O presente estudo objetivou analisar as contribuições teórico-metodológicas de um
festival de dança numa escola técnica pública integral do estado de Pernambuco.
Atribuímos à experiência do festival de dança, um momento de contemplação ao nível
pessoal, social e de produção de cultura, como também, de expandir os saberes dos
estudantes, contribuindo para promover uma reflexão sobre a diversidade de
significados que envolve a dança, a qual é entendida como conteúdo do componente
curricular Educação Física e deve estar presente ativamente na escola, a partir de sua
sistematização pedagógica subsidiada pela cultura corporal. A pesquisa tomou por
base a abordagem qualitativa, norteada metodologicamente pela hermenêuticadialética, caracterizando-se como bibliográfica e documental; e campo, ao utilizar-se
da pesquisa participante, da entrevista semiestruturada e do diário de campo. Como
sujeitos foram entrevistados 22 diretores esportivos, representantes dos 1ºs aos 3ºs
anos do Ensino Médio, além dos observados (O professor e a turma do 3º ano A de
Administração). No que concerne à análise dos dados, subsidiou-se da técnica de
análise de conteúdo por categorização temática. Conclui-se que as contribuições
teórico-metodológicas de um festival de dança partiram da ação docente em
possibilitar meios para a materialização de um processo pedagógico significativo, em
que o conhecimento foi sistematizado e a práxis pedagógica foi condição basilar.
Sendo imprescindível o planejamento participativo, o diálogo como uma estratégia
primária, oportunizar a autonomia e incentivar o protagonismo juvenil, assim como,
fomentar a pesquisa escolar e a aplicação prática do conteúdo dança, e concomitante,
desafiá-los constantemente no desejo em descobrir novos saberes. Em suma, o
festival de dança foi uma experiência exitosa, dentro de uma unidade didática, por
mobilizar efetivamente os sujeitos que fazem à escola (dos estudantes aos
funcionários e professores), mais também, por expandir e compartilhar à comunidade
extra escolar uma experiência prático-sensível com o conteúdo dança.