• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
OS SENTIDOS DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES DOS CURSOS TÉCNICOS DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE UBÁ-MG
MARILENE VEIGA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
29/11/2023

O objetivo desta pesquisa foi compreender os sentidos do trabalho a partir da perspectiva dos professores, gestores e dos jovens que ingressam nos cursos técnicos de Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, levando-se em conta seus anseios, suas inquietações, suas expectativas e vivências com o mundo do trabalho. Como marco teórico, esta investigação abordou pesquisas sobre o sentido do trabalho, observando como ele é significado segundo diferentes categorias de trabalhadores e/ou diferentes contextos sociais. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Entre os sujeitos da pesquisa, encontram-se os docentes, gestores e estudantes de duas escolas estaduais do município de Ubá (MG). Foram investigados os Planos de Cursos (PCs) e os Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs) que organizam os currículos, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários aos estudantes, docentes e gestores, além da realização de um grupo focal com os estudantes. Para a análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, fundamentada nas orientações de Laurence Bardin. A pesquisa contou com a participação de 33 estudantes, 8 professores e 5 gestores e mostrou que os sentidos do trabalho, para os docentes e gestores possui uma ambiguidade em relação aos conceitos mundo do trabalho e mercado de trabalho e que estes pouco conhecem sobre a modalidade de ensino em que atuam e entre os estudantes, esses sentidos se vêem mesclados com outras preocupações, como mercado de trabalho, emprego, profissão, dentre outros, revelando um universo de preocupações, expectativas e, mesmo, angústias, que fazem parte da formação dos estudantes frente ao universo do trabalho. A partir desses resultados e com o intuito de colaborar para a promoção de uma EPT emancipatória, foi desenvolvido um guia com o objetivo de promover uma aproximação dos professores, gestores e estudantes com os conceitos relacionados ao trabalho.

Educação Profissional;Produto Educacional;Mundo do trabalho;Juventude
The objective of this research was to understand the meanings of work from the perspective of teachers, managers and young people who enter the technical high school courses of the State Education Network, taking into account their desires, concerns, expectations and experiences. with the world of work. As a theoretical framework, this investigation addressed research on the meaning of work, observing how it is meant according to different categories of workers and/or different social contexts. Methodologically, an applied research with a qualitative approach was developed, using bibliographic, documentary and field research. Among the research subjects are teachers, managers and students from two state schools in the city of Ubá (MG). The Course Plans (PCs) and the Pedagogical Political Projects (PPPs) that organize the curricula were investigated, with data collection carried out through the application of questionnaires to students, teachers and managers, in addition to holding a focus group with the students. For data analysis, the content analysis technique was used, based on Laurence Bardin's guidelines. The research included the participation of 33 students, 8 teachers and 5 managers and showed that the meanings of work, for teachers and managers, have an ambiguity in relation to the concepts of the world of work and the job market and that they know little about the modality. of teaching in which they work and among students, these senses are mixed with other concerns, such as the job market, employment, profession, among others, revealing a universe of concerns, expectations and even anxieties, which are part of the formation of students. students facing the world of work. Based on these results and with the aim of contributing to the promotion of an emancipatory EPT, a guide was developed with the aim of promoting a rapprochement between teachers, managers and students with concepts related to work.
Professional Education;Educational Product;World of Work
1
156
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAOLÃO_MARILENE_VEIGA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
FLAVIA CRISTINA DUARTE POSSAS GROSSI Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
OS SENTIDOS DO TRABALHO E OS CONCEITOS ESSENCIAIS DA EPT: UM GUIA PARA ESTUDANTES, GESTORES E PROFESSORES” TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer