Por meio de vários fatores sócio históricos, a língua inglesa vem se destacando em várias
práticas sociais fortalecendo a ideia de língua padrão como meio de interação global. Como
consequência disso, o aprendizado da língua inglesa se tornou uma grande aliada para o
consumo no contexto atual, tendo como subsídios os anúncios publicitários de cursos de inglês
que circulam nas redes sociais, mais especificamente no feed do Instagram. Mediante a esses
apontamentos, consideramos a seguinte pergunta: Como os anúncios publicitários de ensino de
inglês no Instagram discursivam multimodalmente o uso da língua como produto de consumo?
Mediante a isso, a pesquisa objetiva analisar crítico-multimodalmente os discursos nos anúncios
publicitários que circulam no Instagram que induzem ao consumo. Ademais, tendo essa
finalidade, os objetivos específicos buscaram (i) identificar os discursos ideológicohegemônicos presente nos anúncios publicitários de cursos de inglês no Instagram; (ii) integrar
aspectos verbo-imagéticos na criticidade de postagens de anúncios publicitários de inglês no
Instagram; e, (iii) analisar (a partir de uma perspectiva transformacional do discurso) como os
sentidos ideológico-hegemônicos são construídos em postagens de anúncios publicitários de
cursos de inglês. Este trabalho está amparado nos estudos da Análise de Discurso Crítica
(ADC), conforme Fairclough (2001; 2003), tendo como principal vertente a dialéticarelacional. Essa abordagem teórico-metodológica possibilitou a inclusão de outras bases
teóricas como sustentação para a criticidade, como o conceito da ideologia, de Thompson
(2011) e a concepção da hegemonia, em concordância com Gramsci (1988; 1995). Para o
suporte analítico na leitura crítico-multimodal, recorreremos aos postulados da Gramática do
Design Visual (GDV), elaborado por Kress e van Leeuwen (2006), uma vez que teve como
referência a Linguística Sistêmica-Funcional de Halliday (1994). No que tange a discussão a
respeito da língua inglesa, sondamos pesquisas que apontam a língua como um fenômeno
internacional, segundo Pennycook (1994) e Crystal (2003), como também, de dominação e
poder, de acordo com Morais (2005) e Rajagopalan (2005). Quanto ao processo metodológico,
esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa-interpretativista, uma vez que se utiliza como
método a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO) de Fairclough (2003), e as
outras bases supracitadas. No que diz respeito ao corpus, este é composto por dez anúncios
publicitários escolhidos a partir da presença de termos que idealizam o uso da língua, como:
fluência, valores, “nativos” e sucesso. Com isso, evidenciamos um discurso que instiga o
despertar no aprendizado da língua inglesa, usando sentidos ideológicos e hegemônicos que
intensificam a soberania à língua e todos que estejam em sincronia com a cultura do idioma.
Para isso, os anúncios carregam em sua construção, elementos verbais e não verbal para
aproximar e convencer o consumidor dessa proposta. Assim, concluímos que os anúncios de
cursos de inglês mantem uma estrutura intrínseca entre os elementos semióticos e os modos
transformacionais do discurso. Em cada anúncio, o autor evidencia a própria visão de mundo,
o discurso e a identidade, deixando claro a sua ideologia e hegemonia sobre a língua.