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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA ARGUMENTAÇÃO NA TENTAÇÃO DE JESUS EM MATEUS 4:1-11
FAGNER CARVALHO SILVA
DISSERTAÇÃO
06/02/2023

A tentação de Jesus é um texto milenar que interpela o imaginário de muitos cristãos. A tentação pertenceu, originalmente, a um material conhecido como Fonte Q. Há evidências de que o Evangelho de Lucas é a obra que manteve a forma mais próxima do original. Este estudo adotou como corpus a tentação de Jesus materializada no Evangelho de Mateus (capítulo 4:1-11). Primeiramente, porque a tentação de Jesus em Mateus é pouco discutida, mesmo existindo elementos de acabamento que a tornam diferente da materialização em Lucas. Não menos importante, a tentação em Mateus revela uma polêmica velada que é percebida quando os discursos veiculados pelas personagens Jesus e Diabo são submetidos à análise dialógica da argumentação. À luz desse método analítico desenvolvido por Nascimento (2018), este estudo tem o objetivo de demonstrar como se constituem os posicionamentos das personagens no evento polêmico literário da tentação em Mateus 4:1-11. Assim, procura-se compreender o funcionamento da polêmica, seja ela aberta ou velada. A análise dialógica da argumentação é o encontro epistemológico entre a filosofia bakhtiniana e a Nova Retórica de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Quatro hipóteses surgiram desse encontro. A principal hipótese é que a polêmica é um desacordo profundo que se manifesta argumentativamente pela polarização, cujas características particulares se delineiam no processo argumentativo concreto. A segunda hipótese é a de que o evento polêmico é o encontro de posicionamentos, fundantes de dois campos discursivos antagônicos, responsáveis por atualizar entidades de outras polêmicas em um dado cronotopo. A terceira hipótese é a de que os atos polêmicos são as estratégias argumentativas, os posicionamentos e argumentos, através dos quais é possível observar certa memória se atualizar. A quarta e última hipótese é a noção de microato polêmico. Considerando essas hipóteses, em especial a noção de evento polêmico, propomos a noção de evento polêmico literário que pode ser entendido como a simulação de uma polêmica em que discursos são veiculados por personagens representantes de posicionamentos antagônicos em um dado cronotopo. A partir disso, discutimos a possibilidade de uma análise dialógica e argumentativa da tentação como gênero discursivo; buscamos identificar os elementos que evidenciam o funcionamento da memória discursiva (polêmica) na construção de sentido e nas retomadas dessa memória; investigamos como se constituem os posicionamentos nos discursos antagônicos, bem como o cronotopo na tentação. Os resultados apontam para a construção de uma polêmica aberta entre as personagens, mas, principalmente, uma polêmica velada, um embate velado, entre a comunidade de Mateus, cujo discurso é veiculado pela personagem Jesus, e o judaísmo formativo, cujo discurso é veiculado pela personagem Diabo

Análise dialógica da argumentação;Evangelho de Mateus;Discurso;Tentação.
The temptation of Jesus is a millennial text that challenges the imagination of many Christians. The temptation originally belonged to a material known as Source Q.So the Gospel of Luke is the work that kept the closest form to the original. This study adopted as corpus the temptation of Jesus materialized in the Gospel of Matthew (chapter 4:1-11). First, because the temptation of Jesus in Matthew is little discussed, even though there are finishing elements that make it different from the materialization in Luke. Not least, the temptation in Matthew reveals a veiled controversy that is when the discourses conveyed by the characters Jesus and The Devil are submitted to the dialogical analysis of the argumentation. In the light of this analytical method developed by Nascimento (2018), this study aims to demonstrate the positions of the characters in the polemical literary event of temptation in Matthew 4:1-11. Thus, we seek to understand the functioning of the controversy, whether it is open or veiled. The dialogical analysis of argumentation is the epistemological encounter between Bakhtinian philosophy and the New Rhetoric of Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. Four hypotheses arise from this meeting. The first hypothesis is that polemic is a veiled hatred of the other’s beloved values, manifesting itself argumentatively by the polarization, whose particular characteristics are delineated in the concrete argumentative process. The second hypothesis is that the polemical event is the meeting of positions, founding snares of two antagonistic discursive fields, responsible for updating entities of other controversies in a given chronotope. The third hypothesis is that polemical acts are argumentative strategies, positions and arguments, through which it is possible to observe a certain memory update. The fourth and last hypothesis is the notion of a controversial micro act. Considering these hypotheses, in particular the notion of a polemical event, we propose the notion of a polemical literary event that can be understood as the simulation of a controversy in which discourses are conveyed by characters representing antagonistic positions in a given chronotope. From we discuss the possibility of a dialogical and argumentative analysis of temptation as discursive genre; we seek to identify the elements that evidence the functioning of the discursive memory (polemic) in the construction of meaning and in the resumption of this memory; we investigate how the positions in the antagonistic discourses are constituted, as well as the chronotope in temptation. The results point to the construction of an open polemic between the characters, but, above all, a veiled controversy, a veiled clash, between the community of Matthew, whose discourse is conveyed by the character Jesus, and Judaism whose discourse is conveyed by the character Devil.
Dialogical analysis of argumentation;Gospel of Matthew;Discourse;Temptation
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159
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Fagner Carvalho - Catalogação - cart.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS
Eventos polêmicos no espaço público: análise dialógica da argumentação

Banca Examinadora

LUCAS NASCIMENTO SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO LOPES PIRIS Docente - PERMANENTE
MARCELO DA SILVA CARNEIRO Participante Externo
LUCAS NASCIMENTO SILVA Docente - PERMANENTE
BRIAN GORDON LUTALO KIBUUKA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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