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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ENTRE IMAGENS E NORMAS: O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (2018) E AS IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, DO ENSINO MÉDIO
DULCILENE LEITE DE AMORIM MORAES
DISSERTAÇÃO
02/10/2023

O livro didático tem sido foco de inúmeras pesquisas, tanto em relação ao seu conteúdo e estrutura, quanto em relação às novas orientações na produção destes. As imagens cada vez mais presentes nestes livros, por vezes, podem legitimar discursos, mas também tem uma função pedagógica, o que justifica uma maior atenção para seu uso. Essa dissertação objetiva compreender como as imagens nos livros didáticos de História do Ensino Médio, são normatizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018 e está dividida em três seções: A origem e desenvolvimento do PNLD (2018) de História no Ensino Médio; O uso didático das imagens nos livros de História, no Ensino Médio, de acordo com o PNLD (2018) e análise crítica. Enquanto os objetivos específicos visam: investigar como se deu a criação e trajetória do Programa Nacional do Livro Didático PNLD de História, no Ensino Médio, na escola pública; descrever como o PNLD 2018 normatiza o uso didático das imagens nos livros de história, no ensino médio, além de verificar como os conteúdos visuais são abordados nos livros didáticos de história do ensino médio - Olhares da História Brasil e do mundo da Editora Scipione e História Ensino Médio da Editora Saraiva, volumes 1, 2 e 3. A dissertação contempla um estudo investigativo e bibliográfico, de abordagem qualitativa para a coleta e interpretação dos dados. Metodologicamente foram avaliadas dezenove coleções, das quais três foram selecionadas, onde verificou-se que o uso das imagens pode ser pertinente em um contexto pedagógico mais amplo, condizente à apropriação crítica das múltiplas formas de linguagens presentes em nossa sociedade, submetido às determinações gerais da legislação nacional e às específicas da educação brasileira. A pesquisa demonstra que a normatização das imagens nos livros didáticos de História no Ensino Médio é fruto de uma série de fatores ligados a demandas educacionais específicas, privilegiando os aspectos políticos e econômicos. Portanto, pode-se afirmar que há em curso uma mudança nos livros didáticos, visando à aprovação e compra pelo Programa Nacional do Livro Didático.

programa nacional do livro didático;imagens;ensino de história
The textbook has been the focus of numerous studies, both in relation to its content and structure, as well as in relation to the new guidelines in their production. The images increasingly present in these books can sometimes legitimize discussions, but they also have a pedagogical function, which justifies greater attention to their use. This dissertation aims to understand how the images in High School History textbooks are regulated by the 2018 National Textbook Program and is divided into three sections: The origin and development of the PNLD (2018) of History in High School; The didactic use of images in History books, in High School, according to the PNLD (2018) and critical analysis. While the specific objectives aim to: investigate how the creation and trajectory of the National History Textbook Program PNLD took place, in high school, in public school; describe how the PNLD 2018 regulates the didactic use of images in history books, in high school, in addition to verifying how visual content is approached in high school history textbooks - “Olhares da História Brasil e do mundo” by Scipione and “História do Ensino Médio” of Saraiva, volumes 1,2 and 3. Methodologically, nineteen collections were evaluated, of which three were selected, where it was verified that the use of images may be relevant in a broader pedagogical context, consistent with the critical appropriation of the multiple forms of languages present in our society, subject to the general determinations of national legislation and the specific ones of Brazilian education. The research demonstrates that the standardization of images in High School History textbooks is the result of a series of factors linked to specific educational demands, favoring political and economic aspects. Therefore, it can be said that there is an ongoing change in textbooks, aiming at approval and purchase by the National Textbook Program.
national textbook program;Images;history teaching
01
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
ok DULCILENE_AMORIM_corrigido_e_com_ficha_catalografica_assinado_assinado.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A aplicabilidade das Imagens ou ilustrações como recurso didático para o Ensino de História

Banca Examinadora

PAULO AUGUSTO TAMANINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
LUANA ALVES LUTERMAN Participante Externo
MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS Docente - COLABORADOR

Vínculo

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Não
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