O Ensino Médio, última fase da Educação Básica brasileira, é marcado por disputas significativas, especialmente pelo seu público-alvo: a juventude (15 e 17 anos em fluxo regular). A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que instituiu a recente Reforma do Ensino Médio, implementou diversas mudanças, incluindo a reestruturação da agenda escolar, com a ampliação progressiva da carga horária, alterações curriculares que envolvem conteúdos diversificados e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um enfoque no protagonismo juvenil. Paralelamente, nota-se que o conceito de inovação nas práticas pedagógicas ganhou destaque na contemporaneidade, sendo um elemento da BNCC e estando presente no Movimento STEAM, que partilha da noção de inovação e é mobilizado na rede estadual mato-grossense. Vale ressaltar que essa noção de inovação pedagógica deve transcender o simples uso das tecnologias. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Médio diante da reforma direcionada à etapa e dos princípios propostos pelo Movimento STEAM. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, com mobilização da Pesquisa Participante, e foi realizada em uma escola estadual pública da cidade de Primavera do Leste-MT, com docentes que atuam no Ensino Médio em regime integral. O processo de investigação foi assim organizado: seleção da escola participante, revisão bibliográfica, observação da rotina docente, análise do Projeto Político Pedagógico, aplicação de questionários às/aos docentes e seleção de docente para desenvolvimento de prática pedagógica com ênfase na interação e envolvimento dos estudantes. A coleta de dados incluiu diário de bordo e questionário. Ademais, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a docente que implementou a prática pedagógica, junto com a pesquisadora, na turma do 3° ano do Ensino Médio. O dado da entrevista foi conduzido por meio da Análise de Conteúdo, que identificou três categorias de análise: mudanças curriculares no Novo Ensino Médio; juventudes em ação: autonomia e participação ativa; e experiência do trabalho docente e estratégias pedagógicas. Os resultados da observação indicaram que a aula expositiva ainda é o principal recurso docente nas aulas. Em contraste, o questionário demonstrou que o grupo docente acredita promover estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e se vê como inovador em sala de aula. Já na entrevista, apesar de não definir a sua prática pedagógica, a docente afirmou que busca a participação dos estudantes e que considera importantes a afetividade e a mediação pedagógica. A ação realizada, por sua vez, foi vista como válida pela docente, devido ao engajamento demonstrado pelos estudantes. No que tange ao Movimento STEAM, os dados revelam que ele não está integrado ao cotidiano da instituição pesquisada. Apesar do incentivo da Secretaria de Educação (Seduc), algumas/uns docentes possuem um conhecimento superficial ou inexistente sobre o movimento. Em suma, esta pesquisa compreendeu as práticas pedagógicas docentes no contexto do Novo Ensino Médio e, como conclusão, ressalta a necessidade de reflexão, colaboração e inovação contínua na Educação, visando à formação crítica dos estudantes.