• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO (32001010001P7)
Ser jovem COM vida, [re]existir: trajetórias itinerantes de egressos de medida socioeducativa de semiliberdade
JORDDANA ROCHA DE ALMEIDA
TESE
24/02/2023

A pesquisa tem como objetivo compreender como têm se configurado as trajetórias de vida dos jovens egressos da medida socioeducativa (MSE) de semiliberdade em Governador Valadares – MG. Trata-se de um contexto inserido em uma sociedade complexa, marcada por uma multiplicidade de processos, incertezas, crises e violências, impondo mudanças e novas configurações sociais, que singularizam um cenário potencializador de vulnerabilidade social, bem como (re)organizam as trajetórias de vida e as relações com as suas múltiplas dimensões. O referencial teórico e metodológico ancora-se na articulação da Sociologia da Juventude e da Sociologia da Educação, em diálogo com alguns/algumas autores/as da Sociologia do Indivíduo, dos estudos decoloniais, das abordagens interseccionais e dos estudos territoriais. Realizou-se um estudo qualitativo etnobiográfico, que se desenvolveu através de um percurso metodológico itinerante de caráter multimetodológico e multissituado, por meio de diferentes instrumentos e procedimentos: pesquisa exploratória; incursões no campo; observação e acompanhamento online e offline; entrevistas-conversações com jovens egressos de MSE, familiares e educadoras e registro em diário de campo. O caminho analítico se pautou na análise de conteúdos, que possibilitou indagar sobre o conteúdo “capturado” e aquilo que ele estava nos dizendo. Os resultados apontam que os jovens desta pesquisa trilham trajetórias incertas para enfrentarem o desafio comum de se manterem vivos após o desligamento da medida socioeducativa. Diante disso, eles constroem também um novo existir, a partir e de acordo com a rede de suporte existente nas suas experiências singulares. A compreensão é que as medidas socioeducativas são muito limitadas como proteção aos adolescentes e jovens em situação de conflito com a lei. Por outro lado, apesar das descontinuidades e da precariedade das ações e dos equipamentos, uma parcela desses jovens encontra nelas alguma proteção. A pesquisa evidenciou que o aprofundamento analítico nas singularidades das trajetórias juvenis, a partir das experiências vividas, permite compreender os entrecruzamentos dessas categorias de opressão e/ou marcadores sociais da diferença, que se configuram em interseccionalidades concretas em cada experiência, bem como em marcadores de potencialidade. As estratégias, os modos de ser, os suportes que os jovens vão constituindo e construindo permitem a eles, mesmo de modo itinerante e ziguezagueante, reexistir e acessar modos próprios de enfrentar os muitos desafios que lhes são impostos após o desligamento da medida socioeducativa de semiliberdade.

Condição juvenil;trajetórias de jovens;medida socioeducativa;privação de liberdade;egresso
La investigación tiene como objetivo comprender cómo se han configurado las trayectorias de vida de jóvenes egresados de la medida socioeducativa (MSE) de semilibertad en Governador Valadares-MG. Se trata de un contexto inserto en una sociedad compleja, marcada por una multiplicidad de procesos, inseguridades, crisis y violencias que, imponiendo cambios y nuevas configuraciones sociales, dan singularidad a un escenario potencializador de vulnerabilidad social, así como (re)organizan las trayectorias de vida y las relaciones con sus múltiples dimensiones. El referencial teórico y metodológico se basa en la articulación de la Sociología de la Juventud y de la Sociología de la Educación, en diálogo con algunos/as autores/as de la Sociología del Individuo, de los estudios decoloniales, de los abordajes interseccionales y de los estudios territoriales. Se realizó un estudio cualitativo etnobiográfico, que se desarrolló a través de un recorrido metodológico itinerante de carácter multimetodológico y multisituado, por medio de diferentes instrumentos y procedimientos: investigación exploratoria; incursiones en campo; observación y acompañamiento en línea y fuera de ella; entrevistas-conversaciones con jóvenes egresados de MSE, familiares y educadoras y registro en diario de campo. El camino analítico se basó en el análisis de contenidos, que posibilitó indagar sobre el contenido “capturado” y aquello que él mismo nos estaba diciendo. Los resultados señalan que los jóvenes de esta investigación recorren trayectorias inciertas para enfrentar el desafío común de mantenerse vivos después de la desvinculación de la medida socioeducativa. Frente a eso, ellos construyen también un nuevo existir, a partir y de acuerdo con la red de apoyo existente en sus experiencias singulares. La comprensión es que las medidas socioeducativas son muy limitadas en lo que respecta a la protección de los adolescentes y jóvenes en situación de conflicto con la ley. Por otro lado, pese a las discontinuidades y a la precariedad de las acciones y de los equipos, una parcela de estos jóvenes encuentran en ellas alguna protección. La investigación evidenció que la profundización analítica en las singularidades de las trayectorias juveniles, a partir de las experiencias vividas, permite comprender las interconexiones entre las categorías de opresión y/o marcadores sociales de la diferencia, que se configuran en interseccionalidades concretas en cada experiencia, así como en marcadores de potencialidad. Las estrategias, los modos de ser, los apoyos que los jóvenes van constituyendo y construyendo les permiten a ellos mismos, aunque de modo itinerante y zigzagueante, [re]existir y acceder a maneras propias de enfrentar los muchos desafíos que les son impuestos después de la desvinculación con la medida socioeducativa de semilibertad.
Condición juvenil;trayectorias de jóvenes;medida socioeducativa;privación de libertad;egreso
1
446
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE_JORDDANA ROCHA DE ALMEIDA_24022023.pdf

Contexto

EDUCACAO
EDUCAÇÃO, CULTURA, MOVIMENTOS SOCIAIS E AÇÕES COLETIVAS
-

Banca Examinadora

GERALDO MAGELA PEREIRA LEAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EUNICE MARIA NAZARETHE NONATO Participante Externo
JULIANA BATISTA DOS REIS Docente - PERMANENTE
GERALDO MAGELA PEREIRA LEAO Docente - PERMANENTE
LUIZ ALBERTO OLIVEIRA GONCALVES Participante Externo
ELENICE MARIA CAMMAROSANO ONOFRE Participante Externo
ELIONALDO FERNANDES JULIAO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer