Esta dissertação tem como objetivo verificar as condições de aprendizagem
oferecidas aos alunos com deficiência nos cursos profissionalizantes do IF Sudeste
campus Juiz de Fora, abordando a inclusão de Pessoas com deficiência na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT) e destacando a importância de políticas inclusivas,
acessibilidade e práticas educacionais adequadas. A metodologia utilizada neste
estudo é de -de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, e inclui o estudo de
caso, recorrendo-se a revisão bibliográfica, levantamento das tipologias e do
quantitativo de seria com letra maiúscula mesmo? pessoas com deficiência e análise
dos dados obtidos. Foram identificadas as tipologias de deficiências em maior
evidência quantitativa, com foco nas Deficiências Intelectual e Auditiva/Surdez. A
investigação também avaliou as condições de aprendizagem oferecidas, incluindo
questões de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica e comunicativa. A
coleta de dados foi realizada por meio de questionários direcionados aos diferentes
grupos de participantes, incluindo alunos com deficiência, pais ou responsáveis,
professores e integrantes do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), buscando
compreender as percepções, conhecimentos, crenças e expectativas desses atores
em relação à inclusão e acessibilidade no ambiente educacional. Os resultados
revelaram desafios e limitações na promoção da Educação Inclusiva no IF Sudeste
campus Juiz de Fora, tais como a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência
intelectual ou auditiva, metodologias tradicionais de ensino e comunicação deficitária,
motivando, ainda, a elaboração do E-book Guia para Educação Inclusiva: um olhar
sobre a Pessoa com Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva/Surdez, com
orientações e propostas de intervenções aos professores, alunos com deficiência, pais
ou responsáveis e integrantes do NAI. Os professores desempenham um papel crucial
na inclusão, mas é necessário um maior entendimento sobre as deficiências
estudadas e as necessidades das pessoas com essas deficiências. Ressalta-se,
portanto, a importância da empatia dos professores pelos alunos com deficiência, a
continuidade de ações de fomento para a inclusão efetiva no Instituto Federal Sudeste
de Minas Gerais, para efetivar as políticas inclusivas para todos os estudantes,
independente de suas deficiências. Espera-se, assim, que a pesquisa ofereça insights
para futuras ações e estudos sobre a Educação Inclusiva na EPT.