativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários direcionados aos diferentes grupos de participantes, incluindo alunos com deficiência, pais ou responsáveis, professores e integrantes do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), buscando compreender as percepções, conhecimentos, crenças e expectativas desses atores em relação à inclusão e acessibilidade no ambiente educacional. Os resultados revelaram desafios e limitações na promoção da Educação Inclusiva no IF Sudeste campus Juiz de Fora, tais como a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual ou auditiva, metodologias tradicionais de ensino e comunicação deficitária, motivando, ainda, a elaboração do E-book Guia para Educação Inclusiva: um olhar sobre a Pessoa com Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva/Surdez, com orientações e propostas de intervenções aos professores, alunos com deficiência, pais ou responsáveis e integrantes do NAI. Os professores desempenham um papel crucial na inclusão, mas é necessário um maior entendimento sobre as deficiências estudadas e as necessidades das pessoas com essas deficiências. Ressalta-se, portanto, a importância da empatia dos professores pelos alunos com deficiência, a continuidade de ações de fomento para a inclusão efetiva no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, para efetivar as políticas inclusivas para todos os estudantes, independente de suas deficiências. Espera-se, assim, que a pesquisa ofereça insights para futuras ações e estudos sobre a Educação Inclusiva na EPT.

Inclusão educacional;Acessibilidade escolar;Educação Profissional Inclusiva;Condições de aprendizagem
This dissertation aims to verify the learning conditions offered to students with disabilities in professional courses at the IF Sudeste campus Juiz de Fora, addressing the inclusion of people with disabilities in Professional and Technological Education (EPT) and highlighting the importance of inclusive policies, accessibility and appropriate educational practices. The methodology used in this study is a qualitative, descriptive and exploratory approach, and includes a case study, using a bibliographical review, survey of typologies and the quantity of would it be with a capital letter? people with disabilities and analysis of the data obtained. The types of disabilities with greater quantitative evidence were identified, focusing on Intellectual and Hearing Disabilities/Deafness. The investigation also evaluated the learning conditions offered, including issues of architectural, attitudinal, methodological and communicative accessibility. Data collection was carried out through questionnaires aimed at different groups of participants, including students with disabilities, parents or guardians, teachers and members of the Inclusive Actions Center (NAI), seeking to understand the perceptions, knowledge, beliefs and expectations of these actors. in relation to inclusion and accessibility in the educational environment. The results revealed challenges and limitations in promoting Inclusive Education at the IF Sudeste campus Juiz de Fora, such as the lack of accessibility for people with intellectual or hearing disabilities, traditional teaching methodologies and poor communication, also motivating the preparation of the E-book Guide for Inclusive Education: a look at Persons with Intellectual Disabilities and Hearing Impairments/Deafness, with guidelines and intervention proposals for teachers, students with disabilities, parents or guardians and NAI members. Teachers play a crucial role in inclusion, but greater understanding is needed about the disabilities studied and the needs of people with these disabilities. Therefore, it is important to emphasize the importance of teachers' empathy for students with disabilities, the continuity of actions to promote effective inclusion at the Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, to implement inclusive policies for all students, regardless of their disabilities. It is expected, therefore, that the research will offer insights for future actions and studies on Inclusive Education in EPT.
Educational inclusion;School accessibility;Inclusive Professional Education;Learning conditions
1
142
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Isac.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
JOSE DAMATO NETO Participante Externo
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer