O norte que serviu como base para a execução desta pesquisa se arrola na estruturação de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação com foco na população LGBTI+, e na dimensão social da Ciência da Informação, com atenção voltada às minorias sociais. Intenta-se a conceituação das características que fazem parte da Competência em Informação: atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos, tendo a Information Literacy Education (Educação para a Competência em Informação) como uma das bases para a compreensão e estruturação do objetivo desta pesquisa. Ademais, tenciona trazer, com base na literatura, por meio de buscas realizadas nas bases de dados utilizadas, referencial teórico que aborde as características da Competência em Informação, a Information Literacy Education, bem como a vulnerabilidade social, os movimentos sociais, a população LGBTI+. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, utilizando artigos científicos, livros acadêmicos, documentos institucionais, dados estatísticos e materiais de ONGs. Compreende-se que as pessoas LGBTI+ sofrem preconceitos e discriminações na sociedade por estarem fora do padrão heteronormativo e cisgênero, levando a sofrerem violências verbais, psicológicas, físicas, caracterizando essa minoria social como em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, a Educação para a Competência em Informação pode proporcionar a autonomia e empoderamento, possibilitando a inclusão social e redução de desigualdade social, tendo em vista o acesso às informações, contribuindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e ético fruto da Competência em Informação. Ademais, as características da Competência em Informação se mostram necessárias para o desenvolvimento humano, uma vez que as habilidades podem ser aprendidas, sendo potencializadas em contextos educacionais, neste caso, a Educação para a Competência em Informação proporciona que novas habilidades possam ser ensinadas e aprendidas, tal como a internalização de valores como a justiça, a honestidade, a empatia, entre outros, ocorrendo pelo compartilhamento e socialização de conhecimentos, estes construídos em conjunto nas interações humanas. Destarte, as atitudes e os comportamentos aprendidos no desenvolvimento humano influenciam mutualmente, impactando diretamente no aprendizado e na aquisição de habilidades e internalização de valores, desta forma, percebe-se como as características da Competência em Informação estão em constante interação, influenciando umas às outras. Nesse panorama, a compreensão de tais componentes que formam a Competência em Informação contribui para a elaboração e estruturação de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação voltado para a população LGBTI+. Bem como compreender como os movimentos sociais exercem papel de protagonismo nas lutas e conquistas de direitos e exercício da cidadania, questões intimamente interligadas com a Competência em Informação. Percebe-se que essa e a Ciência da Informação, na dimensão social, se interligam com as questões voltadas às minorias sociais, minimizando preconceitos e discriminações que essa população sofre.