• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
EDUCAÇÃO NA PERIFERIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NEGRAS: UMA ANÁLISE SOBRE PROCESSOS ÉTNICO-RACIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA DE JOVENS DE ESPAÇOS POPULARES
DEBORA RAQUEL DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
09/10/2023

O presente trabalho é fruto das experiências e vivências enquanto mulher negra, professora e educadora social, residente urbana e periférica na comunidade Nova Vida, na cidade de Mossoró-RN. Por meio da atuação como educadora social, tive a oportunidade de desenvolver diversos trabalhos com crianças, adolescentes e jovens, durante o período de 2016 a 2019. Nesse contexto, na realização das atividades e ações com a juventude, identificou-se uma grande quantidade de jovens que não se reconheciam como negros/as. E a partir dessas vivências surge a problematização desta pesquisa, com a seguinte questão: como se constitui a identidade negra dos jovens numa periferia de Mossoró-RN? Assim, o objetivo foi analisar como os/as jovens constroem a sua identidade negra a partir da educação, dentro da periferia. Para tanto, na perspectiva das relações étnico-raciais e do ensino antirracista na escola, utilizamos como base teórica Hall (2006) e Fanon (2008), que trazem contribuições sobre a construção de identidades negras; Candau (2007) abordando as questões do currículo e as imposições culturais sobre ele; Munanga (1994, 2003, 2005, 2006), que trata de discussões sobre racismo no ambiente escolar; Bento (2022), que trata do pacto da branquitude e seus privilégios; e Souza (1981), que trata o racismo como uma violência presente no cotidiano dos corpos negros. Metodologicamente, a abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, explicativa e de pesquisa-ação, caracterizada por meio da realização de oficinas de fanzine numa turma de 31 alunos de uma escola pública da periferia, bem como da aplicação de questionários semiestruturados para a geração de dados.

Educação;Identidade Negra;Racismo
This work is the result of experiences as a black woman, teacher and social educator, urban and peripheral resident in the Nova Vida community, in the city of Mossoró-RN. Through my work as a social educator, I had the opportunity to develop various works with children, adolescents and young people, during the period from 2016 to 2019. In this context, when carrying out activities and actions with youth, a large number of young people who did not recognize themselves as black. And from these experiences the problematization of this research arises, with the following question: how is the black identity of young people constituted on the outskirts of Mossoró-RN? Thus, the objective was to analyze how young people construct their black identity through education, within the periphery. To this end, from the perspective of ethnic-racial relations and anti-racist teaching at school, we use as a theoretical basis Hall (2006) and Fanon (2008), who bring contributions on the construction of black identities; Candau (2007) addressing curriculum issues and cultural impositions on it; Munanga (1994, 2003, 2005, 2006), which deals with discussions about racism in the school environment; Bento (2022), which deals with the pact of whiteness and its privileges; and Souza (1981), who treats racism as a violence present in the daily lives of black bodies. Methodologically, the research approach is qualitative, explanatory and action research in nature, characterized by carrying out fanzine workshops in a class of 31 students from a public school in the outskirts, as well as the application of semi-structured questionnaires to generate data.
Education;Black Identity;Racism
01
123
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO PRONTA PARA ENVIO.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A CONSTITUIÇÃO DE SI NOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS SETORES VULNERÁVEIS

Banca Examinadora

ELIANE ANSELMO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIANE ANSELMO DA SILVA Docente - PERMANENTE
ADY CANARIO DE SOUZA ESTEVAO Participante Externo
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer