O objetivo desta pesquisa foi compreender os sentidos do trabalho a partir da perspectiva dos professores, gestores e dos jovens que ingressam nos cursos técnicos de Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, levando-se em conta seus anseios, suas inquietações, suas expectativas e vivências com o mundo do trabalho. Como marco teórico, esta investigação abordou pesquisas sobre o sentido do trabalho, observando como ele é significado segundo diferentes categorias de trabalhadores e/ou diferentes contextos sociais. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Entre os sujeitos da pesquisa, encontram-se os docentes, gestores e estudantes de duas escolas estaduais do município de Ubá (MG). Foram investigados os Planos de Cursos (PCs) e os Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs) que organizam os currículos, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários aos estudantes, docentes e gestores, além da realização de um grupo focal com os estudantes. Para a análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, fundamentada nas orientações de Laurence Bardin. A pesquisa contou com a participação de 33 estudantes, 8 professores e 5 gestores e mostrou que os sentidos do trabalho, para os docentes e gestores possui uma ambiguidade em relação aos conceitos mundo do trabalho e mercado de trabalho e que estes pouco conhecem sobre a modalidade de ensino em que atuam e entre os estudantes, esses sentidos se vêem mesclados com outras preocupações, como mercado de trabalho, emprego, profissão, dentre outros, revelando um universo de preocupações, expectativas e, mesmo, angústias, que fazem parte da formação dos estudantes frente ao universo do trabalho. A partir desses resultados e com o intuito de colaborar para a promoção de uma EPT emancipatória, foi desenvolvido um guia com o objetivo de promover uma aproximação dos professores, gestores e estudantes com os conceitos relacionados ao trabalho.