• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
FESTIVAL DE DANÇA: contribuições teórico-metodológicas para uma unidade de ensino nas aulas de Educação Física numa escola técnica pública integral do estado de Pernambuco
JOSE ADRIANO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
16/10/2023

O presente estudo objetivou analisar as contribuições teórico-metodológicas de um festival de dança numa escola técnica pública integral do estado de Pernambuco. Atribuímos à experiência do festival de dança, um momento de contemplação ao nível pessoal, social e de produção de cultura, como também, de expandir os saberes dos estudantes, contribuindo para promover uma reflexão sobre a diversidade de significados que envolve a dança, a qual é entendida como conteúdo do componente curricular Educação Física e deve estar presente ativamente na escola, a partir de sua sistematização pedagógica subsidiada pela cultura corporal. A pesquisa tomou por base a abordagem qualitativa, norteada metodologicamente pela hermenêuticadialética, caracterizando-se como bibliográfica e documental; e campo, ao utilizar-se da pesquisa participante, da entrevista semiestruturada e do diário de campo. Como sujeitos foram entrevistados 22 diretores esportivos, representantes dos 1ºs aos 3ºs anos do Ensino Médio, além dos observados (O professor e a turma do 3º ano A de Administração). No que concerne à análise dos dados, subsidiou-se da técnica de análise de conteúdo por categorização temática. Conclui-se que as contribuições teórico-metodológicas de um festival de dança partiram da ação docente em possibilitar meios para a materialização de um processo pedagógico significativo, em que o conhecimento foi sistematizado e a práxis pedagógica foi condição basilar. Sendo imprescindível o planejamento participativo, o diálogo como uma estratégia primária, oportunizar a autonomia e incentivar o protagonismo juvenil, assim como, fomentar a pesquisa escolar e a aplicação prática do conteúdo dança, e concomitante, desafiá-los constantemente no desejo em descobrir novos saberes. Em suma, o festival de dança foi uma experiência exitosa, dentro de uma unidade didática, por mobilizar efetivamente os sujeitos que fazem à escola (dos estudantes aos funcionários e professores), mais também, por expandir e compartilhar à comunidade extra escolar uma experiência prático-sensível com o conteúdo dança.

Escola;Dança;Festival de Dança
The present study aimed to analyze the theoretical-methodological contributions of a dance festival in an integral public technical school in the state of Pernambuco. We attribute to the experience of the dance festival, a moment of contemplation at the personal, social level and production of culture, as well as to expand the knowledge of students, contributing to promote a reflection on the diversity of meanings that involves dance, which is understood as the content of the curricular component Physical Education, and must be actively present in the school, from its pedagogical systematization subsidized by body culture. The research was based on the qualitative approach, methodologically guided by hermeneutics-dialectics, characterized as bibliographic and documentary; and field, when using the participant research, the semi-structured interview and the field diary. As subjects were interviewed 22 sports directors, representatives of the 1ºs to the 3ºs years of High School, in addition to those observed (the teacher and the class of the 3º year A of Administration). With regard to data analysis, we support the technique of content analysis by thematic categorization. We conclude that the theoretical-methodological contributions of a dance festival came from the teaching action in enabling means for the materialization of a significant pedagogical process, in which knowledge was systematized and pedagogical praxis was a basic condition. Being essential participatory planning, dialogue as a primary strategy, to provide opportunities for autonomy and encourage youth protagonism, as well as to foster school research and the practical application of dance content, and concomitantly, to constantly challenge them in the desire to discover new knowledge. In short, the dance festival was a successful experience, within a didactic unit, by effectively mobilizing the subjects who make the school (from students to employees and teachers), more also, by expanding and sharing the extra-school community a practical-sensitive experience with the dance content.
School;Dance;Dance Festiva
01
227
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação versão final_Jose_Adriano_dos_Santos (1).pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A dança na escola: contribuições teórico-metodológicas na sistematização de um Festival durante uma unidade de ensino.

Banca Examinadora

MARCELO SOARES TAVARES DE MELO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ELISANGELA CHAVES Participante Externo
MARCELO SOARES TAVARES DE MELO Docente - COLABORADOR
LIVIA TENORIO BRASILEIRO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer