• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
EDUCAÇÃO (50001019001P8)
NOVO ENSINO MÉDIO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
ALESSANDRA FERREIRA DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
13/12/2023

O Ensino Médio, última fase da Educação Básica brasileira, é marcado por disputas significativas, especialmente pelo seu público-alvo: a juventude (15 e 17 anos em fluxo regular). A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que instituiu a recente Reforma do Ensino Médio, implementou diversas mudanças, incluindo a reestruturação da agenda escolar, com a ampliação progressiva da carga horária, alterações curriculares que envolvem conteúdos diversificados e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um enfoque no protagonismo juvenil. Paralelamente, nota-se que o conceito de inovação nas práticas pedagógicas ganhou destaque na contemporaneidade, sendo um elemento da BNCC e estando presente no Movimento STEAM, que partilha da noção de inovação e é mobilizado na rede estadual mato-grossense. Vale ressaltar que essa noção de inovação pedagógica deve transcender o simples uso das tecnologias. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Médio diante da reforma direcionada à etapa e dos princípios propostos pelo Movimento STEAM. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, com mobilização da Pesquisa Participante, e foi realizada em uma escola estadual pública da cidade de Primavera do Leste-MT, com docentes que atuam no Ensino Médio em regime integral. O processo de investigação foi assim organizado: seleção da escola participante, revisão bibliográfica, observação da rotina docente, análise do Projeto Político Pedagógico, aplicação de questionários às/aos docentes e seleção de docente para desenvolvimento de prática pedagógica com ênfase na interação e envolvimento dos estudantes. A coleta de dados incluiu diário de bordo e questionário. Ademais, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a docente que implementou a prática pedagógica, junto com a pesquisadora, na turma do 3° ano do Ensino Médio. O dado da entrevista foi conduzido por meio da Análise de Conteúdo, que identificou três categorias de análise: mudanças curriculares no Novo Ensino Médio; juventudes em ação: autonomia e participação ativa; e experiência do trabalho docente e estratégias pedagógicas. Os resultados da observação indicaram que a aula expositiva ainda é o principal recurso docente nas aulas. Em contraste, o questionário demonstrou que o grupo docente acredita promover estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e se vê como inovador em sala de aula. Já na entrevista, apesar de não definir a sua prática pedagógica, a docente afirmou que busca a participação dos estudantes e que considera importantes a afetividade e a mediação pedagógica. A ação realizada, por sua vez, foi vista como válida pela docente, devido ao engajamento demonstrado pelos estudantes. No que tange ao Movimento STEAM, os dados revelam que ele não está integrado ao cotidiano da instituição pesquisada. Apesar do incentivo da Secretaria de Educação (Seduc), algumas/uns docentes possuem um conhecimento superficial ou inexistente sobre o movimento. Em suma, esta pesquisa compreendeu as práticas pedagógicas docentes no contexto do Novo Ensino Médio e, como conclusão, ressalta a necessidade de reflexão, colaboração e inovação contínua na Educação, visando à formação crítica dos estudantes.

Novo Ensino Médio;Juventude;Práticas pedagógicas docentes;Movimento STEAM
High School, the final phase of Brazilian Basic Education, is marked by significant disputes, especially due to its target audience: youth (15 to 17 years old in regular flow). Law No. 13,415, dated February 16, 2017, which established the recent High School Reform, implemented several changes, including the restructuring of the school schedule, with a progressive expansion of the workload, curricular changes that involve diversified content and aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), and a focus on youth protagonism. Simultaneously, it is noted that the concept of innovation in pedagogical practices has gained prominence in contemporary times, being an element of the BNCC and being present in the STEAM Movement, which shares the notion of innovation and is mobilized in the Mato Grosso state network. It is worth noting that this notion of pedagogical innovation should transcend the simple use of technologies. Considering this, this study had the general objective of investigating the pedagogical practices of high school teachers in the face of the reform aimed at the stage and the principles proposed by the STEAM Movement. The study has a qualitative, descriptive and exploratory approach, with the mobilization of Participant Research. The research was carried out in a public state school in the city of Primavera do Leste-MT, with teachers who work in high school on a full-time basis. The research process was organized as follows: selection of the participating school, bibliographical review, observation of the teaching routine, and analysis of the Pedagogical Political Project, application of questionnaires to teachers and selection of teacher to develop pedagogical practice with an emphasis on interaction and involvement of teachers. students. Data collection included a logbook and questionnaire. Furthermore, a semi-structured interview was carried out with the teacher who implemented the pedagogical practice together with the researcher, in the 3rd year high school class. Interview analysis was conducted using Content Analysis. Three categories of analysis were identified: curricular changes in the New High School; youth in action: autonomy and active participation; and experience of teaching work and pedagogical strategies. The observation results indicated that the lecture is still the main teaching resource in classes. In contrast, the questionnaire demonstrated that the teaching group believes in promoting differentiated didactic-pedagogical strategies and sees itself as innovative in the classroom. In the interview, despite not defining her pedagogical practice, the teacher stated that she seeks student participation in classes and that she considers affection and pedagogical mediation to be important. The action taken, in turn, was seen as valid by the teacher, due to the engagement demonstrated by the students. Regarding the STEAM movement, the data shows that it is not integrated into the daily life of the researched institution. Despite encouragement from the Department of Education (Seduc), some teachers have superficial or non-existent knowledge about the movement. In short, this research understood teaching pedagogical practices in the context of the new High School and, by way of conclusion, highlights the need for reflection, collaboration and continuous innovation in Education, aiming at the critical training of students.
New High School;Youth;Teaching pedagogical practices;STEAM movement
1
233
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
O trabalho possui divulgação autorizada
ALESSANDRA FERREIRA DOS SANTOS.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO E JUVENTUDES: ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL MATO-GROSSENSE

Banca Examinadora

ANA LARA CASAGRANDE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA LARA CASAGRANDE Docente - PERMANENTE
SILVIA AMELIA BIM Participante Externo
CRISTIANE KOEHLER Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 22

Vínculo

Servidor Público
Outros
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer