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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (41001010052P0)
Desenvolvimento da Competência em Informação para as pessoas LGBTI+: com foco em atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos
ANDRE LUIZ AVELINO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
02/08/2023

O norte que serviu como base para a execução desta pesquisa se arrola na estruturação de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação com foco na população LGBTI+, e na dimensão social da Ciência da Informação, com atenção voltada às minorias sociais. Intenta-se a conceituação das características que fazem parte da Competência em Informação: atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos, tendo a Information Literacy Education (Educação para a Competência em Informação) como uma das bases para a compreensão e estruturação do objetivo desta pesquisa. Ademais, tenciona trazer, com base na literatura, por meio de buscas realizadas nas bases de dados utilizadas, referencial teórico que aborde as características da Competência em Informação, a Information Literacy Education, bem como a vulnerabilidade social, os movimentos sociais, a população LGBTI+. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, utilizando artigos científicos, livros acadêmicos, documentos institucionais, dados estatísticos e materiais de ONGs. Compreende-se que as pessoas LGBTI+ sofrem preconceitos e discriminações na sociedade por estarem fora do padrão heteronormativo e cisgênero, levando a sofrerem violências verbais, psicológicas, físicas, caracterizando essa minoria social como em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, a Educação para a Competência em Informação pode proporcionar a autonomia e empoderamento, possibilitando a inclusão social e redução de desigualdade social, tendo em vista o acesso às informações, contribuindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e ético fruto da Competência em Informação. Ademais, as características da Competência em Informação se mostram necessárias para o desenvolvimento humano, uma vez que as habilidades podem ser aprendidas, sendo potencializadas em contextos educacionais, neste caso, a Educação para a Competência em Informação proporciona que novas habilidades possam ser ensinadas e aprendidas, tal como a internalização de valores como a justiça, a honestidade, a empatia, entre outros, ocorrendo pelo compartilhamento e socialização de conhecimentos, estes construídos em conjunto nas interações humanas. Destarte, as atitudes e os comportamentos aprendidos no desenvolvimento humano influenciam mutualmente, impactando diretamente no aprendizado e na aquisição de habilidades e internalização de valores, desta forma, percebe-se como as características da Competência em Informação estão em constante interação, influenciando umas às outras. Nesse panorama, a compreensão de tais componentes que formam a Competência em Informação contribui para a elaboração e estruturação de um Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação voltado para a população LGBTI+. Bem como compreender como os movimentos sociais exercem papel de protagonismo nas lutas e conquistas de direitos e exercício da cidadania, questões intimamente interligadas com a Competência em Informação. Percebe-se que essa e a Ciência da Informação, na dimensão social, se interligam com as questões voltadas às minorias sociais, minimizando preconceitos e discriminações que essa população sofre.

Ciência da Informação;Competência em Informação;Educação para a Competência em Informação;População LGBTI+;Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação
The north that served as the basis for the execution of this research is enlisted in the structuring of a Program for the Development of Information Literacy focused on the LGBTI+ population, and on the social dimension of Information Science, with attention turned to social minorities. An attempt is made to conceptualize the characteristics that are part of Information Literacy: attitudes, behaviors, skills, values and knowledge, with Information Literacy Education (Information Literacy Education) as one of the bases for understanding and structuring the objective of this search. In addition, it intends to bring, based on the literature, through searches carried out in the databases used, a theoretical framework that addresses the characteristics of Information Literacy, Information Literacy Education, as well as social vulnerability, social movements, the LGBTI+ population. It refers to the research characterized as bibliographical and documentary, with a qualitative approach, using scientific articles, academic books, institutional documents, statistical data and materials from NGOs. It is understood that LGBTI+ people suffer prejudice and discrimination in society for being outside the heteronormative and cisgender standard, leading to suffering verbal, psychological, physical violence, characterizing this social minority as in a situation of social vulnerability. In this sense, Information Literacy Education can provide autonomy and empowerment, enabling social inclusion and reducing social inequality, with a view to accessing information, contributing to the development of critical and ethical thinking as a result of Information Literacy. In addition, the characteristics of Information Literacy are necessary for human development, since skills can be learned, being enhanced in educational contexts, in this case, Information Literacy Education provides that new skills can be taught and learned, such as the internalization of values such as justice, honesty, empathy, among others, occurring through the sharing and socialization of knowledge, these built together in human interactions. Thus, the attitudes and behaviors learned in human development influence each other, directly impacting on learning and on the acquisition of skills and internalization of values, thus, one can see how the characteristics of Information Literacy are in constant interaction, influencing each other. In this scenario, the understanding of such components that make up Information Literacy contributes to the elaboration and structuring of an Information Literacy Development Program aimed at the LGBTI+ population. As well as understanding how social movements play a leading role in the struggles and achievements of rights and the exercise of citizenship, issues closely intertwined with Information Literacy. It can be seen that this and Information Science, in the social dimension, are intertwined with issues related to social minorities, minimizing prejudice and discrimination that this population suffers
Information Science;Information Literacy;Information Literacy Education;LGBTI+ population;Information Literacy Development Program
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
André lUIZ aVELINO.pdf

Contexto

INFORMAÇÂO E SOCIEDADE
INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E COMPETÊNCIA:
Competência do Profissional da Informação nas Organizações, referente ao período de2020-2022

Banca Examinadora

ELIZETE VIEIRA VITORINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ADRIANA ROSECLER ALCARA ENGELMANN Participante Externo
MARLI DIAS DE SOUZA PINTO Docente - PERMANENTE
DJULI MACHADO DE LUCCA Participante Externo
ELIANA MARIA DOS SANTOS BAHIA JACINTHO Docente - PERMANENTE
ELIZETE VIEIRA VITORINO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
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Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
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