• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O LETRAMENTO INFORMACIONAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a pesquisa científica como princípio pedagógico na formação do discente
ANA CAROLINA SOUZA DUTRA
DISSERTAÇÃO
22/11/2023

Objetivou-se com essa pesquisa avaliar o comportamento informacional dos estudantes do Ensino Médio participantes de projetos do PIBIC Jr e assim contribuir para a formação integral dos estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba por meio do letramento informacional e da pesquisa como princípio pedagógico, a fim de formar profissionais com perfil crítico, autônomo e emancipado. De abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio pesquisas bibliográfica e documental, para elaboração do referencial teórico. Após a pesquisa diagnóstica, foi elaborado um curso de capacitação à pesquisa científica, dividido em 5 etapas, cada uma delas contendo videoaulas, disponibilizadas no canal do Youtube da pesquisadora, além de atividades de fixação e vídeos como material complementar disponibilizados no Google Classroom. A partir deste estudo foi possível identificar a internet como principal fonte de pesquisa dos estudantes, bem como identificar que o espaço da biblioteca institucional é pouco utilizado pelos estudantes para localizar material para consulta. Ademais, foi observado que, além da baixa participação dos estudantes nos projetos PIBIC Jr há, também, uma baixa participação dos docentes nos editais institucionais de concessão de bolsas de Iniciação Científica. Sendo assim, essa pesquisa aponta a necessidade de criação de estratégias institucionais que se faça valer do potencial do PIBIC Jr e da pesquisa científica, como princípio pedagógico, na formação dos estudantes do Ensino Médio Integrado. Ainda, torna-se evidente a importância do bibliotecário educador no contexto apresentado, uma vez que, ao contribuir com o letramento informacional dos estudantes, por meio de ações, como o curso proposto como produto educacional deste trabalho, dão condições aos discentes para se tornarem cada vez mais críticos e emancipados.

Institutos Federais;Competência Informacional;EPT;Iniciação Científica
The present research aimed to contribute to the comprehensive training of students in integrated technical courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais - Campus Rio Pomba through information literacy and research as a pedagogical principle, in order to analyze the contribution of Scientific Initiation to the student's comprehensive training, helping to train professionals with a critical, autonomous and emancipated profile. With a qualitative approach, this research evaluated the information behavior of high school students participating in PIBIC Jr projects, based on scientific research. To collect data, bibliographical and documentary research was carried out to prepare the theoretical framework. After the diagnostic research, a training course for scientific research was prepared, divided into 5 stages, each one containing video classes, available on the researcher's YouTube channel, in addition to fixation activities and videos as complementary material available on Google Classroom. From this study it was possible to identify the internet as the main source of research for students, as well as to identify that the institutional library space is little used by students to locate materials for consultation. Therefore, this research highlights the need to create institutional strategies that make use of the potential of PIBIC Jr and scientific research, as a pedagogical principle, in the training of Integrated High School students. Furthermore, the importance of the librarian educator becomes evident in the context presented, since, by contributing to students' informational literacy, through actions, such as the course proposed as an educational product of this work, they provide conditions for students to become increasingly critical and emancipated.
Federal Institutes;Information literacy;EPT;Scientific research
1
136
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Ana Carolina.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARILIA DE ABREU MARTINS DE PAIVA Participante Externo
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DESVENDANDO A PESQUISA CIENTÍFICA: A PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
A PARTICIPAÇÃO DO IF SUDESTE MG ? CAMPUS RIO POMBA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: OS DESAFIOS DA PESQUISA ENQUANTO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA LIVRO
O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A PESQUISA CIENTÍFICA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer