• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E O POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
GERMANO FARIAS PASCOAL
DISSERTAÇÃO
30/10/2023

Este trabalho objetiva explorar o Potencial de Desenvolvimento da Pedagogia da Autonomia (PDPA) na aprendizagem de Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio do município de Jaguaruana, Ceará, Brasil, a partir da análise do livro didático (LD) utilizado nestas escolas. A motivação em investigar o PDPA no LD se justifica pela relevância que o desenvolvimento da autonomia tem para o aprendizado da LI. Motiva-se, ainda, por se considerar essencial a adoção da referida pedagogia pelo professor, uma vez que esta pode favorecer a motivação pelo aprendizado da língua, assim como torná-lo mais significativo, uma vez que o LD pode ser um material didático valioso para sua promoção. No campo da Linguística Aplicada interdisciplinar, esta investigação articula a Análise Dialógica do Discurso (ADD) e a Pedagogia da Autonomia de Freire, tomando o LD como um enunciado na perspectiva bakhtiniana, que deixa ser tocado pelo discurso teórico da Pedagogia da Autonomia no contexto da aprendizagem de LI. A fim de dar conta deste estudo, adota-se a abordagem de natureza qualitativa, analisando o LD de LI Anytime! Always ready for education, volume único, selecionado pelos professores durante a edição de 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), utilizado nas três séries do Ensino Médio (1ª, 2ª, 3ª), nas escolas públicas do município durante o triênio de 2022-2024. Diante da análise realizada, os resultados da investigação apontam para a existência de uma relação explícita entre a Pedagogia da Autonomia e o ensino de LI promovido pelo LD, materializando-se a partir da frequência de atividades que contemplam os saberes da referida pedagogia, tais como: refletir criticamente, consciência do inacabamento, respeito à autonomia do educando, tomada consciente de decisões, saber escutar (disponibilidade para diálogo). Além dos saberes da Pedagogia da Autonomia, as atividades do LD do LD também apresentam as seguintes dimensões da autonomia na aprendizagem de LI: assumir o papel de protagonistas (aprender de forma independente/autodireção) e monitoramento/(auto)avaliação/autorregulação da aprendizagem. Sublinhamos que estes saberes e dimensões mencionados, apresentam ocorrências em todas as unidades do LD, sejam elas principais ou unidades especiais, e em seis das sete seções destas unidades, a exemplo: Let's Start, Reading, Listening, Speaking, Writing, Self-Assessment, e em suas subseções. Assim, o exemplar do LD analisado apresenta PDPA, que pode ser flagrado por meio da presença do quantitativo de 124 atividades que favorecem o desenvolvimento da autonomia frente ao total de 142, em outras palavras, um percentual de 87,32%. Por conseguinte, constatou-se, a existência de apenas 18 atividades que não apresentam PDPA, na seção Language Study (atividades de gramática), representando uma porcentagem de apenas 12,68%. Diante de um número expressivo de atividades com PDPA, cabe ao professor por meio de sua prática pedagógica, utilizar o LD de LI de forma que essa potencialidade seja concretizada e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes seja alcançado.

Potencial de Desenvolvimento da Pedagogia da Autonomia;Livro didático;Ensino de Língua Inglesa;Escolas públicas;Análise Dialógica do Discurso
This work aims to explore the Development Potential of the Pedagogy of Autonomy (PDPA) in learning English Language in state public high schools in the city of Jaguaruana, Ceará, Brazil, based on the analysis of the textbook used in these schools. The motivation to investigate the PDPA in textbooks is justified by the relevance that the development of autonomy has for learning the English language. It is also motivated by the fact that we consider the adoption of the aforementioned pedagogy by the teacher to be essential, since this can encourage motivation for learning the language as well as making it more meaningful and the textbook can be a valuable didactic material for its promotion. In the field of interdisciplinary Applied Linguistics, this investigation articulates Dialogical Discourse Analysis (ADD) and Freire's Pedagogy of Autonomy, taking the textbook as a statement in Bakhtin's perspective, that allows it to be touched by the theoretical discourse of Pedagogy of Autonomy in the context of learning English Language. In order to account for our study, we adopted the qualitative approach, analyzing the textbook of English Language, Anytime! Always ready for education, a single volume, selected by teachers during the 2021 edition of the Book and Didactic Material National Program (PNLD), used in the three grades of high school (1st, 2nd, 3rd), in public schools in the municipality during the 2022-2024 triennium. Given the analysis carried out, the results of the investigation point to the existence of an explicit relationship between the Pedagogy of Autonomy and the teaching English Language promoted by the textbook, materializing as of the frequency of activities that contemplate the knowledge of the aforementioned pedagogy, such as: critically reflect, awareness of incompleteness, respect for the educating autonomy, conscious decision-making, knowing how to listen (availability for dialogue). In addition to the knowledge of Autonomy Pedagogy, the textbook’s activities also present the following dimensions of autonomy in the English Language learning: assuming the protagonist role (learning independently/self-direction) and monitoring/self-evaluation/self-regulation of learning. We emphasize that this knowledge and mentioned dimensions presents occurrences in all textbook units, whether main or special units, and in six of the seven sections of these units, for example: Let's Start, Reading, Listening, Speaking, Writing, Self- Assessment, and its subsections. Thus, the exemplary textbook analyzed presents PDPA, which can be catched through the presence of 124 activities that favor the development of autonomy compared to the total of 142, in other words, a percentage of 87.32%. Therefore, we ascertain the existence of only 18 activities that do not present PDPA, presented in the Language Study (grammar activities) section, a percentage of just 12.68%. Faced with a significant number of activities with PDPA, it is up to the teacher, through their pedagogical practice, to use the English Language textbook so that this potential is realized and the development of students' autonomy is achieved.
Development Potential of the Pedagogy of Autonomy;Textbook;Teaching English language;Public schools;Dialogic Discourse Analysis
01
136
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO GERMANO F.P. - VERSÃO OFICIAL PARA DEPÓSITO - FICHA CATALOGRAFICA 136 P.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Análise dialógica dos discursos sobre práticas pedagógicas na escola pública

Banca Examinadora

SAMUEL DE CARVALHO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer