• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): ESTRATÉGIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE MOSSORÓ - RN
MARCINEIDE MEDEIROS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
29/09/2023

O presente trabalho tem como escopo uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida no programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Apontamos como objetivo geral: analisar o uso das tecnologias digitais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Ensino Fundamental I em duas escolas públicas estaduais da cidade de Mossoró/RN. A metodologia desta pesquisa consiste em um estudo qualitativo, onde utilizamos os métodos de análise documental, observação direta e realização de entrevista com dez professoras atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental, cinco de cada escola selecionada. Dessa maneira, colhemos informações, sempre com a observância das vivências concretas dessas professoras durante a prática do ERE. Os resultados apontam uma imensa lacuna na formação docente em torno das habilidades e competências para a prática de ensino com as tecnologias digitais. Os cursos de formação inicial inserem a temática “o uso das tecnologias para a prática de ensino” de forma muito superficial, o que faz com que os educadores não tenham segurança para lidar com essas ferramentas na prática de ensino. Analisamos também os impactos dessa experiência para a educação brasileira na formação continuada dos educadores, pois é imprescindível que esta seja promovida constantemente, sendo necessário que haja investimento do poder público para que os currículos escolares se efetivem, quando se trata de inclusão e letramento digital, tanto para os alunos quanto para os professores. Por fim, destacamos a necessidade de estudos voltados para a formação docente e as tecnologias no ensino para crianças, tendo em vista a celeridade em que as tecnologias vêm modificando a cultura na sociedade. Reafirmamos a importância dessa pesquisa para a educação atual e futura, ressaltando a essencialidade que o professor tem no processo formativo dos alunos, uma vez que este deve estar preparado para os novos desafios da cultura digital e sua transformação no novo perfil de alunos que adentram as escolas brasileiras.

Ensino Remoto;Tecnologias;Formação Docente
This work aims to conduct a masters research developed in the Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) program, through a broad association between the Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), the Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA), and the Instituto de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). The general objective is to analyze the use of digital technologies during Ensino Remoto Emergencial (ERE) in Elementary School I, in two state public schools in the city of Mossoró/RN. The methodology of this research consists of a qualitative study, employing methods such as document analysis, direct observation, and interviews with ten teachers working in the initial grades of Elementary School, five from each selected school. In this way, information was collected, always considering the concrete experiences of these teachers during the practice of ERE. The results indicate a significant gap in teacher training regarding skills and competencies for teaching with digital technologies. Initial training courses address the theme of "the use of technologies for teaching" in a very superficial way, leading educators to lack confidence in handling these tools in teaching practice. The study also analyzes the impacts of this experience on Brazilian education in the continued education of educators, emphasizing the need for constant promotion of this education, requiring public investment for school curricula to be effective in terms of inclusion and digital literacy for both students and teachers. Finally, the study underscores the need for research focused on teacher training and technologies in teaching for children, considering the speed at which technologies are transforming culture in society. The importance of this research for current and future education is reiterated, emphasizing the essential role that teachers play in the formative process of students. Teachers must be prepared for the new challenges of the digital culture and its transformation into the new profile of students entering Brazilian schools.
Remote Teaching;Technologies;Teacher Training
01
144
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Marcineide_Dissertacao_corrigida_assinado.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Educação, Tecnologias e Diversidade Cultural: as relações étnico-raciais no espaço escolar

Banca Examinadora

GUILHERME PAIVA DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer